PLENITUDE DE DEUS – EXERCÍCIO – Efésios 3.14-21

| 20-02-2010 13:34:40

Plenitude de Deus envolve o próprio Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo e a Palavra de Deus, formando o Conselho Sobrenatural para habilitar o Crente a uma vida Cristã vitoriosa.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.38Mb)

O Apóstolo Paulo ora a Deus, de joelhos, suplicando para que a Igreja fosse tomada pelo Poder do Espírito Santo e assim pudesse conhecer, obedecer e exercitar o amor de Cristo, sendo envolvida pela plenitude de Deus.

Para vivermos a Plenitude de Deus, primeiramente é necessário tomarmos uma decisão pela salvação em Jesus Cristo, ou seja, conversão para o Reino de Deus e, mediante esta atitude, o Espírito Santo de Deus passa a habitar em nós (João 3.3-8).

Precisamos conhecer, nos submetermos e desenvolver exercício espiritual para ficarmos cheios do Espírito (Plenitude de Deus), pois sabemos que o próprio Espírito Santo de Deus conduz o crente conforme o Seu prazer para suprir as necessidades pessoais e locais (1ª Coríntios 12.7-11).

Temos alguns elementos básicos para a caminhada na plenitude de Deus, comuns a todos aqueles que quiserem andar guiados pelo Espírito Santo: 01. Conhecimento; 02. Submissão; 03. Exercício. Hoje estaremos compartilhando apenas o terceiro ponto.

01. Exercício espiritual Individual

Exercício espiritual é o ato de colocar em prática os Mandamentos de Deus. Sem esforço pessoal na vida Cristã diária, conhecendo a vontade de Deus, sendo submisso e praticando o exercício espiritual, jamais poderei experimentar a Plenitude de Deus ou ser bem sucedido no Reino de Deus.

A vida cristã requer exercício da piedade: Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser - 1ª Timóteo 4.7-8.

Habite Cristo no vosso coração, pela fé, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. - Efésios 3.17-19. Mas como acontecerá isto na minha vida? - Pela leitura da Bíblia; obediência ao que a Bíblia manda; oração e jejum; caridade e exercitar a fé; são estas algumas ordenanças que conduzem à vida eterna com Deus Pai e Jesus, obtendo o fim da vossa fé a salvação.

Ora, nós conhecemos AQUELE (Deus) que disse: A Mim pertence a vingança; Eu retribuirei. E outra vez: O SENHOR (Deus) julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo - Hebreus 10.30-31.

Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado... Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. - Gálatas 6.1-8.

Como tenho conduzido o meu exercício espiritual diário?

02. Exercício Espiritual Comunitário

Se somos um corpo em Cristo (1ª Coríntios 12.12-14), como sobreviveremos sem o exercício espiritual comunitário?

Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima - Hebreus - 10.25. 

A vida comunitária é a maior escola de aprendizado que existe, se alguém quiser conhecer uma aberração espiritual procure uma pessoa que se diz crente e vive isolada dos filhos e filhas de Deus Pai.

Exercício Espiritual Comunitário exige sujeição de uns para com os outros e ajuda mútua: Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Porque nos temos tornado participantes de Cristo (Jesus é a cabeça e nós somos o corpo), se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos - Hebreus 3.12-14.

É a partir do avivamento individual que prospera o avivamento comunitário. O Exercício Espiritual Comunitário é Cristocentrico e é movido pelo poder do Espírito Santo, pois a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso, mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente (1ª Coríntios 12.7 e 11).

Conclusão

A Bíblia ensina que no caminho do avivamento, para sermos envolvidos pela Plenitude de Deus, é fundamental o Exercício Espiritual, tanto individual como comunitário, conforme Efésios 5.18-21: E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 14.02.2010 - noite.