SANTO LUGAR OU VERDADE - ALTAR DO INCENSO - Êxodo 30.1-10,34-36 (Pr. Paulino Cor

10,34 | 20-05-2013 10:53:06

O Altar de incenso ou Altar Dourado fica no Santo Lugar ou Verdade. O Santo Lugar representa a alma humana, o lugar das coisas racionais. É ali que preparamos o nosso ser para adorarmos a IAVÉ, o Deus Eterno.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 8.9mb).

Vimos que na alma nasce a disposição para a Comunhão Santa, também vimos que para alma só existe uma única fonte de iluminação verdadeira, Jesus, tipificado pelo Candelabro de ouro que era única fonte de luz naquele lugar; agora, passaremos a entender um pouco mais sobre o Altar Dourado. 

1.  O Altar do Incenso ou Altar Dourado

Era a última mobília no Santo Lugar, em frente ao véu que separava do Santíssimo Lugar. Esta maravilhosa mobília representa Cristo, nosso intercessor que conduz ao Pai: E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por Ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus - Efésios 2.16-19. 

Tinha um chifre em cada canto, apontando para Jesus o Salvador todo Poderoso. Estes chifres eram aspergidos com sangue uma vez por ano (Ex 30.10), simbolizando o poder que há no Sangue de Jesus, que intercede pelos pecadores (Hb 9.11-12). 

Hoje, onde fica o Altar do Incenso?  

Na alma, é um desejo racional e prazeroso cultivado numa mente Cristã sadia, buscando uma constante comunicação com Deus, em nome de Jesus e no Poder do Espirito Santo. 

Todo o poder e toda a autoridade, procedem daquilo que entronizamos nas nossas mentes/almas: Filipenses 4.8-9 -Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.  

Cuidado com tudo aquilo que provoca desequilíbrio mental em relação ao verdadeiro equilíbrio que procede de Deus e sua Palavra.  

2.  O Incenso 

A fumaça do incenso subia para Deus como aroma agradável, assim é a oração de Jesus e dos justos: Salmo 141.2 - Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina. 

Apocalipse 5.8-9 - ...os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos...  

O Incenso era queimado continuamente no Altar de Ouro: Ex 30.7-9 - Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me avistarei contigo. Arão queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o
queimará.  Quando, ao crepúsculo da tarde, acender as lâmpadas, o queimará; será incenso contínuo perante o SENHOR, pelas vossas gerações.  Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem ofertas de manjares; nem tampouco derramareis libações sobre ele.
  

Hoje, onde deve ser queimado incenso? Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos -  Ef 6.17-18.  

No Altar de Sacrifícios é o lugar onde Cristo purifica o pecador; no Altar do Incenso Cristo provê as necessidades dos Filhos e Filhas de Deus.  

Jesus orou por Pedro: Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!   Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos - Lc 22.31-32.  

Que a tua fé não desfaleça, e Pedro não esmoreceu; caiu, mas não permaneceu caído. 

Jesus está presente, recebe nossas orações e leva ao Trono do Pai: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por MIM -  Jo 14.6 (Ap. 5.8). 

O Incenso queimado no Altar de Ouro representa a comunicação do Crente com Deus Pai, no Poder do Espírito Santo. Sempre é uma grande alegria poder orar. As reuniões de orações não são peso, participamos com alegria no coração.  

3.    Elementos do Incenso 

Estes elementos representam a Verdadeira Oração:

a) Estoraque: Quer dizer uma gota. Um arbusto chamado mirra, encontrado nos montes de Gileade, libera espontaneamente gotas de uma resina aromática. Representa a espontaneidade da oração que agrada a Deus. Esta espontaneidade é liberada pelo enchimento do
Espírito Santo  -  Ef 5.18-20.  

b) Ônica ou Onicha: Quer dizer concha aromática. Então, é um pó extraído da concha de um molusco semelhante a um marisco do fundo do Mar Vermelho, que ao ser queimado libera um forte aroma. Significa que a Verdadeira Oração deve sair das profundezas do coração/alma.  

c) Gálbano: Uma resina que aparece na parte mais baixa do talo de uma erva encontrada no Mar Mediterrâneo com talos espessos, tendo folhas bem verdes e flores amarelas. Tem um cheiro almiscarado, incitante e é valioso porque é fixador de perfumes misturados. 

Esta resina é quebrada e moída para proceder-se com a mistura, significando que a oração deve nascer de um coração quebrantado: Sl. 51.16-17 Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.  Sacrifícios agradáveis a
Deus são
o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus
.  

d) Incenso puro 

Amargo ao paladar. Estraido da árvore olíbano, sua casca é ferida e a rezina saia lentamente. Fala do Jesus ferido. Só pelo sacrifício de Jesus que as nossas orações são atendidas.  

Isaías 53.10-11: Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.  

Conclusão 

Tua oração agrada ao SENHOR?

Tem aroma agradável na presença de Deus?

Provérbio 15.8: O sacrifício dos perversos é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento.

Provérbio 23.17: Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel. 

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade
Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 14.12.2008 e 19.05.2013 - noite.