UM DIA – Salmo 84.10 (1-12)

| 12-08-2009 18:13:45

Um dia terreno tem 24 horas, 1.440 minutos e 86.400 segundos. E um dia para Deus, como poderemos contar?

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.43Mb).

Deus se move no presente, no passado e no futuro; Ele é onipotente, onipresente e onisciente. Ele é superior ao sistema solar que determina a nossa contagem de tempo terreno, Ele é o Ancião de dias (Daniel 7.9-10).

  Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o SENHOR, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia - 2ª Pedro 3.8.

A nossa vida passa como um sopro de vento, por mais idade que alcancemos, aos olhos de Deus é como um dia que se foi. Tudo o que fazemos neste dia passa pela escolha humana.

01. Um dia, sem Deus, nas tendas da perversidade

Tendas da perversidade representam o mundo e seus descaminhos, a inimizade de Deus.  Um dia nas tendas da perversidade é a perdição de uma vida, levada para o inferno pela sedução do pecado e pelos encantamentos do maligno. Você tem percebido os ataques de sedução e encantamento?

"Algum dia" vou ler a Bíblia - poderá nunca chegar este dia e morrerá na ignorância da Verdade.

"Talvez um dia" me torne Crente - Poderá ser uma eternidade sem Deus, no inferno.

"Talvez um dia", quando for velho, eu obedeça a Deus. Será que chegarei a envelhecer?

Não esqueça, um dia sem Deus é loucura e perdição!

Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa - Tiago 4.14. 

Só temos um dia, o dia de hoje. O que temos feito neste dia?

02. Um dia à porta do Templo

Prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade - v.10b.

Os filhos de Coré eram os porteiros do Templo e cuidavam da porta de entrada para o Átrio. A porta dava acesso ao Átrio, que também era chamado de Caminho.

Prefiro estar à porta da casa do meu Deus, tem um tom Messiânico, pois, Jesus veio e disse:

Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo - João 10.9a. O Tabernáculo de Deus só tinha uma porta e assim é o Reino de Deus, só podemos entrar nele por meio de Jesus.

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14.6.

Não adianta se iludir, não existe atalhos através de pessoas que já morreram e que possam interceder por você, ninguém chega ao Pai senão for por Jesus.

03. Um dia nos átrios do SENHOR

Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil - v.10a.

Quão amáveis são os teus Tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente v.1-4.

O momento de fazer culto a Deus deve ser um "porto seguro" na proteção do Deus Vivo; pois, o salmista vê que os pardais e as andorinhas se protegem nas fendas do Templo e, assim, ele percebe o quanto está seguro na presença de Deus.

O salmista declara que são felizes os que andam na presença de Deus e com suas vidas glorificam a Deus. E, conforme v.5-8, declara que quem faz culto ao Deus Vivo é sustentado em todas as situações com a Sua provisão.

O SENHOR Deus é sol e escudo, isto é, Deus ilumina e protege quem, diariamente, quem obedece aos Seus mandamentos, abençoando com Suas riquezas (v.11-12).

Nossa vida deve ser como um dia, sem nunca sairmos da presença de Deus Pai.

Conclusão

O dia de hoje é o único que me interessa, pois, jamais poderei recuar um segundo sequer para o passado ou avançar para o futuro. Então, devo obedecer, hoje, a tudo o que Deus manda fazer, arrependendo-me dos erros cometidos, no passado, para acertar mais no futuro.