EM CRISTO – Efésios 1.1-14

| 03-12-2015 16:44:19

Ainda vivemos na terra, entretanto, em Cristo a nossa habitação é celestial. Toda a autoridade e poder para um viver vitorioso é celeste, inclusive nossa provisão e proteção é celeste. O Apostolo Paulo insiste em deixar bem claro que tudo depende de estarmos em Cristo.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 4.5).

​Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus, ​graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo - Efésios 1.1-2.

Em Cristo o Crente é predestinado para receber toda a sorte de benção espiritual; é como um vazo, cumprirá a sua função se estiver cheio da presença de Deus, assim seu conteúdo terá valor e será fonte de bênçãos para as pessoas.

 01.Temos toda a sorte de Bênçãos Espirituais

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos - 1ª Pedro 1.3.

Na Velha Aliança, bênçãos eram geralmente temporais: Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos: Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira - Deuteronômio 28.3-5.

Na Nova Aliança, Tempo da Graça de Deus em Cristo, as bênçãos são tipicamente espirituais: ​Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo - Efésios 1.3.

O Senhor nos regenerou para uma viva esperança e assim recebermos toda a sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais.

02.Somos Escolhidos por Deus

Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça - Efésios 1.4-7.

"Nos escolheu nele" no original Grego tem o sentido direto que Deus NOS ESCOLHEU PARA ELE MESMO, em Cristo. A Bíblia inteira chama as pessoas para este amor eletivo de Deus, oferecendo alegria e vida abundante. Somos escolhidos por Deus, em Cristo, antes da fundação do mundo; assim entendemos, vivemos e sabemos que os propósitos de Deus são eternos e imutáveis.

Somos escolhidos por Deus, em Cristo, para coisas grandiosas daqui da terra e do Céu. A primeira coisa grandiosa que acontece é aceitarmos que somos escolhidos por Deus, pois, somente assim passamos a viver exatamente como Ele manda.

Quando uma pessoa se converte, acontece adoção de mais um filho na grande Família de Jesus, a Glória e a Graça de Deus se manifestam, o amor de Deus é derramado e muitas outras vidas recebem a Palavra da Salvação.

03.Deus Derramou Abundantemente Sabedoria e Prudência

Em Cristo, Deus derrama Sabedoria e Prudência para que todos tenham entendimento a respeito da Salvação, aquilo que estava oculto no Velho Testamento agora é revelado aos Crentes do Tempo da Graça.  

Perceba bem, o derramamento de Deus é abundante!

Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, ​de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra; ​nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo - Efésios 1.8-12.

Porque Deus derramou abundantemente Sabedoria e Prudência?

Nos lábios do prudente, se acha sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de senso. Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do néscio é uma ruína iminente - Provérbio 10.13-14.

Entendemos os mistérios de Deus somente com a visão de sabedoria e prudência em Cristo, pois Ele também derrama do seu Espírito em nós: A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. ​Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, DERRAMOU isto que vedes e ouvis - Atos 2.32-33.

É impossível você encher um vaso entulhado ou tapado; abra o teu coração, jogue fora todos os entulhos espirituais e permita que Deus derrame sabedoria e prudência, até que fique transbordante.

Espere em Cristo e receba abundante derramamento de Deus! 

04.Somos Selados com o Espírito Santo

Em quem (em Cristo) também vós, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo NELE também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; ​o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória - Efésios 1.13-14.

Para recebermos este Selo é necessário ouvir a Palavra da Verdade e crer que Deus salva através de Seu Filho Jesus Cristo. Este Selo é a garantia de que seremos resgatados, como propriedade exclusiva de Deus.

Somente os selados com o Espírito da Promessa ouvirão estas palavras de Jesus no Dia do Juízo:Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor - Mateus 25.23. 

Conclusão

EM CRISTO não precisamos buscar bênçãos adicionais de Deus, apenas devemos nos apropriar de todas as bênçãos e promessas já fornecidas. A Trindade Santa, cuida de suprir cada uma de nossas necessidades, derramando provisão e proteção.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 29.11.2015 - manhã.