A MESA DO SENHOR - 1ª Co 11.23-32

Pr. Paulino Cordeiro | 08-06-2012 13:03:04

Todos os povos de todos os tempos sempre foram ligados a rituais cerimoniais. A Velha Aliança, do povo de Deus, tinha uma série de rituais cerimoniais, instituídos por Deus, através de Moisés e seu Tabernáculo.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.7mb).

O tabernáculo era o Lugar da habitação de Deus, ali Deus se manifestava com a Sua Glória e Majestade, concedendo Graça e misericórdia ao Seu Povo, declarando perdão e purificação por meio de sangue de animais sacrificados.

Deus nos deu o Seu Filho, Jesus (João 3.16), como Cordeiro sacrificial, O Inocente morrendo no lugar do pecador para que haja libertação e redenção. O Inocente Jesus, antes de ser sacrificado, celebrou a Nova Aliança ordenando: Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados - Mateus 26.26-28.

A ordem de Jesus é comer e beber, mas existem condições:

01. É para os filhos de Deus - Dado por vós - v. 24-26

Somente os filhos podem ter esta intimidade de sentarem-se a mesa com o Pai Celestial.

O Pão como memorial de obediência e esperança: Tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de MIM - v. 24.

O Vinho como memorial de obediência e esperança: Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. - v. 25.

O Pão e vinho como testemunho de que Jesus veio, mas voltará: Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha - v. 26.

02. Aquele que comer ou beber indignamente - v. 27

O Pão e o Vinho são símbolos materiais com efeitos sobrenaturais salvadores, quando comemos e bebemos em obediência e santidade, todavia são condenatórios quando alguém toma a Ceia em rebeldia à Palavra de Deus.

Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor - v. 27.

A expressão "POR ISSO" enfatiza a pena de condenação atribuída a quem ousa profanar o Corpo e o Sangue de Jesus. Quem profanar será réu, ou seja, estará qualificado como homicida por crime de assassinato.

03. Examine-se, não é uma ceia qualquer - v. 28-30

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice - V.28.

Todos são convidados, mas, examine-se!

Quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si - V.29: Participar da Ceia sem discernir o Corpo traz condenação, come e bebe juízo para si. O discernimento ou entendimento do corpo está fundamentado no amor a Deus, como Senhor, e no amor ao próximo, que são os nossos irmãos em Cristo. Se não amarmos a Deus e aos nossos irmãos, como poderemos amar aos demais, e tomarmos a Ceia sem condenação?

Jesus deu o resumo da Lei: Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas - Mateus 22.37-40.

Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem - v.30: Examine o teu comportamento, viver fazendo de conta que é Crente, participar da Ceia fazendo de conta que é Crente, isto é, mantendo apenas as aparências (sepulcros caiados - Mateus 23.27), atrai fraquezas e morte.

04. O Senhor da Ceia também é Juiz - v. 31-32

Quem tem julgado os teus pecados, você ou Deus e sua Palavra?

Você tem percebido quando é disciplinado por Deus ou, simplesmente, deixa o espírito maligno de religiosidade, chamar tudo de provação?

Muitos Crentes estão apanhando do Pai, por causa de desobediências, e ainda dizem: - estou sendo provado!

Cuidado! Até quando? Até Ele desistir e condená-lo ou até que você tenha entendimento e se arrependa? Na maioria das vezes, como os judeus do tempo de Jesus, o Crente tem entendimento, mas, sua dureza de coração não permite o arrependimento; por isto é que Deus disciplina e corrige a quem Ele ama. Quem continua na rebeldia, sem arrependimento, é condenado com o mundo.

Conclusão

A Ceia ordenada por Jesus é a repetição de um ritual de Pacto, cuja Aliança é celebrada, simbolicamente, alimentando-se de Pão e de Vinho consagrados para este fim memorial.  Tem os propósitos de lembrar o sacrifício de Jesus, testemunhar seu poder Salvador e anunciar uma esperança futura, a vinda de Jesus.

Só poderá participar desta Ceia quem aceita a Jesus como SENHOR e Salvador, obedecendo aos Seus Mandamentos (Mateus 22.37-40).

Jesus é Fiel e Justo, veio como Filho obediente para ensinar-nos a obediência filial (1ª Pedro 1.14), mas voltará como Justo Juiz (2ª Pedro 3.7), portanto examine-se.

Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado - Mateus 12.36-37.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 07.10.2007 e 03.06.2012 - noite.