ABENÇOANDO SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS – 3ª João 1-4

| 28-08-2014 8:31:42

Tenho me dedicado em abençoar as pessoas de forma completa, segundo a Bíblia, e com sinceridade. Neste texto, João confirma minhas expectativas de pastor. O que ele oferece é algo maravilhoso e totalmente sobrenatural, simples e poderoso, totalizante como dois mais são quatro.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.1mb).

Vemos que João fez votos de prosperidade e saúde porque a alma de Gaio já era próspera.

01. Fazer votos (decisão de apresentar a minha vontade)

O sábio Salomão, em Eclesiastes 5.5 diz: Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.

Quando o Apóstolo João diz: faço votos, ele deixa bem claro que está profetizando bênçãos de prosperidade na vida de quem já ocupava a sua alma prioritariamente com as coisas de Deus.

O voto Cristão deve estar em harmonia com a Palavra de Deus. Note bem, o Apóstolo vota prosperidade assim como é próspera a alma.

Nunca podemos perder de vista que o nosso voto deve estar submisso a vontade de Deus. Fora disto será puramente voto tolo.

Fazer voto é apresentar a minha vontade, entretanto de nada vale se a minha vontade não estiver em harmonia com a vontade de Deus.

02. Faço voto por tua prosperidade (estar bem de vida), assim como é próspera tua a alma

O verdadeiro conceito de prosperidade nasce na alma de cada pessoa, sendo externando pela sua prática diária do bem, de maneira que a sua conduta seja motivo de notória admiração.

3ª João 3-4: Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.

Você está entendendo o que é prosperidade?

Salmo 68.6 - Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos-escravos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.

Você será próspero somente se tiver prazer nos Mandamentos de Deus: Salmo 112.1-3 Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.

João vota por sucesso profissional, financeiro, intelectual de Gaio e deixa bem entendido que esta prosperidade está intimamente ligada a alma que está plena da Palavra de Deus.

Filipenses 4.8: Finalmente, irmãos, (se vocês quiserem ser prósperos), tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento/alma.

Devemos entender que a prosperidade espiritual, material e intelectual é consequência da prosperidade da alma.

Quais são as riquezas que habitam na tua alma, você anda na verdade?

03. Faço voto por tua saúde, assim como é próspera a tua alma

Salute, o mais alto estado do vigor mental e físico; estado de equilíbrio e completo bem-estar físico, mental e social (Organização Mundial de Saúde); salvação.

João abençoa a saúde de um homem que conhecia muito bem, era amado amigo de trabalho, desejando a ele benção completa para vencer as lutas deste mundo.

Isaías 38.16 - Senhor, por estas disposições tuas vivem os homens, e inteiramente delas depende o meu espírito; portanto, restaura-me a saúde e faze-me viver.

Devemos entender que a prosperidade na saúde é consequência da prosperidade da alma.

Deuteronômio 32.39: Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; Eu mato e Eu faço viver; Eu firo e Eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.

É muito melhor estar na mão do Deus Vivo do que estar na mão de satanás, veja o que Deus faz: Eu mato e Eu faço viver; Eu firo e Eu saro.

Veja o que Jesus faz: João 10.10b - Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Agora veja o que satanás faz: João 10.10a - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir.

A saúde de uma pessoa tem tudo a ver com o seu estado mental e consequentemente espiritual.

Deus já fez as suas promessas imutáveis, vida abundante ou vida miserável, a escolha é nossa!

04. Assim como é próspera a tua alma (consciência, razão, sentimentos, emoções)

João está abençoando a vida não material de Gaio, pois, dela depende a prosperidade nas demais áreas; é uma cobertura de bênção muito linda.

O que é prosperidade da alma?

Veja o Salmo 1: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Prosperidade da alma é ter a cabeça cheia de Deus e Seus propósitos, é viver exclusivamente conforme a Palavra de Deus.

Mateus 6.33 - Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Conclusão

Irmãos notem bem, votar conforme a vontade de Deus é votar prosperidade e saúde nas mesmas proporções da prosperidade da alma.

Há muitas pessoas querendo ficar ricas, mas estão com alma arrebentada sem a menor intenção de receber o tratamento de Deus. Será que tais pessoas algum dia serão verdadeiramente prósperas?

Jesus coloca sempre as coisas do Reino em primeiro lugar e afirma que as demais coisas necessárias serão acrescentadas.

Que Palavra gostosa de ouvir quando se tem uma vida com Deus.

Que emoção é eu ter a certeza de que Deus cuida de mim na mesma proporção em que eu cuido da minha alma.

Deus nos amou de tal maneira que deu o Seu Filho... para nos dar saúde eterna... corpo glorificado.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 23.08.2014 - Noite.