DEUS É FIEL E JUSTO - Êxodo 23.20-26

Pr. Paulino Cordeiro | 25-10-2010 18:09:16

Deus não age com parcialidade, devemos esperar na Sua Fidelidade e na certeza de que ELE sempre executará a Sua Justiça.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  6.01M)

O ser humano foi criado com o elevado propósito de servir e honrar ao Deus Criador, mas, por causa da rebeldia no Paraíso sujeitou-se a satanás, que é o pai da mentira e só causa danos as pessoas, pois veio para roubar, matar e destruir (João 10.10a).

Jesus, porém, o Anjo de Deus e Senhor dos senhores, abençoa os que servem a ELE com todas as bênçãos naturais e sobrenaturais. Jesus veio para conduzir no caminho da Salvação aqueles que NELE crêem e dar-lhes vida abundante (João 10.10b).

01. Com Deus a Igreja é mais que vencedora - v. 20-23

Este Anjo que ia adiante do povo, lá no deserto, já era Jesus protegendo a Nação Santa (1ª Pedro 2.9), sendo que posteriormente Ele se fez homem, morreu e foi glorificado para conduzir vitoriosamente a sua Igreja por toda a face da terra (Mateus 28.20).

Eis que EU (Deus falando) envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante DELE, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ELE, porque não perdoará a vossa transgressão; pois NELE está o meu nome. Mas, se diligentemente LHE ouvires a voz e fizeres tudo o que EU disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e EU os destruirei.

02.   Deus não divide sua Glória com ídolos - v. 24

Assim como a Terra Prometida estava cheia de ídolos e o Povo de Deus, ao possuí-la, deveria santificá-la, assim é o mundo, devemos levar a santidade de Deus por onde passamos, renunciando a todos os tipos de idolatrias.

Não adorarás os seus deuses, nem lhes darás culto, nem farás conforme as suas obras; antes, os destruirás totalmente e despedaçarás de todo as suas colunas.

O Mandamento continua sendo o mesmo; devemos eliminar de nossas vidas todos os ídolos, bem como as obras mortas realizadas em nome deles (Hebreus 9.14).

Devemos servir somente ao SENHOR Deus Criador (Êxodo 23.25a) ou haveremos de aborrecê-LO (Lucas 16.13). Devemos servir com fidelidade, pois, ELE é Fiel e Justo (1ª João 1.9) e espera a nossa fiel retribuição com gratidão, até a morte, seguindo o exemplo de Jesus (Filipenses 2.8).

Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ELE darás culto - Mateus 4.10.

03.   Deus abençoa seu povo - v. 25-26

Quando as pessoas permitem que Jesus, o Anjo do SENHOR vá à frente, proteja e que ELE leve ao lugar que tem preparado, certamente são bem sucedidas (João 14.1-6).

a) Deus abençoa com a benção do pão:

ELE abençoa o Seu Povo com o pão terreno (v.25) e com o Pão Vivo descido do Céu. O Pão simboliza Jesus que é a Palavra de Deus em ação entre os homens, pois, o VERBO se fez carne e habitou entre nós (João 1.14).

Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o Pão da Vida; o que vem a Mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente - João 6.35, 58.

b) Deus abençoa com a bênção da água - v. 25

No deserto aquele povo enfrentava sérios problemas com a escassez de água potável, tanto para saciar a sede como para purificar seus corpos. Vemos a Bíblia referindo-se a água como elemento natural e como figura da purificação de Deus através de sua Palavra e de seu Espírito Santo (João 3.5).

No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado - João 7.37-39.

c) Deus abençoa com a bênção da saúde - v. 25

Sabemos que a saúde tem tudo a ver com o estado da alma de cada pessoa, por essa razão existem os especialistas no tratamento das doenças chamadas psicossomáticas. A rebeldia a Palavra de Deus e aos seus princípios de autoridade gera enfermidades, sendo que a obediência é geradora de saúde.

Veja o que Jesus fez para termos saúde: Carregando ELE mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados - 1ª Pedro 2.24.

E disse Deus: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus Mandamentos, e guardares todos os seus Estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois EU sou o SENHOR, que te sara - Êxodo 15.26.

d) Deus abençoa com a benção da fertilidade - v. 26

Na tua terra, não haverá mulher que aborte, nem estéril...

A humanidade, inclusive a Igreja, está negando a benção da fertilidade, pois está sendo massificada a esterilização e os abortos estão sendo legalizados em vários países.

Essa benção relembra o propósito da criação do homem e da mulher: E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra - Gênesis 1.28.

É hora de revermos e tomarmos posse da benção da fertilidade. Jovens, repensem sobre a quantidade de filhos a serem concebidos.

Conclusão

Deus é Fiel e Justo!

E você, tem vivido na fidelidade e na justiça de Deus?

Seja mais que vencedor, por meio de Cristo!

Abandone todas as práticas de idolatria!

Tome posse das bênçãos que Deus tem para você!

Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará - Efésios 5.14. 

Porque Deus me amou de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que NELE crendo eu não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3.16 parafraseado.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 24.10.2010 - noite.