SABEDORIA – Tiago 3.13-18

| 21-04-2017 0:12:46

A inteligência está ligada ao conhecimento, ao passo que a sabedoria é a habilidade que a pessoa tem para usar o conhecimento.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 17.7).

Quem entre vós é sábio e inteligente (conhecedor)? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras - Tiago 3.13

A inteligência sempre passa pela escolha que conduz o indivíduo a obras ruins ou boas, isto é a sabedoria em ação para o mal ou para o bem.

01. Mundana - v. 14-16

A sabedoria mundana, além de não aceitar a sabedoria Divina, fundamenta-se na mentira contra a verdade.

Se, pelo contrário, tendes em vosso coração/entendimento inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do Alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins - Tiago 3.14-16.

Quem se apega exclusivamente na sabedoria mundana, ficando ausente das coisas do Reino de Deus, não tardará por ficar tomado de contendas, amarguras carnais e toda a espécie de coisas ruins, gloriando-se no vazio do individualismo.

A sabedoria mundana nega os Mandamentos de Deus Pai, bem como os ensinos do SENHOR Jesus; por esta razão é chamada de terrena, animal e demoníaca.

A sociedade humana está repleta de confusão, as nações estão em crise e a natureza está em convulsão; tudo isto é ocasionado porque a sociedade humana tem negado a Lei Divina do amor e da mansidão, fugindo do verdadeiro norteador moral que conduz ao equilíbrio.

A ciência do conhecimento sem Deus, a mundana, é retrograda e inimiga da humanidade, trazendo um falso progresso com destruição e morte, assim, sendo animal e demoníaca, como afirma Tiago.

Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? - 1ª Coríntios 1.19-20.

02. Divina - v. 17-18

A Sabedoria Divina é um presente de Deus que concede habilidade ao ser humano para usar o conhecimento conforme as Suas Leis e Mandamentos, visando o bem estar pessoal e dos outros.

O Apóstolo Paulo declara, conforme 1ª Coríntios 2.4-9: A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria (terrena), mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana (terrena), e sim no poder de Deus. Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (1ª Coríntios 1.26-29).

Sabedoria Divina frutifica no Poder do Espírito Santo (Gálatas 5.22-23), ou seja, manifesta o Caráter de Cristo.

A sabedoria, porém, lá do Alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz - Tiago 3.17-18.

Conclusão

Se a Sabedoria Divina é lá do Alto, do Trono de Deus, então a sabedoria mundana é lá de baixo, das trevas e demoníaca.

Você é inteligente e conhecedor de muitas coisas. Quem tem governado a tua inteligência, a sabedoria mundana ou a Divina?

Jesus é o Mestre de toda a Sabedoria Divina ensinada na terra, devemos sempre imitá-LO: E crescia Jesus em sabedoria, estatura e Graça, diante de Deus e dos homens - Lucas 2.52.

Você está crescendo na Sabedoria Divina, conforme a Palavra de Deus?

 

Se você citar a nossa autoria (Pr. Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Compartilhado em 20.06.2010 - 15.04.2017.