NINGUÉM, DE NENHUM MODO, VOS ENGANE - 2ª Tessal. 2

| 17-09-2009 22:27:07

Tudo é enganação!

Infelizmente esta expressão está, dia a dia, sendo cada vez mais vivenciada pela humanidade.

Ninguém, de nenhum modo, vos engane... (v.3)

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.02Mb)

Nem tudo é enganação, ainda resta uma esperança, Jesus é fiel e justo; voltará para resgatar as pessoas que permanecerem obedientes a Sua Palavra. Disse Jesus aos que creram: Se vós permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará - João 8.31-32.   

01. Preparativos para a Vinda do SENHOR Jesus - 2.1-6

Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito (espíritos das trevas que invadem o pensamento), quer por palavra (discursos indutivos), quer por epístola (atualmente são os livros, livretos) como se procedesse de nós (como se fosse a Palavra de Deus), supondo tenha chegado o Dia do Senhor.

Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.

02. O Mistério da Iniqüidade - 2.7-12

Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.

Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.

 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.

03. A Conduta do Pastor e do Crente - 2.13-17

Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por Palavra, seja por Epístola nossa. Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela Graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa Palavra 

Conclusão

Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a Palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos.

Todavia, o Senhor é fiel; Ele vos confirmará e guardará do maligno. Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las. Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.

Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes; pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes - 3.1-9.    

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -13.09.2009 -noite