ELOQUÊNCIA - Salmo 19

| 20-04-2010 14:36:09

Eloquência, podemos dizer que é a arte de comunicar e expressar verdades profundas de forma persuasiva e comovente.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 2.4Mb)

Num primeiro momento temos a natureza, a criação, a discursar eloquentemente, manifestando a Glória de Deus aos humanos; porém, num segundo momento vemos toda eloquência da Palavra de Deus como a Lei perfeita que restaura a alma.

01.   A Eloquência da Criação - V. 1-6

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos, Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor.

Os céus proclamam a glória de Deus, significa que, o primeiro céu é a terra, o segundo céu é o espaço sideral e o Terceiro Céu é o trono de Deus, daí a razão da expressão "os céus" (2ª Coríntios 12.2, Efésios 4.10), assim, toda a criação proclama a Glória de Deus. É um poderoso discurso da criação, sem palavras, sem sons, declarando a soberania de Deus sobre tudo e sobre todos.

Quem nunca se rendeu diante da deslumbrante beleza da criação? Os poetas, as pessoas cultas e incultas, todos ficam maravilhados ao apreciarem a beleza das estrelas, do sol, da lua, do azul celeste, do mar, das flores, das plantas, dos animais, do ser humano...

Diante de tão maravilhosas espécies criadas por Deus, muitos tem se perdido, pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! (Romanos 1.25).      

Se é convincente e comovente este discurso da criação, agora imagine o poder que há na perfeita Palavra do Criador.                 

02.   A Eloquência da Palavra de Deus - V. 7-14

A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.

A Lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma. A Bíblia usa os substantivos "alma" e "coração" para designar o cérebro como memória e sede do intelecto e das emoções; portanto, quando afirma que restaura a alma, está afirmando que restaura a condição mental humana e seu caráter. Leia a Bíblia e, se você já é sábio, ganhará sabedoria superior.

Hoje, encontramos muitas pessoas eruditas, profundas conhecedoras e especializadas em uma profissão, porém, extremamente ignorantes de outras áreas. Não confunda erudição com sabedoria.

Na vida diária, a erudição é miopia, entretanto a sabedoria é visão alargada e sempre oferece luz por mais densas que sejam as trevas.

Se você não abrir teu coração/cérebro para o eloquente discurso da Palavra de Deus nunca alcançará a verdadeira sabedoria e nunca verá a tua alma restaurada.

Leia a Bíblia e receba uma mente renovada!

Leia a Bíblia e ganhe sabedoria!

Leia a Bíblia e conheça o teu Criador!

Leia a Bíblia e conheça o teu Salvador!

Leia a Bíblia e saia dos cinco sentidos, tenha visão espiritual!

Leia a Bíblia e entenda a obra do Espírito Santo de IAVÉ Deus, ganhe Poder Extrassensorial.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade - João 4.23-24.

Conclusão

O eloquente discurso da criação apenas proclama a Glória de Deus, mas, a perfeita Lei de Deus, eloquentemente proclama a restauração da mente humana e capacita-a para obediência e adoração.

O único Deus Criador fala conosco de muitas maneiras, entretanto, através da Bíblia Ele revela-se pessoalmente a cada um como o único Deus Salvador.

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração (cérebro), creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração (cérebro) se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura (Bíblia) diz: Todo aquele que nele crê não será confundido - Romanos 10.9-11.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 18.04.2010 - noite.