NA DESGRAÇA OU NA GRAÇA? – Efésios 2.1-10

| 13-12-2015 13:07:26

 

Desgraça, em geral aponta para infortúnio; desventura; fatalidade; miséria; afastamento de Deus. Por outro lado, Graça significa Favor; receber benevolência; ser tratado com estima; direito de Salvação e perdão dos pecados concedido por Deus em Cristo.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.2).

O apóstolo Paulo faz uma explanação clara e objetiva para que os Crentes entendam os malefícios da desobediência, que é a desgraça voluntaria, e também entendam os benefícios da Graça de Deus pela obediência.

01.Na Desgraça Outrora

Através do apóstolo Paulo, o Espírito santo apresenta um resumo da desgraça que recai sobre quem está em desobediência e consequentemente sob a ira de Deus.

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, ​nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do (segundo) espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais - Efésios 2.1-3.

Este ensino de Paulo exorta os Crentes de Éfeso a dependerem integralmente da graça salvadora de Deus. Note bem que ele destaca as desgraças do pecado, que é desobediencia à Palavra de Deus, no passado "nos quais andastes outrora". Um Crente lavado no Sangue de Jesus não vive pecando.

Pare de pensar que pecados são somente aquelas obras "feiosas" aos olhos das pessoas; aos olhos de Deus qualquer pecado é voltar a desgraça de outrora, de antes da conversão.

​​Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus - 1ª João 3.9.

Se Cristo nos dá vida, não será estupidez viver pecando?

02.Na Graça Agora

Assim como é apresentado um resumo da desgraça que recai sobre os desobedientes, agora apresenta um resumo da Graça que recai sobre os Filhos da Obediência.

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, ​e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, ​e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. ​Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; ​não de obras, para que ninguém se glorie. ​Pois somos feitura DELE, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas - Efésios 2.4-10.

O Espírito Santo afirma pela boca de Paulo "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados", agora apela para a nossa inteligência com entendimento: "por causa do grande amor com que nos amou, ​e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo".

Na Graça agora, assentados nos lugares celestiais?

Graça agora, só tendo vida com Cristo, andando por fé e praticando boas obras.

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na Graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como Filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; ​pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, ​porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo - 1ª Pedro 1.13-16.

Na Graça agora, só como Filhos da obediência e na santidade!

No interior quando me perguntavam qual a sua graça, respondia Paulino, agora respondo: A minha Graça é a Vida eterna em Cristo Jesus!

Conclusão

Na Desgraça ou na Graça?

Para muitos é uma difícil decisão e acabam vivendo e morrendo na indecisão.

Eu já decidi, para mim e para minha descendência (Dt 30.19), na Graça agora!

E você, qual tem sido a tua escolha?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 13.12.2015 - manhã.