JESUS, O SERVO DO SENHOR – Isaías 42.1-9

| 29-09-2015 11:56:47

Na história do povo de Deus recebem o título de servo as pessoas que cumprem uma tarefa importante no serviço do Senhor. É neste sentido que o profeta Isaías aponta para Jesus como o Servo do Senhor.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.1).

Sob a direção do Espírito Santo, o Servo estará capacitado para realizar a sua gloriosa missão, anunciará salvação e juízo para todos os povos e IAVÉ, o Deus Criador, será anunciado para todas as nações.

Jesus veio como o Servo de Deus, cumpriu sua missão e ordenou aos seus discípulos: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado - Mateus 28.19-20.

Vejamos o que Deus prometeu pela boca do profeta Isaías há 700 anos antes de Cristo.

01. Jesus promulgará o direito

Promulgar é o ato de anunciar publicamente. Neste caso, a missão é tornar pública a justiça e o juízo de Deus. Não se trata de um servo comum, é o escolhido de Deus e o Espírito do próprio Deus está sobre Ele.

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e Ele promulgará o direitopara os gentios.​Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça.​Não esmagaráa cana quebrada, nem apagaráa torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito- Isaías 42.1-3.

Com esta missão Jesus se torna muito conhecido entre os estrangeiros, pois, Ele promulgará o direito para os gentios.Não fará gritaria nas praças, nem agirá como os ditadores da terra explorando as fragilidades do povo (Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega), na verdade estará tornando público o Tempo da Graça e do grande amor de Deus. 

Disse Jesus: Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em MIM não permaneça nas trevas - João 12.46.

02. Os estrangeiros aguardarão a doutrina de Jesus

Podemos ver que não é um Deus qualquer que está prometendo, nem um Servo qualquer que tornará pública a Doutrina da Salvação aos estrangeiros.

Não desanimará, nem se quebraráaté que ponha na terra o direito; eas terras do mar aguardarão a sua doutrina.​Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela - Isaías 42.4-5.

O Servo do Senhor viverá cheio do Espírito de Deus (Lucas 4.1), porque o único Deus Criador enviou-O para ser nosso Salvador e redentor (Mateus 1.21), não desanimará, nem se quebrará (Filipenses 2.5-11).

03. Jesus é o mediador da Nova Aliança

Na Velha Aliança os Sumo Sacerdotes eram os mediadoresentre os pecadores Hebreus e Deus, oferecendo sangue de animais para purificação dos pecados;agora está anunciando um único mediadorque manifestará seu amor a todos os povos.

Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios;​para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas.​Eu sou o SENHOR (Êxodo 3.14-15), este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.​Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir- Isaías 42.6-9.

O mediador anunciado por Deus tem missão específica: Abrir os olhos dos cegos; tirar da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas. Este mediador, Jesus Cristo,está apto para cumprir sua missão, pois, o próprio Deus Eterno estará pessoalmente cuidando de todos os detalhes.

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,​o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos - 1ª Timóteo 2.5-6(Hebreus 9.22-28). 

Deus prometeu e cumpriu a sua promessa através do único Mediador, Jesus Cristo, portanto cuidado com os falsos mediadores apresentados por falsos profetas e falsos mestres.

Conclusão

Jesus veio como o servo do Senhor e obedeceu integralmente a vontade do Deus Criador (Fp 2.8); e nós, temos feito a vontade do Senhor Jesus?

O único meio para nos tornarmos Crentes é confessarmos a Jesus como Senhor de nossas vidas (Romanos 10.9-10) e obedecermos aos seus Mandamentos para sermos seus amigos, pois Ele disse"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando - João 15.14".

Jesus é o Servo do Senhor e a Igreja é a Serva de Cristo que recebe o Espírito Santo e assim poder servir ao Deus Criador.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 27.09.2015 - Manhã.