ONDE ESTÁ A TUA CONFIANÇA? - Salmo 56

| 23-10-2007 0:38:55

A maioria das pessoas possuem uma confiança e fé desordenada. Confiam em tudo, achando que o mais importante  é crer.

E, assim enganadas, essas pessoas praticam coisas abomináveis aos olhos de Deus. A causa de tudo isso está no fato de não conhecerem nem as Escrituras e nem o Poder de Deus (Mt 22.29). A fé só tem valor quando depositada no Deus Vivo, e somente nele, que tem todo o poder (Mt 28.18). Onde está a tua confiança? 

Davi poderia ter depositado sua fé em muitas outras coisas, mas, escolheu confiar somente no SENHOR.

Confie somente em Deus Pai, Rei dos reis e SENHOR dos senhores, que nos dá livre acesso, por meio do Seu filho Jesus.        

01.   Você escolhe em quem confiar

Deus poderia ter criado o ser humano programado somente para Lhe agradar, como é toda a natureza irracional, imutável no seu comportamento através dos séculos, mas preferiu Deus dar-lhe inteligência para que escolhesse ser Seu amigo ou Seu inimigo.

Que me pode fazer um mortal? Um mortal somente poderá ser amigo ou inimigo, mas a misericórdia e o livramento vêm do SENHOR - v. 4c.

Infelizmente, o ser humano tem memória curta, esquecendo-se do Deus Todo-Poderoso e preferindo, muitas vezes, confiar nos recursos humanos, que é o caminho do fracasso, pois assim declara Deus: Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! - Jeremias 17:5.

Davi escolheu depositar sua confiança somente No Deus Todo-Poderoso, e você? ... neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei - v.4b.

Assim diz o SENHOR: ... Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR ... Jeremias 17.5-8 (Ver Salmo 40.4; Daniel 3.28).

Em quem você tem confiado? Na tua inteligência, cultura, emprego, economias, pessoas ou qualquer outra criatura?

E é POR INTERMÉDIO DE CRISTO que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus - 2 Coríntios 3.4-5.

02.   Condições para confiar somente em Deus

A confiança é estabelecida através de atitudes concretas, não fica só na teoria, é manifestada através de fidelidade, também concreta.

Quem confia TEME a Deus: O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino - Provérbios 1:7. Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia - Salmo 33:18.

Quem confia OBEDECE a Palavra de Deus: Em Deus, cuja Palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei - v.4a e 10.

03.   Alguns resultados por confiar somente em Deus

Estamos compartilhando apenas alguns resultados porque são incontáveis as bênçãos de Deus, quando somente NELE confiamos.

Libertação do medo: - Em me vindo o temor (medo), hei de confiar (ter fé) em Ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei (de nada terei medo). Que me pode fazer um mortal? v.3-4 ( ver Daniel 3:28 e 1João 4.18).

Salvação para a vida eterna: - Porque Deus amou ao mundo (mundo = o ser humano) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê (confia, tem fé) não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3.16.

Podemos agradar a Deus Pai: Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, SACRIFÍCIO (vida na presença de Deus)  DE LOUVOR (atos que agradam, exaltam), que é o fruto de lábios que confessam o Seu Nome - Hebreus 13:15.

Vitória = Sucesso: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé -1 João 5:4. Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento - 2 Coríntios 2:14).          

Conclusão:

Todos os heróis da fé mencionados nas Escrituras confiaram somente em Deus e só a Ele serviram e adoraram. Por isso foram eles mais do que vitoriosos e se tornaram exemplo para todos nós.

Jesus, o filho de Deus, confiou sempre: ... assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou ... - João 14.31.

E você, tem confiado somente em Deus?  V. 10-13.

Tem dado exemplo de fé e confiança em Deus?

                    Pr. Paulino Cordeiro - 21.10.2007 - noite.