O SOBRENATURAL DOMINA – Gênesis 4.1-16

| 04-04-2016 2:42:24

O que é o sobrenatural? - É aquilo que está além da matéria, além do natural. Mesmo que alguém não aceite a existência do sobrenatural, ainda assim existe e está acima da matéria.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.4). 

A maior tolice é quando alguém pensa dominar a tudo e a todos de maneiras escusas para obter vantagens, pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo? (Lucas 9.25).

O livre arbítrio, que é a capacidade para fazer escolhas, põe as pessoas sob o domínio sobrenatural de Deus ou de satanás. É sobre esta capacidade de escolha, que determina o destino terreno e eterno, que vou compartilhar com a Igreja.

01. Abel escolhe o domínio de Deus

Deus não domina por imposição, mas, por amor, devendo ser nossa a escolha agradá-lo. Ele se agrada do nosso desprendimento como agradou-se de Abel por haver oferecido das primícias do seu rebanho como sacrifício.

Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta - Gênesis 4.4.

Você já viu um morto falar?

Certamente que não, mas, como foi o caso de Abel, o testemunho de um verdadeiro Crente fala através dos tempos: Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala - Hebreus 11.4.

A conduta de Abel tipifica o verdadeiro Crente no tempo da Graça, vivendo sob o domínio de Deus e com o Selo do Espírito.

Jesus veio com autoridade e Deus Pai O confirmou com selo do Espírito - João 6.27: Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, O confirmou com o seu selo.

O apóstolo Paulo também confirma que este domínio de Deus é um selo como garantia para termos autoridade contra o mal - 2ª Co 1.21-22:  Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.

No tempo de Abel o selo de Deus era só pela fé e obediência, agora no Tempo da Graça, pelo sacrifício de Jesus, Deus sela os Crentes com o seu Espírito e habita neles - Efésios 1.12-14: A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória (Apocalipse 7.3).

Conforme 2ª Co 3.2-3, os Crentes são cartas abertas para serem vistas e lidas por todos, já manifestos como cartas de Cristo.

02. Conselho de Deus para não cair em maldição

A humanidade tem errado muito porque nega aceitar os conselhos de Deus. É tão simples, basta perseverar na leitura da Bíblia e na comunhão santa, para aprender a agradar a Deus.

Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo - Gênesis 4.5-7.

Caim irou-se...Descaiu-lhe o semblante - Descreve um estado de alma propensa a praticar o que é mau.

Se procederes bem, não é certo que serás aceito? - Tudo nesta vida é condicional, por que não seria assim com Deus? - O diabo tem levado muitas pessoas para o inferno fazendo-as crer que Ele é parcial, que cada caso é um caso e não manda ninguém para o inferno. Triste engano, não há pecadinho nem pecadão, todos os pecados são maldição, afastam as pessoas de Deus.

Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti... - A origem do fracasso está no pecado, no mau proceder. Quem alimenta na sua alma maus desejos é como criar uma serpente e morar com ela, certamente morrerá pelo seu veneno.

A ti cumpre dominar os maus desejos - Alguns argumentam que a carne é fraca e isto é uma verdade, mas, o Espírito de Deus, que habita em nós, é forte. Portanto a nós cumpre dominar os maus desejos.

Se Caim tivesse seguido o conselho de Deus não teria caído na maldição, pois, ele recebeu a mesma instrução de Abel, mas decidiu não agradar a Deus: Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade - Provérbio 2.6-7.

03. Caim escolhe o domínio da maldição

Caim fez uma péssima escolha, julgando-se mais sábio do que o próprio Deus recebeu a marca da maldição e a sua vergonha ficou exposta para tantos quantos o vissem.

Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou. Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim. És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra. Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará. O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse. Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.

Olhe para a atitude de Caim e veja como Deus age quando alguém escolhe o domínio maligno:

- Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?

- Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.

- És agora, pois, maldito por sobre a terra.

- Serás fugitivo e errante pela terra.

- Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes.

- E pôs o SENHOR um sinal em Caim.

Vemos claramente sobre Caim a marca maldita da soberba e da rebeldia, de forma inconfundível pelo seu estado de miséria material e espiritual.

O domínio do maligno sobre as pessoas é uma marca inconfundível - Apocalipse 14.9-10: Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

Conclusão

Deus permite que as pessoas façam suas escolhas e pratiquem as obras de seus desejos, mas Ele deixa bem claro que só erra quem quiser: Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

Queira ou não, o sobrenatural domina; se as obras forem boas prevalece o domínio de Deus e se as obras forem ruins prevalece o domínio de satanás.

Caim ofereceu o refugo de sua lavoura a Deus, pois era apegado às riquezas, por isto tornou-se maldito: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas - Lucas 16.13.

Abel agiu de maneira correta, deixando testemunho que fala: Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;

Sob qual domínio você está?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 03.04.2016 - manhã.