FÉ – Mateus 17.14-21

| 21-03-2015 23:12:01

Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível (Mateus 17.20).

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.9mb).

O alimento básico do ser humano é suprido por sementes em geral. A mostarda contém cálcio, fósforo, ferro, zinco, omega3, enzimas, selênio, magnésio, vitaminas A, B1, B2, B5 e proteínas, portanto, apesar de ser tão pequena tem muitas propriedades benéficas, é um presente de Deus para nós.

A fé é comparada a uma das menores sementes. Fé é um pequenino presente de Deus, colocado no nosso coração, para ser desenvolvida.

Dormência: É o período em que a semente fica debaixo da terra, até parece que morreu, mas está mais viva do que nunca.  Quando a semente é plantada ela rompe com a sua proteção natural, rompe uma montanha de terra que está sobre ela. Assim acontece com o novo convertido, morre para o mundo, mas rompe triunfalmente para a vida e vida com abundância.

Muda a sua Natureza, de semente passa a ser planta. A fé chama a existência coisas que não existem. Assim acontece com as pessoas, de criatura passam a ser filhos de Deus.

Creia! Jesus mostra como remover esta montanha: 2ª Timóteo 1.7 - Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

01. Deus diz que você tem uma medida de fé

Romanos 12.3: Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Está dentro de você a medida certa para romper a casca e qualquer "monte" que queira roubar a tua alegria de viver.

Pela fé, crendo em Deus você tem poder para chamar à existência as coisas que não existem: Romanos 4.17 ...o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.

Cada semente tem a medida certa de "energia" para romper a casca e o monte de terra que está sobre ela.

A fé está pronta, basta pedir a Deus e você receberá poder para mudar a natureza errada em correta, obtendo autoridade para superar todos os obstáculos.

Lucas 17.5: Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.

Mas não esqueça, a casca tem que romper!

02. Esta pequenina semente nasce pela pregação da Palavra

A semente necessita de um solo adequado para romper a casca e o solo que está sobre ela: Lucas 8.11-15 - Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.

A Palavra é a semente

Romanos 10.17-18: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.

A fé é alimentada e desenvolvida pela Palavra libertadora

Jo 8.31-32: Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha Palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Sl 119.11 e 119.105

Se esta pequenina semente nasce pela pregação da Palavra, então devemos nos expor com a mente aberta para que a Palavra rompa todos os obstáculos espirituais e tenhamos a vida eterna.

03. Fé operante atende as nossas necessidades diárias

Fé verdadeira só é operante quando estamos em perfeita obediência a Deus e Sua Palavra. É um estável ato de amor e obediência a Deus, e amor ao próximo (Mateus 22.37-38).

Se tiverdes fé como um grão de mostarda, os problemas diários serão facilmente resolvidos - Mateus 17.20: Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.

Rompemos em fé quando entregamos o problema nas mãos do doador da fé, na plena certeza de que Ele tudo pode!

Efésios 2.8:  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.

Salmo 18.29: Davi disse: Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas.

         Diariamente sofremos carências e enfrentamos problemas, mas se estivermos bem firmados na Palavra e com fé sempre seremos mais que vencedores.

Conclusão

Dentro da pequenina semente de mostarda já existe codificado um pé saudável e produzindo sementes, mas antes a semente precisa romper. Deus tem um projeto maravilhoso dentro de você, permita romper a casca e ser de fato uma nova criatura. Quando agimos por fé, muda a nossa natureza, muda a natureza daquilo que colocamos nas mãos de Deus.

Você foi chamado para romper a casca da incredulidade e montanhas que o mundo lança sobre você, não fique na dormência!

Será que o mundo continua pensando que você está morto?

Você é chamado para romper com a montanha que está sobre você!

Qual é a montanha que está sobre sua vida?

Solidão, desemprego, doença?

Relacionamento fracassado, problemas familiares?

Dívidas, fraqueza na fé, tentações?

Mentiras, rebeldia a Deus? Etc.

Quando você entender que esta medida de fé, que está dentro de você, alimentada pela Palavra, em obediência, é solução para os teus problemas diários, aí você verá os problemas sendo rompidos e o teu caminho aplainado.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (1ª João 5.4).

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 15.03.2015 - Manhã.