UM CEGO COM VISÃO - Marcos 10.46-52

Pr. Paulino Cordeiro | 26-01-2018 11:29:01

Este milagre aconteceu nos dias que antecediam aos preparativos da celebração da Páscoa, pois, todos os Judeus com idade superior a doze anos eram obrigados a estarem no Templo em Jerusalém para essa festa.

Pelo comportamento do cego Bartimeu, notamos o seu elevado entendimento espiritual, pois, assentou-se estrategicamente à beira do caminho, sabia exatamente quem por ali passaria e ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

Quero estar compartilhando algumas vantagens de quem tem visão espiritual Cristã:

01.    Quem tem visão espiritual reconhece a autoridade de Jesus

Bartimeu, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

Há séculos, os Judeus, vinham esperando a vinda do Messias Salvador que seria um grande Rei, o "Filho de David" e Bartimeu ali estava à beira da estrada, cego dos olhos, mas com excelente visão espiritual, pois soube identificar que o Messias Prometido estava naquele lugar.

Bartimeu era cego, mas ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

Esta declaração foi uma profunda atitude de fé, pois, Bartimeu soube identificar que Jesus não era um falso messias. Ao chamar Jesus de Filho de Davi, Bartimeu estava confessando que somente Jesus era Soberano e tinha Poder para salvar tanto da cegueira física como para a vida eterna. 

E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi tem misericórdia de mim! - v.48.

Bartimeu não se acovardou, ouviu que era Jesus, creu com seu entendimento e confessou publicamente a sua fé (Romanos 10.9-10) e teve a sua vida transformada.        

02.    Quem tem visão espiritual sabe que só Jesus pode curar - v. 47-48

Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!   

Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 

Bartimeu era um excluído, pobre e miserável, ao exclamar tem misericórdia de mim, tem compaixão de mim, estava reconhecendo que somente Jesus, o Filho de Deus, poderia curá-lo. Ele era um excluído e nenhuma autoridade espiritual de Israel teria poder ou iniciativa para curá-lo daquela miséria. É nesse contexto que Bartimeu apela para que Jesus veja a sua miséria com os olhos do coração.

Misericórdia e compaixão transmitem a idéia de sentir dor no coração ao ver a miséria dos outros. É aí que podemos compreender a visão espiritual de Bartimeu, como poderia saber que Jesus daria um fim às suas dores e misérias?

A expressão Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Revela um verdadeiro Crente, um cego com visão espiritual.

Para recebermos a Cura Divina precisamos clamar pela misericórdia de Jesus; reconhecer que somos miseráveis, sem nenhum poder, que só Jesus cura e declarar isto publicamente, mesmo que o mundo mande que calemos.

03.   Quem tem visão espiritual busca o Poder de Jesus

Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus - v.51.

Certa vez Jesus disse que o Reino de Deus é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele (Mateus 11.12). Bartimeu, que lição de vida, levantou-se de um salto, grande esforço, nem sequer pediu uma mãozinha, foi ter com Jesus, Médico dos médicos (Lucas 5.31: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes).

Bartimeu era cego fisicamente, mas tinha uma visão espiritual muito apurada a respeito do Mestre Jesus e a respeito da sua situação. Diferentemente do paralítico de Betesda (João 5), que só murmurava e buscava a esmola, Bartimeu buscou o Poder de Jesus.

Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.

Bartimeu vivia de esmolas, mas não se conformou com esta situação humilhante, ao ser questionado por Jesus: Que queres que eu te faça?  Ousou pedir a grande misericórdia: Mestre, que eu torne a ver. 

Muitos Crentes ainda estão murmurando e pedindo esmolas como o doente do tanque de Betesda (João 5.5-7). Jesus não veio para dar esmolas, veio para buscar e salvar o perdido (Lucas 19.10), muitos apenas querem alívio para as suas dores, não querem tornar à saúde, não querem abandonar o pecado, apenas querem alívio para as consequências do pecado.

Conclusão

Você quer ver milagres na tua vida?

Reconheça que somente Jesus tem poder e misericórdia para curar toda a miséria que escraviza e atormenta.  

Bartimeu tinha uma deficiência física, a cegueira, mas tinha uma excelente visão espiritual, buscou ao Mestre Jesus para curá-lo e libertá-lo daquela escravidão. Ele ousou desafiar os que se julgam perfeitos, confessou publicamente a sua miséria e recebeu a Graça de Deus em Cristo Jesus.

Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, Ele te chama - v.49.

Continue clamando a Deus, busque e confesse a Jesus publicamente, obedeça à Palavra, se esforce que brevemente toda a humilhação será retirada.   

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 02.03.2008 e 05.08.2012 e 20.01.2018.