PREDESTINADOS – Efésios 1.1-14

| 31-08-2010 20:11:49

Tudo o que existe no universo já tem uma predestinação, mas, o homem achando-se auto-suficiente e ignorando os Mandamentos de Deus, como melhor lhe convém,  tem pervertido a vontade do Criador.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  5.06Mb)

Deus fez o ser humano com capacidade de escolha. Colocou diante do homem um destino perfeito. Predestinou cada um de nós para estarmos com Ele no Céu, mas cabe a cada um de nós decidirmos se queremos estar com Deus ou não, e isto se chama livre arbítrio.

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação - Romanos 10.9-10.

É uma decisão, "SE" escolher as condições predestinadas, eu tenho os benefícios predestinados.

O ser humano só sobrevive condicionado a normas de vida. Se você respeitar as normas predeterminadas na Bíblia será salvo!

Entendeu?

Deus já decidiu! Qual é a sua decisão, dentro ou fora do Reino de Deus?

01. Para toda a sorte de benção - v.2-3

Aos fiéis em Cristo está reservada toda a sorte de benção espiritual, são benefícios predestinados para as pessoas que decidem pertencer a Igreja do SENHOR Jesus: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus, Graça a vós outros e Paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.

Hoje, existe uma corrida desvairada pela benção, mas, as pessoas pouco ou nada buscam sobre os Mandamentos do SENHOR das bênçãos. As pessoas estão sem quem as ensine sobre a verdade, estão como ovelhas sem pastor a mercê dos "lobos" oportunistas (Oséias 4.6).

Lembre-se que você tem uma Bíblia em casa (se não tiver compre o quanto antes) e a leia de Genesis a Apocalipse; eu sei que muitas coisas você não vai entender, mas, continue lendo que Ele irá abrindo o teu entendimento e colocará alguém que te ajude a entendê-la. Seja fiel no que vai aprendendo, fique atento e veja toda a sorte de benção acontecendo!

02. Para sermos santos e irrepreensíveis - v.4

O pior dos bandidos veio a ser o pior porque não aceitou o destino que lhe estava preparado e escolheu ser criminoso; mesmo assim, enquanto houver fôlego de vida, Deus não desiste de ninguém, são as pessoas que desistem de Deus.

Todos os humanos são PREDESTINADOS para viver em comunhão com Deus, para serem santos e irrepreensíveis.

Deus te escolheu antes da fundação do mundo, para ser santo e irrepreensível perante Ele!

03. Para a adoção de filhos - v. 5-11

Alem de escolhidos, somos predestinados à adoção de filhos de Deus, em Cristo. Deus espera a nossa decisão. Deus nos criou com um único propósito, para louvor da Sua Glória, porque fomos comprados pelo sangue de Seu Filho Jesus (Isaías 53.11-12).

Quem decide receber Jesus como SENHOR, Deus lhes revela os mistérios/segredos da Sua vontade. O Pai confiou no ministério de Seu Filho Jesus o destino da raça humana. Estamos no tempo da Dispensação (administração) da Graça, ou seja, estamos sob a administração de Jesus (Mateus 28.18).

Deus é soberano Criador e Senhor, por isso a Sua vontade é que todos sejam salvos. Somos feitos e predestinados para a Glória de Deus. Negar a salvação em Jesus é negar a Deus.

Nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir Nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.

04. Para louvor da Sua Glória - v. 12-14

...a fim de sermos para louvor da sua Glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo NELE também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua Glória.

Vimos que quem recebe na sua vida a condição de PREDESTINADO tem um destino e que somente chegará a este destino se for selado pelo Espírito Santo da Promessa.

Os Crentes verdadeiros são para louvor e Glória de Deus e se cada um viver a garantia do Espírito Santo, como propriedade exclusiva de Deus, será resgatado no dia do Juízo Final, para a vida eterna com o Pai.

O Apóstolo Paulo, conforme 2ª Coríntios 3.2-3 diz: Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.

CONCLUSÃO

A Doutrina da Predestinação é uma proposta de vida completa, com orientações detalhadas para que, quem aceitar essa proposta, permaneça firme até o fim.

E daí, vai ficar pensando que não existe destino? (Mateus 1.20-21)

O único Deus Todo Poderoso já tem um destino muito abençoado para você, mas, Ele respeita a tua escolha. Se disser não para o Destino Bendito, tente imaginar qual será o seu fim (Judas 1-25).

Vós, porém, amados, lembrai-vos das Palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito - Judas 17-19.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 22.08.201r0 - noite.