COMO VIVER? - Lucas 12.35-48

Pr. Paulino Cordeiro | 23-01-2014 22:11:07

Jesus chama pessoas para o Seu relacionamento, fundamentado em companheirismo e fidelidade. Ele quer compromisso, pessoas "como homens que esperam pelo seu senhor", em prontidão para servi-LO. Jesus está sempre conosco (Mateus 28.20), mas Ele exige muita atenção: Lucas 12.40 - Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.8mb).

01. Viver preparado para encontrar-se com Jesus - Lucas 12.35

Pessoas que esperam uma visita ilustre estão com seus corpos revestidos e prontos para o serviço, não ficam de roupas íntimas, nem no escuro, estão com a luz acesa. "Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias".

Corpo cingido, representa nossas obras de justiça (1ª Pedro 1.13 - vestes de justiça: Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo).

Candeias acesas, representam a iluminação do Espírito (Lucas 11.33-36  iluminação)

Apocalipse 3.4: Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.

02. Viver em estado de alerta para receber ao Senhor Jesus - Lucas 12.36-40

Mateus 10.16: Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

Lucas 12.36 - Prontidão para abrir a porta ao Senhor: Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram.

Lucas 12.37 - Estar vigilante: Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá. (Ap 3.20).

Lucas 12.38 - A vigilância deve ser um estado permanente: Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar.

Não importa o horário: (os israelitas dividem a noite em 3 vigílias de 4 h) 2ª vigília = 24h e 3ª = 4h.

Jesus faz uma Ilustração Lucas 12.39-40: Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa.  Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

Pessoas que esperam estão em prontidão a qualquer hora do dia ou da noite. Você já esperou uma visita importante sem saber o horário da sua chegada?

03. Viver cumprindo as exigências do Senhor - Lucas 12.41-48

O Crente rebelde sofre muitas dores e pobreza, mas o Crente fiel é feliz e prospero.

Então, Pedro perguntou: Senhor proferes esta parábola para nós ou também para todos? Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Verdadeiramente, vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas, se aquele servo disser consigo mesmo: Meu senhor tarda em vir, e passar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo, em dia em que não o espera e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis. Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.

Você está feliz fazendo a vontade de Jesus ou vive infeliz satisfazendo os teus desejos e vontades?       

Conclusão

São bem-aventurados, felizes, aqueles que esperam sempre confiantes em Jesus; estes experimentarão o companheirismo de Jesus.

Irmãos, o SENHOR é justo, estamos prontos para a sua vinda?

Lucas 12.40: Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

Temos vivido a salvação como homens que esperam pelo seu senhor, sempre prontos?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 19.01.2014 - Noite.