INTIMIDADE COM DEUS – Salmo 25.11-15

| 24-07-2015 13:27:24

Quem é o SENHOR Deus?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 6.2). 

Os nossos irmãos antigos tinham tanto respeito a Deus que para não ficarem pronunciando nome do único Deus "YHWH" IAVÈ (Êxodo 3.13-14), então O invocavam por "ADONAI" SENHOR. Até hoje o povo de Deus se cumprimenta com a Paz do SENHOR "Shalom ADONAI". Veio o Tempo da Graça e Jesus também é invocado como o SENHOR e Salvador de nossas vidas.  

YHWH quer intimidade com o seu povo: E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus. E saberão que Eu Sou o SENHOR, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, para habitar no meio deles; Eu Sou o SENHOR, seu Deus - Êxodo 29.45-46.        

Através do seu Filho Jesus, Deus abriu um novo e vivo caminho para termos intimidade com ELE: Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao Trono da Graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna - Hebreus 4.16. 

01.       Conduz ao caminho certo

Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade: Este é um dos numerosos casos em que aparece o binômio hésed (misericórdia, graça ou amor) e emet (verdade ou fidelidade), termos que se complementam mutuamente para resumir as características mais essenciais da ação de Deus em favor da humanidade (Sl 89.14; Pv 14.22). 

Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores. Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. Todas as veredas
do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança
e os seus testemunhos. Por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, que é grande. Ao homem que teme ao Senhor, ELE o instruirá no caminho que deve escolher
- Salmo 25.8-12.  

Erramos quando escolhemos andar pelos nossos próprios caminhos, somente o nosso Deus Todo Poderoso pode nos conduzir ao caminho certo: Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos. 

A humanidade andava desviada como ovelhas desgarradas, mas, por causa do seu grande amor enviou o seu Filho Jesus para nos conduzir ao caminho certo. 

Intimidade do SENHOR revela o caminho certo: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14.6.  

02.       É fonte de prosperidade 

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades - Fp 4.19.  

As pessoas tem invertido a ordem Divina, tem buscado em primeiro lugar a prosperidade sem intimidade com Deus.  

Quem é íntimo do SENHOR na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra - Salmo 25.13. 

Prosperidade é a condição de estar bem de vida fazendo tudo na benção de Deus. O Homem sábio entende que aos seus filhos Ele dá enquanto dormem. 

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem - Salmo 127.2. 

03.       É para os que O temem 

A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança - Salmo 25.14. 

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará. Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. - Salmo 34.7-10. 

A intimidade do Senhor revela prudência: O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre - Salmo 111.10. 

04.       O que fazer para ser íntimo do senhor? 

Os meus olhos se elevam continuamente ao Senhor, pois ele me tirará os pés do laço - Salmo 25.15

Para sermos íntimos de Deus necessitamos ter os olhos fitos no Senhor Jesus, nunca poderemos fixar nossa atenção nas tentadoras coisas do mundo. O livramento vem de Deus pelo nosso apego a Ele e a sua Palavra.  

Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos; porque o SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade - Pv 3.32-33.  

Noé tinha intimidade com Deus, por isso foi escolhido: Eis a história de Noé. Noé era homem justo e
íntegro
entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus - Gênesis 6.9.  

O que fazer para ser íntimo do senhor?  

Conclusão

         Para você, quem é O SENHOR? 

Você entendeu o que fazer para ser íntimo do Senhor Deus? 

É muito simples basta se converter ao Senhor Deus através do seu Filho Jesus (Romanos 10.9-10) e receberás o Espírito Santo que ensina a andar na Verdade e a ter vida íntima com Deus. Seja íntegro e justo que acharás graça diante de Deus. 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar
na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em
19.07.2015 - Manhã.