COMO ANDAR? – Efésios 5.14-21

| 17-08-2015 20:17:38

Vede prudentemente como andais!

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 6.7).

Podemos facilmente fazer uma rápida leitura da vida de uma pessoa observando como está no seu modo de andar: Se está só ou acompanhada; Passos tropegos ou firmes; braços rígidos ou balanceantes; corpo ereto ou encurvado; olhar altivo ou cabisbaixo; expressão facial triste ou alegre; roupas sóbrias ou extravagantes; distraída ou atenta, e outros detalhes.

As pessoas observam o nosso andar, mas Deus tudo vê e recomenda: Vede prudentemente como andais!

01. Como sábio

Andar na pratica de tolices é próprio da natureza ruim do ser humano, mas quem anda na sabedoria que vem de Deus acerta a vida.

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução.

Como anda um sábio?

Sabia é uma pessoa iluminada pelo Espirito Santo e que vive com discernimento espiritual, onde viver com retidão é prova de sabedoria.

"Remindo o tempo porque os dias são maus" ou seja, aproveitando as oportunidades para fazer o bem para si mesmo e para os outros, porque os dias são maus. Isto mostra que o tempo é algo valioso e precioso, não devemos desperdiçar com coisas banais.

"Procurai compreender qual a vontade do Senhor", trata-se de um apelo para o Crente viver com entendimento caraterizado por um pleno conhecimento espiritual da vontade de Deus, renunciando a vontade carnal. Quem procura compreender a vontade do Senhor Jesus não se torna insensato, ou seja, não se perde na conduta diária.

Quem é sábio não se embriaga com "vinho". Vinho representa tudo aquilo que tira as pessoas do foco certo. O vício de alcoolismo não é pelo prazer de beber, mas pelo falso poder de liberdade e segurança, pela falsa libertação de suas amarguras, portanto devemos viver como sábios para não cairmos nas muitas armadilhas que o mundo oferece para nos embriagar.

Romanos 12.1-2: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Como andar?

É urgente retomarmos a caminhada da sabedoria.

02.Cheio do Espírito Santo

Quando estamos cheios do Espírito Santo acontecem as manifestações sobrenaturais de Deus em nós e através de nós.

Enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Como um Crente fica cheio do Espírito Santo?

Paulo fala de um processo continuo, para ficarmos cheios do Espírito Santo devemos estar indo, passo a passo, profundamente envolvidos com as coisas do Reino de Deus e assim vamos sendo, como vasos, enchidos pela presença de Deus. O fracasso recai sobre as pessoas quando ficam cheias das coisas do mundo, mas quando ficam cheias do Espírito de Deus vivem a vitória em Cristo.

Quer ficar cheio do Espírito Santo? Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai - Colossenses 3.16-17.

A leitura da Bíblia é teu alimento diário?

Você se esforça para estar sempre louvando ao Senhor?

Constantemente expressa gratidão a Deus?

Com prazer serve aos irmãos, aos pastores, a Igreja?

Vive no temor de Cristo?

Cada pessoa que assim agir terá a sua vida cheia do Espírito Santo de Deus.        

Conclusão

O apostolo Paulo apela para o livre arbítrio das pessoas ao recomendar "vede prudentemente como andais", ou seja, veja bem o que você faz e como faz, pois, você é observado e imitado por muitas pessoas.

De tudo teremos que prestar contas no dia do Juízo.

Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará - Efésios 5.14.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 16.08.2015 - Manhã.