RECOMPENSAS À IGREJA – Ap 2.1 - 3.22

| 27-11-2007 12:41:35

Jesus promete recompensas à Sua Igreja. Passados quase dois mil anos, estas Igrejas locais não existem mais, as cidades não existem mais, hoje, naquela região acha-se a Turquia, mas, Jesus é o Deus que tudo vê; via a Igreja daquele tempo e vê a Igreja de hoje. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à Igreja!

Já compartilhamos os elogios, as censuras e os conselhos de Jesus, agora  estejamos atentos às Suas RECOMPENSAS. Então, o que seria uma RECOMPENSA? É um prêmio, galardão, remuneração, compensação, indenização por serviços prestados.

Jesus é radical na Verdade; com a expressão "quem tem ouvidos ouça", Ele afirma uma RECOMPENSA imutável para quem viver conforme Sua Palavra. Ouvir sem reagir positivamente produz ilusão fatal.

Que fique bem claro, RECOMPENSA somente ao VENCEDOR! 

01. À Igreja em Éfeso - 2.7

Significado: Éfeso, significa desejável.

Recompensa: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

Vencedor é a pessoa que permanece fiel até o fim, vivendo na prática do primeiro amor,  não negocia a verdade, mesmo que lhe custe a vida, pois, crê em valores superiores que conduzem à vida eterna.

A Árvore da Vida, que poderíamos chamar de alimento que dá direito á imortalidade, cujo direito Adão e Eva perderam pela desobediência, agora é oferecida como recompensa àqueles que voltarem ao primeiro amor e permanecerem fiéis. 

02. À Igreja em Esmirna - 2.11

Significado: Esmirna, significa mirra, um dos presentes dado ao Senhor Jesus, pelos reis. A mirra é um pequeno arbusto encontrado nos desertos da África. É necessário esmagar os galhos para extrair a sua perfumada resina.

Recompensa:  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.

Vencedor é a pessoa que permanece fiel até o fim, mesmo que lhe custe a vida, pois, crê em valores superiores que conduzem à vida eterna. O vencedor, mesmo sendo torturado mutilado, sofre a morte física na certeza de que, em Jesus Cristo, receberá corpo glorificado.

Segunda morte é a condenação eterna: Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte - Apocalipse 21.8. Fora ficam os cães (impuros, que não pertencem ao povo de Deus), os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira  - Apocalipse 22:15.                               

03. À Igreja em Pérgamo - 2.17

Significado: Pérgamo pode significar casamento, uma igreja mundana; falsas doutrinas circulavam dentro dela, crentes de Pérgamo estavam casados com o mundo.

Depois de Alexandria, possuiu a segunda maior biblioteca. Foi em Pérgamo que nasceu o uso de peles de animais para fazer pergaminhos, substituindo o papiro.

Recompensa:  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.

Vencedor é a pessoa que permanece fiel até o fim, em santidade, sem promiscuidade com as coisas do mundo, pagãs e impuras. Deus é puro e não aceita imoralidades na Sua presença!

Maná escondido, é o alimento espiritual que obtemos por fé, ao passo que os prazeres do mundo são amplamente ofertados e o ser humano pode gozá-los através dos cinco sentidos corporais. O Maná Escondido é Jesus (João 6:51), o alimento para a vida eterna; Pérgamo oferecia abertamente o alimento para a perdição eterna, orgias e idolatrias.

Pedrinha branca com novo nome, tem sido motivo de muitas especulações que levam a lugar nenhum, mas, uma coisa é certa, indica que o vencedor terá lugar na Mesa do SENHOR, gozará da Sua amizade eterna e de segredos inauditos.

04. À Igreja em Tiatira - 2.26-29

Significado: Tiatira significa sacrifício, dificuldade.

Recompensa: Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Vencedor é a pessoa que permanece fiel até o fim, em santidade e também nas obras.

autoridade sobre as nações, assim como também eu recebi de meu Pai: Lucas 10:19  Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

Dar-lhe-ei ainda a estrela (sol) da manhã (luz intensa): Estrela é símbolo de glória e poder (por isto que os satanistas chamam o pentagrama de estrela, acaso existe estrela de cinco bicos?):  Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã - Apocalipse 22.16. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol (estrela), porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos -  Apocalipse 22:5. Com estas palavras, Jesus promete recompensar aos fiéis com a Sua presença Gloriosa.

05. À Igreja em Sardes - 3.5-6

Significado: Sardes significa remanescente, o que escapou.

Recompensa:  O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Vencedor é a pessoa que permanece fiel até o fim, vigilante e obediente à Palavra recebida, de sincero coração e rápida em arrepender-se, não vive de aparências.

Vestido, o modo de vestir-se revela aspectos do caráter da pessoa, portanto, quem anda de vestiduras brancas revela o caráter de Cristo, ou seja, anda em santidade e tem garantida a RECOMPENSA eterna como irmão de Jesus, junto ao SENHOR dos senhores. 

06. À Igreja em Filadélfia - 3. 12

Significado: Filadélfia significa amor fraternal

Recompensa: Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Vencedor é a pessoa que permanece fiel até o fim, vigilante, obediente e bem  firmado, com fé, na Palavra e que vive o amor fraternal (João 13.34-35), comporta-se apropriadamente.

Coluna no santuário do meu Deus, significa que o Crente vencedor terá uma estabilidade gloriosa junto a Deus, não apenas como adorador, mas como habitante perpétuo, pois, daí jamais sairá. Esta coluna, o Crente vencedor, trará nela gravados o nome da Trindade Santa: YAHWEH, Jerusalém Celestial e Jesus; são marcas para que o vencedor jamais se aparte de Deus e permaneça na comunhão eterna. Esta figura não exclui o Espírito Santo, pois, Ele está nas pessoas de Deus e de Jesus, assim como está nos verdadeiros Crentes.

07.  À Igreja em Laodicéia - 3.21-22

Significado: Laodicéia, significa que é de Laodice. Laodice, significa justiça pública, justiça do povo, uma justiça da tradição.

Recompensa:  Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Era uma Comunidade Cristã, miserável em todos os sentidos e  Jesus oferece a solução: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.   

Ao vencedor, quem abre sua vida para Jesus, é oferecida uma RECOMPENSA irrecusável, ou seja, participar da Realeza Divina com funções elevadas. No mundo, os vencedores continuam escravos do sistema das trevas, mas, no Reino de Deus os Crentes vencedores participam da Realeza Divina.

Conclusão

Acabamos de receber as mais lindas promessas de RECOMPENSAS do SENHOR Jesus. E  daí, estamos vivendo de maneira digna de tais RECOMPENSAS?

As sete Igrejas locais, mencionadas por Jesus, representam a totalidade da Sua Igreja, pois, Ele dirige-se à IGREJA QUE ESTÁ EM Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia, portanto escreve ao Corpo de Cristo.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz: recompensas somente ao vencedor!

OBS.: O resumido contexto histórico, conforme Champlim, de cada cidade poderá ser verificado no sermão Elogios à Igreja.

           Pr. Paulino Cordeiro - 18.11.2007 - noite