GUERRA – NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO - EF 1.15-22; 2.4-6

6 | 20-04-2007 17:09:39

Prega-se vitória, libertação das obras malignas, mas sempre em relação a vida do crente. As trevas têm cegado o entendimento de guerra espiritual, pois vai além da vida pessoal, é a conquista dos perdidos para Jesus.

Você já tomou um osso de um cão faminto? Ele não quer largar de modo nenhum, faz o maior barulho. Evangelizar é assim, o diabo é um cão faminto, mas com uma diferença, a vitória já está garantida por Jesus. Aleluia! A Bíblia diz em Colossenses 1:13: Ele (Deus Pai) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor.

Que maravilha, fomos escravos do diabo, agora somos filhos de Deus. Isto aconteceu porque alguém orou por nós e mostrou-nos a verdade da salvação. Portanto, quando testemunhamos e evangelizamos, estamos tirando vidas da boca do cão faminto, resgatando vidas do reino de satanás e levando-as para o Reino de Deus, isto é guerra espiritual.

01.   A posição de Jesus, o Cristo - Ef 1.20-22

Jesus se fez homem, foi humilhado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas foi sobremaneira exaltado, estando assentado à direita de Deus Pai, nos lugares celestiais.

Na carta aos crentes de Éfeso 1:20, encontramos as seguintes afirmações:  a) Após a ressurreição, Deus O assentou à Sua direita; b) Recebeu autoridade acima de todo principado, e potestade, e domínio, e poder, c) Deus pôs todas as coisas debaixo dos pés de Jesus, inclusive satanás.

Jesus Cristo é soberano sobre tudo e sobre todos, Ele também é Senhor sobre satanás. Muito crente pensa que existe uma luta entre Deus e o Diabo. Quem é o diabo para enfrentar o eterno El Shadai, Deus todo Poderoso?

Deus reina sobre todo o universo. Ele domina. No livro de Jó fica claro, pois para satanás tentá-lo, precisou pedir permissão a Deus. Se satanás tivesse autonomia para fazer o mal, não existiriam igrejas, pastores, pregadores, nem crentes.

Satanás está na jaula - 1Pe 5.8 - se você estiver em obediência, satanás apenas fará barulho, não poderá pegá-lo porque ele também está sob a soberania de Deus. Essa é a posição de Cristo, à direita de Deus, no comando.

02.   Nossa posição em Jesus, o Cristo - Ef 2.4-6

Como vimos, Ef 1:20-22 afirma que Jesus ressuscitou e foi colocado assentado à direita do Pai, nos lugares celestiais, Aleluia!

E nós, qual é a nossa posição espiritual? Efésios 2.4-6 - diz que andávamos segundo o curso deste mundo, segundo os desejos da nossa carne, dirigidos pelo diabo; por isso estávamos mortos para Deus, mas pelo Seu grande amor nos deu vida em Cristo, pela Graça fomos salvos.

Esta é a posição do crente - V.6: Ressuscitado com Cristo, assentado nos lugares celestiais, acima de tudo. Dessa forma, o crente tem poder para dominar satanás, expulsar demônios e exercer autoridade sobre toda obra maligna. Aleluia!

Infelizmente, muitos crentes não lêem a Bíblia, não sabem disso e vivem derrotados na vida cristã, sem discernimento, e nem sequer imaginam que estão numa guerra espiritual. Por outro lado, há, também, pastores que não sabem o que é isso, ignoram o poder das trevas, dizem que se trata de manifestações de histeria ou de ataque epiléptico. Há pastores que diante da manifestação de demônios mandam levar o endemoninhado à farmácia e lhe aplicam forte injeção, um  "sossega leão".

satanás  tem autonomia sobre os filhos das trevas, mas não tem poder sobre os filhos de Deus, pois estamos assentados nos lugares celestiais, em Jesus, o Cristo.

03. Jesus ordena assumir a posição - Mc 16.15-18

O soldado, em guerra, precisa conhecer a sua posição, ouvir e obedecer ao comando, caso contrário morrerá. Muitas vezes nos sentimos incapazes para a guerra espiritual, precisamos entender a nossa posição para enfrentar o inimigo.

Muitos crentes não expulsam demônios e dizem, isso é para quem tem Dom. É um grave engano, pois Jesus, o Cristo, afirmou: Ide ... Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expelirão demônios...

Em Atos 26.16-18, Jesus disse para Paulo, assuma a tua posição de crente: Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci para te constituir ministro e testemunha, tanto das cousas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda; livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

No V.18, Paulo está testemunhando do poder e da autoridade que recebeu para: a) abrir a visão espiritual dos perdidos; b) convertê-los das trevas para a luz; c) convertê-los da potestade de Satanás para Deus.

O testemunho e o evangelismo têm um propósito bem definido: a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em Mim.

Assuma a tua posição de crente obediente e experimente a alegria da vitória, ganhando vidas para Jesus.

Conclusão

Se você é verdadeiro crente e se Jesus, o Cristo, é soberano na tua vida, se você é obediente à Palavra de Deus, saiba que está assentado acima de todo poder de Satanás, e pode exercer autoridade, em nome de Jesus, contra todos os poderes das trevas.

Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8.31-39.

                  Pr. Paulino Cordeiro - 15.04.2007 - noite