CONFIANÇA - Salmo 20.6-8

Pr. Paulino Cordeiro | 01-03-2010 14:44:08

Confiança não é a negação dos poderes materiais e muito menos dos poderes sobrenaturais.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.20Mb)

Existem pessoas que negam totalmente a confiança ao Deus Todo-Poderoso, mas confiam em outras divindades; por outro lado há pessoas que negam totalmente a existência do sobrenatural e apegam-se exclusivamente ao mundo material.

Alguns não aceitam certos tratamentos médicos, por confiarem somente no Senhor Deus Criador dos Céus e da Terra; outros não fazem seguros de seus de seus bens porque dizem que Deus guarda suas propriedades.

Deus, aos seus filhos e filhas, confia na realização de coisas possíveis, sendo que as impossíveis só acontecerão na mesma intensidade da confiança que dedicarmos a Ele.

01.   Na Salvação de Deus

O Rei Davi foi ungido para presidir a Nação de Israel e conduzi-la segundo os Mandamentos de Deus, assim como hoje, homens santos são ungidos para presidirem o povo de Deus através de Igrejas locais e conduzi-los nas Sagradas Doutrina.

A situação era extremamente crítica, tudo conspirava contra ele e seu povo, eram minoria contra um exército inimigo forte e ameaçador, porém a sua confiança estava no SENHOR: Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu Santo Céu com a vitoriosa força de sua destra.

"Agora sei" expressa uma confiança e fé, inconfundíveis, no único Deus que do seu Trono ordena a vitória contra os inimigos.

A confiança na Salvação de Deus deve ser constante, basta crer: O SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar - Deuteronômio 20.4 (João 3.16).

Você pode falar constantemente como Davi? - Agora sei!

02.   Em Bens Materiais - Coisas e Pessoas

Confiança em bens materiais é sempre o assunto do momento, em todas as camadas sociais, independente das suas crenças religiosas. A tônica da conversa quase sempre está ligada a decepções com coisas ou pessoas. Isto vem acontecendo porque as pessoas estão com a confiança focada inversamente, ou seja, confiam mais na criação de Deus do que no Deus Criador.

Uns confiam em carros, outros, em cavalos - v.7a

Deus a tudo perfeito criou, mas, o ser humano, desejando brincar de deus, cria as suas "engenhocas" que aos seus olhos são avanços científicos, porém, na verdade, são retrocessos que afastam da confiança em Deus e destroem a perfeita criação do único Deus Criador (Jeremias 17.5).

O ser humano cada vez confia menos em Deus e mais cometa injustiças, apegando-se desesperadamente aos seus inventos científicos (Mateus 24.12).         

Eles se encurvam e caem - v.8a.

"Eles", os inimigos, jamais vencerão as pessoas que confiam em Deus, pois o próprio Deus guerreia contra os inimigos dos seus filhos e filhas; então "eles se encurvam e caem".

03. Na Glória de Deus

Os filhos e as filhas de Deus confiam na Glória de Deus, vivem para a Glória de Deus, tudo o que tem e fazem é para a Glória de Deus (1º Coríntios 10.31).

...nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus - v.7b.

Pessoas caem diariamente e permanecem caídas porque amam mais a glória dos homens do que a glória de Deus (João 12.43).... nós, porém, (se cairmos) nos levantamos e nos mantemos de pé - v.8b.

Quem quiser ser intimo do Pai, confie na sua Glória, esqueça-se da glória na intelectualidade, nos títulos sociais, nas qualificações profissionais, nos cargos eclesiásticos e confie somente na Glória do Deus Todo-Poderoso.

Conclusão

Confiar no SENHOR é crer cegamente nas suas promessas, esperando o mover do Espírito Santo de Deus fazer acontecer os eventos impossíveis aos humanos.

Confiar cegamente no Senhor é negar a nossa auto-suficiência miseravelmente racional, sujeitando e potencializando a nossa inteligência ao sobrenatural de Deus e Pai.

Confiar em Deus é desenvolver inteligência sobrenatural, tendo plena certeza de fé que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! (Efésios 3.20).

Confiar em Deus é perder o controle racional e a lógica humana, passando a confiar exclusivamente no Espírito Santo de Deus que opera em nós e através de nós.

Jogue nas mãos de Deus Pai o lixo humano que há em você, falhas e defeitos, ansiedades, pois, Ele é o teu Criador e saberá como, quando e onde repará-lo.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 28.02.2010 - noite.