JESUS VOLTARÁ – 2ª Pedro 3.1-13

| 15-07-2014 19:45:40

Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação - 2ª Pedro 3.4.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.2mb).

Os incrédulos dizem: Onde está a promessa da sua vinda? Entretanto, pelos acontecimentos gerais podemos perceber que o dia do Juízo Final se aproxima. Toda a criação geme por causa do pecado e nós, os Crentes, também gememos esperando o dia da redenção do corpo (Rm 8.22-23). Os sinais descritos no capítulo 24 de Mateus já estão se manifestando: a multiplicação do engano e da corrupção; terremotos; fome; guerras; doenças e mortandades; multiplicação da ciência; satanás se manifestando como anjo de luz, etc., tudo nos fala da iminente volta de Cristo.

01. Não retarda o SENHOR a sua promessa

2ª Pedro 3.8-9 - Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

Alguns acham que Deus abandonou a humanidade: Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das Palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do Mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação - 2ª Pedro 3.1-4.

Os escarnecedores zombam porque não conhecem e nem desejam conhecer a Longanimidade do Deus compassivo (longanimidade significa que Deus é paciente, não é vacilante nos Seus propósitos).

Jesus ainda não voltou porque Deus Pai é longânimo.

Deus quer que ninguém pereça e que todos se arrependam.

02. Virá repentinamente, como ladrão

2ª Pedro 3.10: Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.

Mateus 24.40-41 - E separará os filhos de Deus: Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.

Mateus 24.42-44 - Devemos vigiar porque não sabemos o dia: Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

Tudo se desfará em fogo e será grande terror para aqueles que não estiverem em Cristo.

03. Devemos viver preparados para o dia do Juízo

2ª Pedro 3.11-12: Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.

2ª Pedro 3.11 - Tudo vai ser queimado, deveremos estar em santidade e obediência.

2ª Pedro 3.12 - Devemos esperar e apressar a volta de Cristo.

Vai ser um dia terrível para os perdidos, mas glorioso para os salvos.

Se Jesus voltar hoje, você está preparado para ser julgado?

04. Ele virá como juiz

2ª Pedro 3.7 - Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.

2ª Tessalonicenses 1.9 - Será tempo de juízo e de perdição para os ímpios: Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.

05. Sua vinda é a esperança dos fiéis

2ª Pedro 3.13 - Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

Tito 2.11-15 - Porquanto a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.

Jesus voltará, esta é a nossa bem-aventurada esperança.

Conclusão

Jesus voltará!

Se não vivermos com esperança, inútil será a nossa fé em Deus, vã foi a morte de Jesus na cruz e perdidos estaremos.

Jesus virá!

O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida - Apocalipse 22.17.

Jesus Virá!

Estejamos preparados para o grandioso dia da segunda vinda de Cristo!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada

Sermão compartilhado em 13.07.2014 - Noite.