ALGUNS PASSOS PARA O SUCESSO - Efésios 6.1-9

Pr. Paulino Cordeiro | 02-02-2016 9:27:10

A maioria das pessoas interpretam sucesso assim "$U$$E$$0", ou seja, ganhar muito dinheiro, mas a Palavra de Deus nos ensina que antes do sucesso financeiro vem o sucesso moral e espiritual.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 5.5).

Vemos diariamente pessoas vendendo formulas para o sucesso e isto tem rendido muito lucro para tais vendedores, também tem rendido muitos infortúnios e desgraças para os compradores destes produtos (pé de coelho, trevo de quatro folhas, mantras, vidências, falsas profecias, adivinhações...).

O verdadeiro sucesso procede de princípios organizacionais; exige-se ordem para se obter o sucesso e nada melhor do que seguirmos os passos indicados pela Palavra do Deus Criador. Nosso sucesso depende do tipo de relacionamento que temos com Deus e com as pessoas.

Salmo 1.1-3: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

01. Na vida familiar

O sucesso ou o fracasso das pessoas começa nos relacionamentos de pais e filhos. Cada passo dado entre pais e filhos é determinante para a construção do futuro moral, espiritual e profissional.

a) Como devem agir os filhos?

Todos os filhos querem ser bem sucedidos, mas não podem esquecer que o sucesso começa em casa, devendo obedecer e honrar ao pai e a mãe.

Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra - Efésios 6.1-3.

"Obedecei a vossos pais no Senhor" - Não adianta fazer de conta, deve ser obediência no Senhor, conforme manda a Palavra de Deus. A obediência Cristã nasce da comunhão e podemos afirmar que este é um princípio eterno que manifesta o governo de Deus, porque é justo.

"Honra a teu pai e a tua mãe" - Honrar significa dignificar, não desmerecer. Somente os filhos obedientes estarão capacitados para honrarem pai e mãe.

Quem obedece aos pais, no Senhor, está obedecendo a Deus e pronto para honrar pai e mãe por todos os dias de sua vida "para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra".

Você quer ser bem sucedido? - Dê os passos da obediência e da honra aos pais. É assim que devemos agir para recebermos toda a prosperidade de Deus!

b) Como devem agir os pais para criarem filhos bem sucedidos?

A formação do caráter das pessoas deve acontecer basicamente na família e isto é responsabilidade exclusiva dos pais.

E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor - Efésios 6.4.

"Não provoqueis vossos filhos à ira" - Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados - Colossenses 3.21.

"Criai-os na disciplina do Senhor" - Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te - Deuteronômio 6.6-7.

"Criai-os na admoestação do Senhor" - Admoestar significa advertir, aconselhar de maneira amigável e benevolente, portanto os filhos devem ser criados no conselho que vem do Senhor para que aprendam o verdadeiro amor e sejam bem sucedidos.

02. Na vida profissional

A questão do sucesso profissional tem sido uma preocupação muito precoce nas famílias, provocando grande pressão e, às vezes, até depressão na vida de crianças e jovens. Os melhores profissionais começam a receber formação desde a menor idade, a partir do exemplo dos pais, observando seus passos como Crentes trabalhadores.

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal - Mateus 6.33-34.

a) Como devem agir os profissionais empregados?

Nos versículos anteriores vimos que o Espírito de Deus, através do apóstolo Paulo, indicou para os filhos e pais os passos certos para o sucesso; agora Ele quer indicar os passos para o sucesso profissional tanto de empregados como de empregadores.

Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre - Efésios 6.5-8.

A Bíblia diz que nós os Crentes somos cartas abertas para serem lidas por todos:

Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações - 2ª Coríntios 3.2-3).

Como Crente profissional trabalhador, na empresa que você trabalha, qual a leitura feita pelos empregadores e colegas?

b) Como devem agir os empregadores?

Se os empregadores colocassem em prática os princípios Bíblicos certamente evitariam muitas brigas trabalhistas nos tribunais. A Palavra de Deus orienta os empregadores para evitarem a prepotência, assédio moral, assédio sexual, etc.

E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com Ele não há acepção de pessoas - Efésios 6.9.

"E vós empregadores de igual modo procedei para com os empregados"

"Deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso está nos céus..."

"Para com Ele não há acepção de pessoas"

Empregadores sejam ousados, sigam estes passos indicados por Deus e alcancem o verdadeiro sucesso, tendo empregados bem sucedidos.

Conclusão

Tenho notado que as pessoas estão mais propensas a darem passos para o fracasso do que andarem para o sucesso.

Por que temos visto mais pessoas fracassadas do que bem sucedidas?

- É muito simples, a humanidade tem confiado mais nos recursos terrenos do que nos recursos espirituais do Deus Criador: Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia - Salmo 37.3-6.      

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 31.01.2016 - manhã.