EU TE CONHEÇO! Apocalipse 3.14-22

| 05-10-2011 0:06:36

Sim, Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!  Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu - Apocalipse 3.15-17.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.38mb).

Jesus começa a sua Palavra de exortação dirigindo-se a Igreja de Laodicéia (v. 14) e conclui dirigindo-se a todas as Igrejas (v. 22). Então, também é para nós.

Quem não tem um pouquinho ou muito do crente de Laodicéia? Mas tem uma solução!

01.   Aconselho-te que de Mim compres - V. 18

Jesus está falando das riquezas de Deus, mas, como comprar? Jesus está falando do verdadeiro conceito de Graça, a Graça de Deus não é tão de graça, exige disposição de coração e esforço, pois disse Jesus: Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele - Mateus 11.12.

Jesus é o melhor conselheiro que existe, já anunciado muito antes de nascer: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz - Isaías 9.6.

Quais são os conselhos de Jesus?

a) Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres:

Os crentes de Laodicéia se achavam muito ricos, eram orgulhosos, por isto é que Jesus aconselhou que comprassem um tesouro impossível de ser comprado com dinheiro terreno, mas somente por fé (Efésios 2.8-9 Porque pela Graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie).

Anteriormente Jesus já havia dado um conselho semelhante: Marcos 6.19-21 - Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.  

b) Aconselho-te que de Mim compres vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez:

Laodicéia era um grande centro comercial de roupas e tecidos, os crentes dali se vestiam com muita elegância, mas espiritualmente estavam nus.

Vestiduras brancas representam o revestimento do crente com a Justiça de Deus. O conselho é que aqueles crentes abandonem os trapos da justiça humana e busquem a santificação e a justificação no Sangue de Jesus.

Confira este conselho com Apocalipse 3.4-5: ...umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida...  

c) Aconselho-te que de Mim compres colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas:

Laodicéia tinha uma renomada escola de medicina que produzia remédios, sendo que uma espécie de emplasto era famosa na cura de enfermidades do olho.

Embora famosos na cura de olhos, eram cegos espiritualmente. Jesus aconselha a buscarem a verdadeira visão, na unção do Espírito Santo, conforme Jo 8.12 - De novo, lhes falava Jesus, dizendo...

De novo Jesus afirma em João 12.46: Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas - (Sl 119.104-105 Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos).

Os espiritualmente cegos poderão, ao adquirir este colírio, enxergar verdades jamais conhecidas á medida que Cristo revela a eles o mistério do evangelho. A compreensão nos vem através da revelação e não da investigação. Também os olhos vermelhos e irritados pelas lágrimas da dor e da angústia serão sarados.

02.   Eu repreendo e disciplino a quantos amo - v. 19

Jesus é o pastor amoroso que deu a vida pelas Suas ovelhas, por isso Ele tem o direito de repreender e usar a "vara" disciplinadora para corrigir todo o Crente que se desvia da Verdade.

Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido - Provérbios 12.1.

a) Sê zeloso:

Está dizendo, não seja um crente morno, mas fervoroso. O crente zeloso está descrito no verso anterior (v. 18); deve estar cheio do Espírito a ponto de aceitar o fogo refinador de Deus e, assim acumular tesouros no Céu; vestir-se das vestiduras da Justiça, na santificação e buscar a Iluminação Divina (colírio) para ser-lhe curada toda a cegueira espiritual.

b) Arrepende-te:

Mude a tua alma, teu pensamento (Rm 12.2), dê uma nova direção de vida ao teu próprio ser, significa uma revolução moral, seguindo a Palavra de Deus, obediência no poder do Espírito Santo: 1ª Pedro 1.14 - Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância.  

03. Eis que estou à porta e bato - v.20

Deus criou o homem inteligente e apto para tomar decisões, ou seja, com livre arbítrio. Jesus quer participar da vida de todos, os espíritos malignos também querem; Jesus respeita a tua decisão, mas os malignos invadem.

a) Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta:

Jesus está dizendo: desejo muito participar da tua vida, mas não vou invadi-la; estou batendo; você ouve? A tranca da porta está para o lado de dentro, a decisão é tua!

Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam - Jo 1.11.

b) Entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo:

Que proposta maravilhosa! Basta abrir o coração para Jesus e Ele ali habitará, festivamente, na unção do Espírito Santo.

Seja quente e não morno (v.16), receba o Senhor Jesus e obedeça: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome - João 1.12.     

Conclusão

Como anda a sua reserva de recursos espirituais? Os crentes de Laodicéia afirmavam que eram prósperos em tudo, mas na verdade eram infelizes, pobres, miseráveis, estavam nus e cegos (v.17-18).

Jesus nos convida a receber um novo estoque, agora. O "preço" a pagar é a nossa disposição de abrir a porta da nossa pobre vida ao Senhor das riquezas.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz aos Crentes - v.22.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 11.03.2007 e 02.10.2011 - noite.