O CRENTE E O ANTICRISTO - 1ª Jo 2.18-28

Pr. Paulino Cordeiro | 01-09-2015 17:27:42

Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.8).

"última hora" é uma referência ao último período de tempo antes do Juízo Final, trata-se do alvorecer para a vida eterna. Esta última hora está marcada pela multiplicação da injustiça pelo esfriamento do amor: Mateus 24.11-13 - Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Cristo significa ungido, a última hora será marcada pela presença de muitos anticristos, ou seja, muitos contra o Ungido; os falsos ungidos terão a aparência de verdadeiros ungidos, visando enganar a muitos. Os muitos anticristos aparentam preservar a Igreja, mas, na verdade estão ali para destruí-la.

01. A importância da Doutrina Apostólica - 1ª Jo-2.19

Os falsos podem estar no meio da verdadeira Igreja, mas manifesta-se o "joio" SOMENTE pela doutrina da Palavra de Deus. Os anticristos saem do meio da Igreja:

Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.

A Igreja visível formada pelas igrejas da reforma, pentecostais, comunidades e neopentecostais, traz dentro de si os falsos e os verdadeiros filhos de Deus, a falsa unção e a verdadeira unção. A Igreja é o campo predileto de satanás para manifestar os muitos anticristos. Estes anticristos estão na Igreja e até lideram Igrejas locais e denominações inteiras (Mt 15.9, 1ª Tm 4.1), usam todos os recursos intelectuais e da mídia para produzirem suas obras de engano (Mt 24.24).

Se quisermos ser Igreja, Corpo de Cristo, é necessário permanecermos na sã doutrina da Palavra de Deus ensinada por Jesus e seus apóstolos:  Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. SE GUARDARDES OS MEUS MANDAMENTOS, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor - João 5.9-10.

Nesta "última hora" precisamos viver como os de Bereia: Atos17.11 - Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

Tem surgido uma geração de crentes que vivem correndo atrás dos milagres de Deus, mas não querem o Deus dos milagres, nem sua doutrina. Não oram, não leem a Bíblia e não lendo também não sabem como viver, daí vivem nas obras de engano e vão de mal a pior.

02. O Verdadeiro Crente Possui Unção para Identificar o Anticristo

E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade. Quem é o mentiroso (João 8.44), senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai - 1ª João 2.20-23.

A unção é dom (presente) do Espírito Santo aos Crentes, ao passo que a mentira é a ferramenta fundamental dos muitos anticristos, quem se presta a agir nesta falsa unção nunca merece nossa confiança, mas devemos fugir de tais pessoas (2ª Tm 3.5).

Os verdadeiros Crentes têm a unção de Deus que dá entendimento para identificar os muitos anticristos, o Espírito Santo testifica no nosso coração "tendes conhecimento".

"possuís unção que vem do Santo":

João vê o dom do Espírito Santo aqui chamado "a unção que vem do Santo", isto é, que vem do Senhor Jesus Cristo (João 16.7) como única fonte de entendimento para não cairmos nas armadilhas dos muitos anticristos.

Os poderes das trevas têm induzido a Igreja visível a aceitar uma "elite espiritual" que dita como deve andar a Igreja do Senhor Jesus, mas, pela unção que vem do Santo (Senhor Jesus), podemos chamar esta elite de conspiração satânica.

Fala-se da Teoria da Conspiração como algo que manipula a humanidade pelas mãos de "iluminados" que João qualifica-os como "muitos anticristos". A Teoria da Conspiração é muito antiga, há milênios satanás usa todos os conhecimentos do mal para conspirar contra o Reino de Deus, a Igreja do Senhor Jesus.

Todas as pessoas quando se convertem recebem a unção que vem do Santo, ou seja, recebem o Espírito Santo e passam a receber conhecimento, revelação de tudo. Quem tem conhecimento da Verdade está liberto (João 8.31-32) da influência de toda e qualquer "elite religiosa".

Na Igreja do Senhor Jesus alguns recebem unção para presidir o Povo de Deus (Efésios 4.11-13), conduzindo-o exclusivamente na Palavra de Deus, mas é o mesmo Espírito Santo, que que habita em todos os Crentes, quem dá entendimento para identificar as manifestações dos muitos anticristos (1Co 12.4-11).   

03. O Mensagem da Salvação é Imutável para os Crentes - 1ª João 2.24-28

Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna. Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar. Quanto a vós outros, a unção que dele (de Jesus) recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei NELE (em Jesus), como também ela (a unção do Espírito) vos ensinou. Filhinhos, agora, pois, permanecei NELE, para que, quando ELE se manifestar, tenhamos confiança e DELE não nos afastemos envergonhados na sua vinda.

A simples mensagem do evangelho "o que ouvistes desde o princípio" apela a uma vida disciplinada pela fé. Talvez por ser tão simples é os mestres de heresias "se achem" capazes de melhorar a Palavra de Deus. João apela solenemente para que os seus leitores permitam esta mensagem permanecer neles ou, o que dá no mesmo, permanecerem eles em Cristo (João 15.5 em Mim e Eu nele). Só esta permanência pode nos dar confiança e autoridade perante Ele.

Conclusão

Efetivamente estamos vivendo a última hora, ou seja, tudo indica que estamos no auge do princípio das dores (Mateus 24.8), bem próximos da segunda vinda de Jesus. Conforme as Palavra de Jesus em Mateus 24.4-14, muitos sinais apontam para este glorioso momento, somente quem é verdadeiro Crente saberá que está vivendo a última hora e saberá como enfrentar os muitos anticristos com as armas próprias dos filhos de Deus (Ef 6.10-18).   

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 30.08.2015 - Manhã.