CAMINHOS – Provérbio 4.18-19

| 28-09-2009 20:54:43

Entendemos por caminhos, estradas ou vias por onde se deve percorrer para chegar-se a um destino exato.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.02Mb)

 

 

O Rei Salomão, cheio da sabedoria de Deus, descreve dois caminhos antagônicos, entretanto ambos, embora contrários, cada um deles conduz a um destino exato.

 01. O Caminho dos Perversos

Perverter é o ato de perturbar a ordem ideal, depravar, desvirtuar; é tornar-se perverso, corromper-se, depravar-se, desmoralizar-se.

O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam - v. 19 (Provérbio 4.14-17).

Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém; porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências - v. 16-17.

Quanto ao perverso, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido - Provérbios 5.22.

Aquilo que teme o perverso, isso lhe sobrevém, mas o anelo dos justos, Deus o cumpre - Provérbio 10.24.

O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos - Provérbios 16.28.

O caminho dos perversos está na contramão do caminho dos justos. Os justos que entrarem no caminho dos perversos, pervertidos serão.

02. O Caminho dos Justos

Justo é quem age conforme ao direito; é imparcial, reto, exato, ajustado, adequado, que procede com justiça e age na conformidade da justiça. Quem é justo não aumenta nem diminui, segue no reto Caminho.

Mas a vereda (caminho) dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito - v. 18.

O Rei Salomão, cheio do Espírito Santo de Deus, na inauguração do Templo, orou a Deus assim: Ouve Tu nos céus, e age, e julga teus servos, condenando o perverso, fazendo recair o seu proceder sobre a sua cabeça e justificando ao justo, para lhe retribuíres segundo a sua justiça - 1 Reis 8.32.

Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo - Provérbio 4.14-15.

Jesus é o nosso melhor modelo de Homem Justo, veio e andou conforme todos os mandamentos, no Caminho de Deus Pai.

O que você acha de andar no mesmo Caminho de Jesus?

O Caminho está aberto para todos, pois, disse Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14.6.

Só Jesus pode justificar o pecador, disse Deus pela boca Do Profeta Isaías: Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o Seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre Si - Isaías 53.11.

Conclusão

A maldição do SENHOR habita na casa do perverso, porém a morada dos justos ele abençoa - Provérbios 3.33.

Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida. Pois se considera e se converte de todas as transgressões que cometeu, certamente, viverá; não será morto. No entanto, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é direito. Não são os meus caminhos direitos, ó casa de Israel? E não são os vossos caminhos tortuosos? Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o SENHOR Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei - Ezequiel 18.27-32.

Aceite a proposta de Deus, abandone a todo o tipo de perversidade e ande no Caminho dos Justos!

 

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -27.09.2009 -noite.