RECOMPENSAS – Mateus 10.40-42

| 14-06-2015 14:24:58

Neste capítulo Jesus está passando importantíssimas informações aos doze (Mt 10.1), instrui, exorta, incentiva, anuncia grandes dificuldades, mas deixa muito claro que para tudo haverá grandes recompensas.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de mb 6.6).

Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ELE, e diante dele, a sua recompensa - Isaías 40.10.

Galardão significa recompensa por um serviço prestado a Deus, onde o trabalhador sentirá completa satisfação. Esta recompensa está resevada somente aos Crentes fiéis que já estarão vivendo a plenitude do Espírito aqui na terra, mas só conhecerão a grandeza desta recompensa lá no Céu.

01. Para quem recebe o mensageiro da Palavra da salvação

Quem vos recebe a MIM me recebe; e quem ME recebe, recebe AQUELE que me enviou - Mateus 10.40.

Jesus estava confortando os doze discípulos e revelando a grandeza da missão relativa à obra Redentora de Deus através de Jesus.

Quem vos recebe a MIM me recebe: O trabalho dos enviados era de grande importância, pois eram mensageiros de Jesus e cada pessoa que aderisse ao Reino estava recebendo ao próprio Jesus na sua vida e na sua casa.

As pessoas visitadas que recebessem ao mensageiro do Reino, também recebiam o Senhor Jesus e recebendo a Jesus, também recebiam ao Deus Todo Poderoso (recompensa). 

Os mensageiros do Reino não visitavam no poder de sua própria autoridade, estavam revestidos de Jesus e sendo embaixadores de Cristo, também representavam ao Senhor Deus no Poder do Espírito Santo (recompensa).

Jesus encorajava os discípulos a viverem destemidamente conquistando vidas para o Reino de Deus, pois, isto já era uma recompensa.

Hoje a Igreja está revestida com esta mesma autoridade, com direito as mesmas recompensas e também aos novos convertidos acontecem estas mesmas coisas.

02. Para quem recebe um profeta

Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta - Mateus 10.41a.

Um profeta não vive apenas predizendo o futuro, mas a sua função essencial é viver anunciando a Palavra revelada para que se cumpra a vontade de Deus.

Vemos que os discípulos, no Poder do Espírito Santo, estavam habilitados com o Dom da profecia e também apresentavam a Jesus como o Grande Profeta. Aqueles que cressem nas profecias anunciadas da parte de Deus recebiam Galardão de profeta (recompensa).

Receber um profeta não significa apenas recebê-lo fisicamente, implica principalmente em receber sua mensagem e ensino sobre o Reino de Deus. Então a pessoa que receber um discípulo de Jesus, no caráter de profeta, também recebe como recompensa a mesma unção do Espírito Santo de Deus.

03. Para quem recebe um justo

Justa é a pessoa que está corretamente relacionada com Deus pela fé (Rm 1.17), que procura nos seus pensamentos e ações obedecer àquilo que Deus estabelece, pela Bíblia, como modelo de vida (Rm 4.2-3).  É a pessoa que está de acordo com a justiça de Deus (Salmo 145.17).

Quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo - Mateus 10.41b.

Os discípulos, naquela missão de anunciar o reino de Deus, estavam na unção de Jesus, portanto eram justos e quem os recebesse tinha a promessa do Galardão de Justo (recompensa). Receber um justo em sua casa é receber a presença gloriosa de Deus (shekináh).

04. Para quem der a beber a um discípulo de Jesus

Deus tudo vê, até as menores boas obras, e a tudo retribui com amor e justiça.

E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão - Mateus 10.42.

Muitas pessoas zombam dos Crentes e dos Pastores; cuidado, se estiver zombando de pessoas fiéis a Deus, certamente ficarão sob a ira de Deus. Assim como a caridade desperta o amor de Deus (galardão), também, a zombaria desperta a ira de Deus.

Sinto-me seguro e protegido sendo um discípulo de Jesus, pois, Deus cuida de mim: Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos Crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar. - Marcos 9.41-42.

Conclusão

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras - Apocalipse 22.12.

Nunca podemos esquecer de que assim como Deus promete recompensas pelas boas obras, também promete castigar pelas más obras. O galardão sempre oferece benefícios imediatos, mas seu principal efeito será desfrutado na vida eterna com Deus.

A recompensa dos mensageiros da Palavra de Deus é a salvação de muitas vidas e a isto Jesus chama de tesouro acumulado no Céu (Lucas 12.33-34).

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes - 1ª Timóteo 4.16.

Cada pessoa que trabalhar com perseverança receberá um maravilhoso convite de Jesus:  Disse-lhe o Senhor (um ganhou 5 talentos e outro 2, ambos dobraram o valor): Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor (recompensa) - (Mateus 25.21 {contexto 20-23}).

Você já tem recebido bênçãos consequentes das recompensas prometidas por Deus?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 14.06.2015 - Manhã.