HAJA LUZ - Gênesis 1.1-4

Pr. Paulino Cordeiro | 29-12-2017 13:07:54

No livro de Gênesis, Capítulos 1-4, vemos Deus criando o mundo e tudo o que nele há, também vemos que o homem rebelou-se e passou a sofrer o poder destrutivo do pecado e da morte.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 17.3

Após muitas alianças, Deus inconformado com a perdição da humanidade enviou o Seu Filho, Jesus, para recriar o ser humano à Sua Imagem e Semelhança.

Jesus ensinou que é necessário ser recriado para entrar no Reino de Deus - Jo 3.3: A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

A conversão é o único meio para ser recriado, é uma transição que implica numa nova criação e somente o Deus Criador tem este Poder e Autoridade.

Quero, para que fique bem claro, comparar a transformação do caos inicial (Gênesis 1.1-4) com a transformação do ser humano, das trevas para a luz de Jesus (João 8.12).

No Novo Testamento, aprendemos que a conversão é uma "nova criação", fazendo do homem salvo uma "nova criatura" (2ª Cor. 5.17).

01- Vidas sem forma e vazias - V.2a

Muitas pessoas estão como a terra de Gênesis 1.2a, sem forma e vazias, rebeldes à Palavra de Deus. Têm conhecimento de que foram criados por Deus, mas não têm nenhum compromisso com Ele. Estão indiferentes, querendo ser deuses, pensando que podem viver independentes de Deus.

Há um grande vazio dentro de cada ser humano que só poder ser preenchido por Deus. O mundo voltou ao caos por causa da rebeldia de Adão e Eva, e é por isto que quando o ser humano é dominado pelas coisas do mundo sua vida torna-se um caos.  

Vidas que andam sem obediência à Palavra de Deus, sem Deus, são vidas sem forma e vazias.

02 - Vidas nas trevas da ignorância - v.2b

Havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.

Que cenário triste! A terra já existia, mas era um grande abismo encoberto pelas trevas. Isto não agradava ao Criador!

Então, Deus fez tudo muito bom, fez o ser humano à Sua Imagem e Semelhança, tinham perfeita comunhão, mas, a cobiça tomou conta dos corações de Adão e Eva e preferiram voltar para o abismo das trevas. Novamente o caos, agora, por livre escolha do ser humano. Que tristeza para Deus, vidas sem forma e vazias, vidas nas trevas!

Não foi este o projeto de Deus para o ser humano, por isto, Ele de imediato faz a primeira profecia Messiânica - Gênesis 3.15: Porei inimizade (guerra) entre ti (satanás) e a mulher, entre a tua descendência (os demônios e os filhos do diabo) e o seu descendente (Jesus nascido de mulher). Este (Jesus) te ferirá a cabeça, e tu (satanás-serpente) lhe ferirás o calcanhar.

Glórias a Deus! satanás causou estragos mas não venceu, pelo contrário, Deus prometeu que na Autoridade de Jesus pisamos a cabeça de satanás.

03 - Vidas transformadas pela Palavra: Haja luz - v.3-4

Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

Deus, pela Sua Palavra, determinou ordem e a benção para toda a criação, porém, o ser humano, pela rebeldia, retornou ao caos, retornou às trevas, morreu, mas Deus pela sua Palavra tudo restaura - Tiago 1.18: Pois, segundo o Seu querer, Ele nos gerou pela Palavra da Verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

Disse Deus: Haja luz; e houve luz - João 8.12: De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

Quando Deus entra na vida de alguém, tudo se transforma - João 3.19-21: O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

Quando andamos na luz de Jesus começamos a ver o que está errado e mudamos, não aceitamos jugo desigual - 2ª Coríntios 6.14: Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?        

Conclusão

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas - 2ª Co 5.17.

Deus é o Criador, deseje a Luz de Jesus, permita que a Palavra de Deus se cumpra na tua vida: HAJA LUZ!!!

Quando a Luz de Jesus entra na tua vida, tudo se faz novo e as trevas são desfeitas; Deus ordena os teus passos e o resultado será uma comunhão perfeita, o paraíso restaurado no teu coração.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 13.01.2008 e 10.06.2017.