COMO MANTER A UNIDADE NA IGREJA? – Efésios 4.1-16

| 14-01-2016 20:47:23

Unidade é um atributo inseparável de Deus; indica constância e uniformidade e é assim que deve andar a Igreja do Senhor Jesus, como um só corpo, habitação de um só Espírito e sendo Cristo Cabeça.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.8).

Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos - 1ª Coríntios 12.12-14.

Para manter a unidade na Igreja não basta estar na Igreja, devemos ser Igreja!

01. Verdadeiro Crente deve andar de modo digno

O nosso modo de andar é como uma carta aberta (2ª Co 3.2-3) que vai sendo lida por todos os que mantem contato conosco.

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação (Fp 3.14) a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor - Efésios 4.1-2.

Com toda a humildade...

Com toda a mansidão...

Com longanimidade...

Suportando-vos uns aos outros em amor...

Eis como um verdadeiro Crente deve andar!

Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas - Apocalipse 3.4.

O Espírito de Deus pergunta, você tem andado assim?

02. Deus capacita quem se esforça

Os empregadores sempre estão de olho nos seus empregados e sabem exatamente quem sãos os mais esforçados para capacitá-los mais ainda. Será que no Reino de Deus seria diferente?

Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas - Efésios 4.3-10.

Nunca podemos perder de vista que toda esta capacitação concedida por Deus é somente para os que se esforçam cuidadosamente "por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz". 

03. Deus envia ministros para manter a unidade na Obra

Ministro é quem serve ao Senhor Deus, por isto "Ele mesmo concedeu", ou seja, deu ao corpo de Cristo pessoas vocacionadas para trabalharem, visando a unidade da Igreja.

E ELE mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro - Efésios 4.11-14.

As atividades de apóstolo, profeta, evangelista, pastor ou mestre só estarão cumprindo suas finalidades se houver aperfeiçoamento dos santos.

Conclusão

Como manter a unidade na Igreja?

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor - Efésios 4.15-16.

A verdadeira Igreja sempre esteve em unidade, Jesus veio estabelecer a unidade: Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em MIM, por intermédio da sua Palavra; a fim de que todos sejam um; e como és TU, ó Pai, em MIM e EU em TI, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que TU me enviaste. Eu (Jesus) lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; Eu neles, e TU em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim - João 17.20-23.

Como manter a unidade na Igreja?

Sendo verdadeiro Crente?

As denominações estão divididas, mas os verdadeiros Crentes que estão dentro destas denominações formam a verdadeira Igreja do Senhor Jesus, o Corpo de Cristo que está eternamente em unidade.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 10.01.2016 - manhã.