GRATIDÃO – 1ª Pedro 1.1-9

| 20-12-2012 23:30:10

Gratidão é expressa por atitudes, obras e comportamentos que demonstram reconhecimento por benefício recebido, bendizendo ao doador do benefício.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.9mb).

Vivemos tempos terríveis de frivolidades do ser humano, de ingratidões e desafetos, notórios pelos quatro cantos da terra. A resposta está num ditado popular que, diante de tudo isto, afirma "é falta de deus, de religião".

Quem reconhece a Jesus Cristo como Salvador tem o verdadeiro Deus e a verdadeira religião; eis a razão para vivermos cheios de gratidão e alegria.

01.  Gratidão pela grandiosa misericórdia de Deus - v. 3-5

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia:

a) Regenerou-nos para uma viva esperança - v.3

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

Regenerar quer dizer "dar vida nova", somente a muita misericórdia de Deus para mudar a nossa vida e a nossa esperança por meio de seu filho Jesus.

b) Regenerou-nos para uma herança incorruptível - v.4

Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus...

Aqui na terra somos roubados de muitas maneiras, mas pela grande misericórdia de Deus, além de recebermos vida nova, ganhamos uma herança eterna, que é um lugar no Céu com o Pai; este bem maior ninguém pode roubar a não ser que sejamos rebeldes ao Pai.

c) Regenerou-nos para sermos guardados pelo poder de Deus - v.5

Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Ser guardado pelo Poder de Deus é a melhor segurança que um ser humano pode desejar, é ter a certeza de que os braços do Pai Celestial estão sempre estendidos para proteger aos seus filhos e filhas obedientes, até o dia do Juízo Final.

Se vivermos com uma viva esperança nas promessas de Deus, se tomarmos posse da herança incorruptível por meio de Jesus, acontecerá que teremos uma vida guardada (cercada) pelo Poder de DEUS que é a sua Glória e o seu Espírito Santo em nós e sobre nós.

02.  Gratidão pelas provações permitidas por Deus - v. 6-9

Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações - v.6.

As provações são dolorosas e necessárias, é um adestramento aplicado por Deus para aprimorar nossas habilidades espirituais:

a) Para confirmar o valor da nossa fé - v.7

Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.

É na dificuldade que descobrimos o tamanho da nossa fé; assim como o ouro é valorizado ao serem queimadas as impurezas, assim também acontece com a nossa fé, somos valorizados ou desvalorizados conforme nos comportarmos nas provações impostas por Deus. Como o ouro é purificado pelo fogo terreno, o Crente é purificado pela provação que é o Fogo de Deus.

Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus - Zacarias 13.9.

b) Para que possamos amar ao Deus invisível, mas Real - v.8

A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo...

Assim como os patrões treinam aqueles funcionários que querem crescer, Deus aplica provações aos Crentes fiéis para que fiquem ainda melhores e com excelência nos resultados (João 15.5 Eu sou a videira e...). Isto é prova do amor de Deus para que possamos amá-LO cada vez mais.

Deus é invisível, mas Sua Igreja, Seus milagres e maravilhas são visíveis, e materializou-SE na forma humana para que pudéssemos experimentar a grandeza do Seu amor (João 1.14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai).

c) Para que possamos nos mover com grande alegria - v.8

No qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória.

Quando aceitamos e cremos que a provação é demonstração do amor de Deus para conosco passamos a possuir vida alegre e feliz, somos bem sucedidos porque a Glória de Deus nos acompanha.

d) Para que tenhamos a vitória final - v.9

Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.

A vitória final que é a salvação estará garantida se vivermos com fé e obediência a tudo o que Deus manda.

O Apóstolo Paulo diz: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco - 1ª Ts 5.18.

Conclusão

Quando os profetas falaram a respeito das verdades que temos ouvido hoje, Deus revelou a eles que o trabalho que faziam não era para o benefício deles, mas para o nosso bem.

Os Profetas da Palavra de Deus, o Evangelho, falaram pelo poder do Espírito Santo de Deus, e anunciaram essas verdades. Essas são coisas que até os anjos gostariam de entender, Deus confiou aos homens, portanto, estejamos prontos para agir.

É vital estarmos alertas e com toda a nossa esperança na bênção que temos pela Revelação de Jesus Cristo.

Sejamos obedientes a Deus, com gratidão, e não deixemos que a vida seja dominada por aqueles desejos que tínhamos quando ainda éramos ignorantes das coisas de Deus. Pelo contrário, sejamos santos em tudo o que fizermos, assim como Deus Pai, que nos chamou, é santo.

Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós - 1ª Pedro 3.12-15.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 20.07.2008 e 16.12.2012 - noite.