QUERES SER CURADO? – João 5.1-15

| 21-01-2013 10:25:12

Nenhum ser humano deseja viver na miséria, a mendigar, estamos sempre buscando a fonte que tem solução para os nossos problemas. A questão é ter entendimento para acertar a fonte.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.4mb).

Jesus sempre está disposto para abençoar, só precisa que as pessoas queiram a benção vinda das Suas misericordiosas mãos e não de falsas fontes de misericórdia.

Havia uma festa em Jerusalém, mas Jesus deixou a festa e foi ao Tanque de Betesda, que quer dizer casa de misericórdia, para ali manifestar a Verdadeira Misericórdia.

Vemos que o paralítico, antes de ser curado, era um homem azedo, murmurador, decepcionado e vivia num profundo estado de autocomiseração. Quando Jesus perguntou se queria ser curado, simplesmente reclamou: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim - v.7.

Muitas vezes também somos como esse homem, fazemo-nos vítimas da autocomiseração, ficamos com muita pena de nós mesmos, buscando misericórdia na fonte errada. Queres ser curado?

Aquele homem, acima de tudo era um paralítico espiritual!

Ah, se não fosse a misericórdia de Jesus para levantar-nos das paralisias!

01.     Queres ser curado da auto-estima?

Aquele pobre homem só conseguia enxergar a própria miséria, achava que estava no lugar certo para sua cura, no Tanque de betesda. Betesda representa a falsa misericórdia que cega e põe o ser humano no mais profundo estado de autocomiseração e decepção.

Vemos que a causa de sua paralisia era o pecado. Aquele homem estava decepcionado consigo mesmo, era escravo do pecado: Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior - v.14.

Toda e qualquer enfermidade é originada por punição ou provação. A punição é para os que não tratam os seus pecados com Deus e com as pessoas, visando quebrantamento; a provação é para os Crentes obedientes aos Mandamentos de Deus, visando crescimento.

O apóstolo Paulo reconheceu a sua miserabilidade e confessou: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo... Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7.18-24 (Rm 8.1-6).

Ao percebermos que não somos aquilo que Deus gostaria que fossemos, aborrecemo-nos, não é verdade? Aborrecemo-nos por não conseguirmos ser quem gostaríamos de ser, não é verdade?

Queres ser curado da tua auto-estima? Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ELE tudo fará. E ELE fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia - Salmo 37.5-6.

02.     Queres ser curado nos relacionamentos interpessoais?

Quem está no estado de autocomiseração, que é pecado, por causa do pecado, tem muita pena de si mesmo e exige que todos parem para chorar o seu lamento.

Olhem o seu ressentimento com as pessoas, a sua dolorosa amargura: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim - v.7.

A frustração nos relacionamentos surge quando estamos com a visão errada sobre nós, sobre as pessoas que nos cercam e quando estamos buscando a benção na fonte errada.

Aquele homem estava muito frustrado nos seus relacionamentos porque ele era igualzinho aos demais, só via o seu problema, embora formasse uma multidão, todos estavam solitários e todos estavam errados buscando a cura onde não havia poder. 

Se nos impressionarmos com o individualismo da multidão acabaremos solitários, sem comunhão e condições para entendermos a oferta de Jesus: Queres ser curado?

Aquele homem não tinha comunhão com verdadeiros Crentes, estava cercado de pessoas egoístas e traiçoeiras, como ele.

Então, não olhe e faça o que a multidão faz, para aquilo que o ser humano faz, olhe para o que o SENHOR Jesus pode fazer e faz!

Não deixe as tuas frustrações sufocarem o Poder de Deus para sarar a tua vida. Queres ser curado?

03.     Queres ser curado na tua fé?

O pobre paralítico tinha fé num poder falso, sua religião estava com o foco errado. Tinha fé que o revolver-se das águas poderiam curá-lo, mas aquilo era apenas um fenômeno natural, próprio de uma fonte que jorrava do subterrâneo.

Que tristeza, trinta e oito anos acreditando numa água milagreira, mas eis a grande oportunidade; o próprio SENHOR dos milagres aborda-o perguntando-lhe: Queres ser curado?

Como a falsa fé e a religiosidade são decepcionantes! Todos os religiosos de carteirinha freqüentavam o mesmo lugar, mas desprezavam uns aos outros, não tinham amor, estavam no lugar da falsa misericórdia, da hipocrisia.

Pobre homem, mesmo sendo insensível, Jesus usou de misericórdia para curá-lo: Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar - v.8-9a.

Ironicamente ainda tentaram impedir a benção: E aquele dia era sábado. Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda.  Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? - v.9b-12.

Esta experiência do paralítico alerta-nos para o cuidado com as famosas fórmulas e promessas de bênçãos fáceis ou atalhos milagreiros. Cuidado, estas coisas criam uma fé doentia e causam até paralisia espiritual.

Os verdadeiros Crentes precisam estar fundamentados somente na Palavra de Deus que conduz aos milagres e crescimento na fé: Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso 1ª Pedro 2.1-3.

A tua alma deve estar despida de toda a roupagem maltrapilha imposta pelas crendices e hipocrisias e revestida com a Palavra e o Poder de Deus (Rm 12.2).

04.     Queres ser curado?

Certa vez disse Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento - Lucas 5.31-32.

Jesus chegou a Jerusalém para uma festa dos judeus, mas Sua prioridade é pessoas e não eventos.

Jesus foi procurar o necessitado e vendo-o deitado perguntou: Queres ser curado? Parece uma pergunta tola, pois o homem estava num "lugar de cura", porém ali ofereciam uma falsa cura. Jesus sabia que aquele homem estava sendo enganado há trinta e oito anos.

Tua esperança está firmada em obras de engano, queres ser curado, queres mudar de vida?

Jesus não engana, nem dá esmolas, exige atitudes de fé: Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. - v.8 e 14.

Cuidado, o pecado causa enfermidades, sufoca e mata!

Deus declara:... Eu Sou o SENHOR, que te sara - Êxodo 15.26.

Conclusão

O tanque de Betesda era uma fraude espiritual, uma crendice mística. A fé errada faz com que as pessoas não entendam a proposta de Jesus, pois, Ele ofereceu a cura ao paralítico, sendo que não obteve resposta, apenas retornou uma reclamação cheia de amargura e autocomiseração.

Você tem respondido a pergunta de Jesus ou só tem reclamado?

Queres ser curado?

Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.  Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado - v. 8,9,14,15.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 24.08.2008 e 20.01.2013 - noite.