COMO BRILHAR? - Filipenses 2.12-16

Pr. Paulino Cordeiro | 02-02-2011 14:26:59

Como brilhar nesta vasta escuridão espiritual, em meio a uma geração sem Deus e pervertida?

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -(tamanho de  7.23mb).

Vivemos dias de tenebrosas trevas espirituais. A fúria das trevas é notável através dos canais de comunicação, pelas esquinas, pelos males incontáveis. Será que estamos vivendo os últimos tempos, os últimos momentos da igreja vitoriosa na terra?

Assim como, no Tabernáculo, a única fonte de luz era o Candelabro, assim é no mundo, a única fonte de luz é Jesus e Sua Igreja.

Como brilhar em meio a tanta escuridão espiritual, cercados por um povo sem Deus e pervertido?

01.   Sujeitando-se ao Poder de Deus - v. 12-14

Sujeitar-se é uma constante atitude de reconhecimento de que em nós não há poder algum, porém podemos receber poder se andarmos conforme a Palavra de Deus.

a) Para desenvolver a salvação com temor e tremor

Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor - v.12.

Receita para desenvolver a salvação: Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso - 1ª Pedro 2.1-3 (2ª Pedro 1.10).

b) Para abrir o coração à obra de Deus

...porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade - v.13.

c) Ser zeloso para com Deus e sua Igreja

Fazei tudo sem murmurações nem contendas - v.14.

Precisamos de arrependimento e conversão: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados - Atos 3.19.

02.   Sendo luz no mundo - v.15

...para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo

Com a expressão "como luzeiros no mundo", o Apóstolo Paulo movido pelo Espírito Santo de Deus, está dizendo que assim como a luz é sempre luz e nela não há trevas, assim devem brilhar os Crentes, com um comportamento irrepreensível, sincero e inculpável, sendo exemplo para os que estão em trevas espirituais.

Nossa missão é anunciar, através de nosso comportamento, que as trevas já foram derrotadas por que já brilhou a Grande Luz: De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem ME segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida - João 8.12.

Quem se diz ser filho de Deus e segue ao SENHOR Jesus tem a missão de ser luz do mundo: Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus - Mateus 5.14-16.      

03.   Sendo obedientes à Palavra de Deus - v. 16

Preservando a Palavra da Vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.

Preservando a Palavra da Vida: Preservar, com base no original Grego "epeco = epéko", significa objetivar, fixar a atenção, perseverar, permanecer, preservar. Creio que o Salmo 119.11-16 elucida o sentido dessa frase: Guardo no coração as tuas Palavras, para não pecar contra Ti... Terei prazer nos teus Decretos; não me esquecerei da tua Palavra.

O verdadeiro Crente brilha em qualquer circunstância, porque está firmado na Rocha; os poderes das trevas se lançam contra ele, mas nenhum mal pode apagar a luz de Jesus na sua vida.

Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa - Lucas 6.47-49.

Conclusão

Como brilhar?

Sujeitando-se ao poder Deus, sendo luz para o mundo e sendo obediente a Palavra de Deus. Somente assim resplandeceremos como luzeiros/astros neste mundo tenebroso e estaremos verdadeiramente crescendo para a salvação no caminho da vida eterna.

Há muita luz falsa, no poder de satanás: E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz - 2ª Coríntios 11.14.

Como brilhar?

É só andar no Poder da Promessa: Mas recebereis Poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Como brilhar?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 30.01.2011.