A ÁGUA QUE DEUS DÁ NO DESERTO - Êxodo 17.1-6

Pr. Paulino Cordeiro | 31-03-2015 10:41:54

 

O povo estava murmurando porque sua visão ainda estava distorcida, estavam acostumados com os rios do Egito (Egito tipifica o mundo) e ainda não haviam aprendido a receber das mãos de Deus. Aparentemente, receber do mundo é bem mais fácil do que depender de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.4mb).

Êxodo 17.5-6: Respondeu o SENHOR a Moisés: Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai. Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.

 - Notem que aqueles que murmuram não verão a Deus, pois Deus determinou que somente "alguns dos anciãos" fossem à frente com Moisés. Também determinou a Moisés "leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio" "Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe".

Conforme Êxodo 7.15-20 está se referindo ao bordão usado para derrotar o Faraó, quando tocou as águas do rio, no Egito, e transformou-se em sangue.

No mundo em que vivemos existem diversos tipos de água, mas só a água pura é boa para beber. Assim também é no mundo espiritual há muitas fontes (seitas, filosofias, televisão, internet...) só Jesus satisfaz completamente as pessoas, Ele é o Rio de Água Viva.

Água impura mata!

Deus é o nosso escape, sempre oferece a melhor solução.

01. O deserto é como o mundo

Êxodo 17.1-3 - Tendo partido toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do SENHOR, acamparam-se em Refidim; e não havia ali água para o povo beber. Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR? Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?

Ali no deserto haviam fontes de intriga, murmuração, espírito crítico, divisão, julgamento do líder Moisés e até de Deus. O mundo é assim, uma guerra infernal.

No deserto do mundo, não há água viva, água pura vem do Senhor.

No deserto do mundo o povo está sedento, as pessoas agem segundo os impulsos da carne e ditames das trevas, acham que Deus e seus servos são obrigados a fazerem tudo o que querem.

No deserto do mundo Jesus convida: - Se alguém tem sede, venha a MIM e beba. Quem crer em MIM, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva - João 7,37b-38.

O povo murmurou (v.3) - No deserto sem a água viva nós fraquejamos, caímos em tentações. Mas, como aquele povo foi provado, não podemos esquecer que Deus nos prova. Aqueles que murmuraram não entraram na terra prometida.

02. No deserto Deus fala

Êxodo 17.4-5: Então, clamou Moisés ao SENHOR: Que farei a este povo? Só lhe resta apedrejar-me. Respondeu o SENHOR a Moisés: Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai. 

No mundo é como no deserto, estamos sós, cercados de opressão espiritual, tudo é contra nós, pois o mundo é inimigo de Deus. Olhemos para o exemplo de Moisés, ele clamou ao Deus que poderia dar a água viva: Então, clamou Moisés ao SENHOR: Que farei a este povo? (v.4).

No mundo é como no deserto, estamos sós, apenas Deus nos ouve e fala conosco, o Senhor falou a Moisés: toma contigo alguns dos anciãos de Israel, leva contigo em mão o bordão com que feriste o rio e vai (v.5). Na hora do apuro basta clamarmos a Deus que nos ouve e dá orientações para não perecermos.

03. No deserto a água jorra da rocha

Quando nos deparamos com obstáculos intransponíveis basta clamar ao Deus dos impossíveis para recebermos orientações exatas.

Êxodo 17.6: Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.

Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha - Fala da Onipresença, Onipotência e Onisciência de Deus em nossa vida. Não importa a situação, por mais terrível que pareça, Deus está presente, basta crer e clamar.

- Deus sabe de tudo, quando confiamos Ele vai à frente, as bênçãos já estão disponíveis a nós (Salmo 37.5). Basta confiarmos com inteireza de coração que as maravilhas nos esperam (Josué 3.5).

1ª Coríntios 10.1-5: Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto.

Bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Lá no deserto a pedra era Cristo, o Filho de Deus, a Pedra Angular, quando morreu na cruz, DELE saiu água ao ser ferido com a lança do soldado - João 19.34 - Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Jesus é a Rocha ferida 1ª Pedro 2.24 - carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

Jesus faz de você uma fonte Jo 4.13-14: Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.     

Jesus é a Rocha da nossa salvação.

Conclusão

Jesus faz correr rios de água viva do coração dos que crêem NELE (Jo 7.38) e derrama do seu Espírito sobre nós.

Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes; e brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes das águas - Isaías 44.3.

Neste "deserto", devemos ouvir a voz de Deus, olhar com fé para a Rocha Ferida, e bebermos abundantemente da Água Viva, deixar que a fonte e os rios de Água Viva corram em nós e através de nós.

Jesus é o nosso Redentor e Salvador!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 15.10.2006 e 29.03.2015 - Manhã.