JÁ ENTENDEU COMO É O REINO DOS CÉUS? - Mt 13.44-52

Pr. Paulino Cordeiro | 30-11-2014 22:34:05

Na época de Jesus muitas pessoas diziam que entendiam e que recebiam o Reino dos Céus, mas nenhuma mudança de vida acontecia, apenas uma minoria se tornava Crente de verdade. Porque será que esta história continua se repetindo através dos tempos?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.8mb).

Você já entendeu como é o Reino dos Céus?

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração... Hebreus 3.15.

01. É semelhante a um tesouro oculto

Trata-se de um campo comum que tinha um valor comum, mas, certo homem descobriu que ali havia um tesouro que muito lhe interessava.

O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo - Mateus 13.44.

Comentários:

O Reino dos Céus: Um sistema espiritual/sobrenatural governado pelo Deus Todo-Poderoso.

É semelhante a um tesouro oculto no campo: O campo é o mundo, o Reino dos Céus está oculto como o mais precioso tesouro.

Certo homem tendo achado um tesouro: O ouvinte da Palavra que se converte acha um Tesouro Celestial, o Reino de Deus.

Escondeu o tesouro: Recebeu a Salvação de Jesus e guarda no coração a Palavra para não pecar (Salmo 119.11)

Transbordante de alegria: Quem sai da escravidão das trevas e passa para o Reino de Deus fica transbordante da alegria da Salvação.

Vai e vende tudo o que tem: Sai do Domínio do mundo, pois, as coisas do mundo já não estão em primeiro lugar.

Compra aquele campo: As coisas de Deus passam a ter prioridade na sua vida (Mateus 6.33). Note que "certo homem" quer o Tesouro, mas compra o campo, ou seja, ele não quer o Reino dos Céus só para ele, quer o mundo inteiro para o reino dos Céus.

Você já encontrou este Tesouro oculto?

Você está levando o mundo inteiro para Jesus?

02. É semelhante a uma pérola de grande valor

Podemos perceber que se trata de um negociador medíocre, pois procurava apenas pérolas boas e entrou em crise ao ver uma pérola imensamente superior a todas as que já tinha visto.

O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra - Mateus 13.45-46.

Comentários:

O Reino dos Céus: Um sistema espiritual/sobrenatural governado pelo Deus Todo-Poderoso.

É semelhante a um negociador a procura de boas pérolas: O negociador procurava boas pérolas, ou seja, procurava uma vida espiritual boa, mas, era daqueles que acreditava que "todas as religiões levam a Deus".

Achou uma pérola de grande valor: Teve um encontro com o verdadeiro Deus e com o Salvador, o Senhor Jesus.

Vende tudo o que possui: Os prazeres e negócios do mundo já não lhe interessam mais, rompe com os poderes deste mundo.

Compra a pérola de grande valor: Vemos uma dedicação total, só lhe interessa a pérola de grande valor, o Reino dos Céus. Abandona todas as crendices e filosofias.

Notamos que este homem era sincero na sua busca, pois, ao encontrar algo imensamente superior, imediatamente decidiu ficar somente com a pérola de grande valor, o Reino dos Céus.

03. É semelhante a uma rede lançada ao mar

Se os pescadores selecionam os peixes que lhes interessa, muito mais rigoroso será Jesus no dia do Juízo Final.

O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie.  E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam fora. Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes - Mateus 13.47-50.

Comentários:

O Reino dos Céus: Um sistema espiritual/sobrenatural governado pelo Deus Todo-Poderoso.

É semelhante a uma rede lançada ao mar: Assim como um pescador lança a rede no mar, Deus lançou o Plano da Salvação no mundo (João 3.16).

Recolhe peixes de toda a espécie: O Plano da Salvação é para todos os tipos de pessoas, Deus não tem preferidos, Ele quer arrependimento e conversão.

Os pescadores recolhem os bons peixes: Assim como os pescadores recolhem para si somente os bons peixes, Deus também recolhe para si somente os verdadeiros Crentes.

Os peixes ruins jogam fora: Assim como os peixes ruins não interessam aos pecadores, também as pessoas ruins e rebeldes serão lançadas para fora do Reino dos Céus.

Assim será na segunda vinda de Jesus: Deus enviou o seu Filho Jesus para atrair para si todos os pecadores arrependidos, porém, os maus serão lançados na condenação eterna.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado - Marcos 16.15-16.

Conclusão

O reino dos Céus...

É semelhante a um tesouro oculto...

É semelhante a uma pérola de grande valor...

É semelhante a uma rede lançada ao mar...

Entendestes todas estas coisas?

Responderam-lhe: Sim!

Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas - Mateus 13.51-52.

Nestas parábolas Jesus se compara a um escriba que conhecia toda a Lei e os Profetas, que agora estava anunciando o Tempo da Graça sem invalidar a Lei. Os escribas eram mestres da Lei, conhecedores sobre o Reino de Deus e que deviam ensinar valores novos sem ignorar os ensinamentos antigos.

Entendestes todas estas soisas?

Onde está o teu coração, nas coisas do mundo ou no Reino dos Céus?

Jesus é o Senhor e Salvador da tua vida?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 30.11.2014 - Noite.