O SANGUE LIBERTADOR - Êxodo 12.21-24

Pr. Paulino Cordeiro | 23-08-2011 14:43:59

Nosso Deus é o Deus de pactos/alianças, conforme Gênesis 3.15 fez o 1º pacto com os pecadores e de acordo com Gênesis 3.21 houve o 1º derramamento de sangue, visando proteger a humanidade.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 3.85mb).

Deus criou o homem da argila, torrões de terra, e fez dele um ser completo: Gênesis 2.7 - Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Deus havia decidido fazer o ser humano a sua imagem e semelhança (Gênesis 1.26), mas sabemos que Deus é Espírito e tinha a sua frente um boneco de argila; então ELE soprou uma miniatura de sua Divindade, o espírito humano (soprou "ruah" nas narinas o fôlego de vida) e o homem passou a ser alma "nefesh" vivente.

"Ruah" se refere ao espírito humano e "nefesh" ao sangue borbulhante que dá ação aos seres animais; daí entendemos que sem "ruah" e sem "nefesh" não há vida para o ser humano.  Após a queda no Paraíso, por causa da rebeldia, o ser humano ficou insensível ao amor de Deus Criador; é nesse contexto que surge a necessidade do derramamento de sangue para que possa compreender o verdadeiro valor da vida.

Fiz este preâmbulo com a finalidade de abrir o teu entendimento para alcançar o mais profundo sentido das alianças de sangue que Deus fez, sendo que todas as Alianças apontavam para a Nova Aliança no sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus.

01.  É promessa para todas as famílias - Êxodo 12.21

Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel e lhes disse: Escolhei, e tomai cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a Páscoa.

Muitos cordeirinhos inocentes e perfeitos foram degolados para celebrar a Páscoa, festa da libertação. Não haveria libertação sem aquele derramamento de sangue inocente.

A promessa é para todas as famílias "tomai cordeiros segundo as vossas famílias" e teve que ser derramado sangue inocente por cada família, para que houvesse libertação (v.23).

Hoje, não precisamos mais do sangue de cordeirinhos inocentes, pois, Jesus, o Cordeiro de Deus, derramou o seu sangue para nos libertar de toda a escravidão do pecado (1ª Pedro 1.2).

Conforme Atos 16.31, responderam-lhe (Paulo e Silas): Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

Você quer toda a tua família salva?

A promessa de aspersão com o Sangue de Jesus é para todas as famílias, basta crer no SENHOR Jesus.

02. É proteção para quem permanecer na promessa - Êxodo 12.22-23

Tomai um molho de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia e marcai a verga (parte superior da porta) da porta e suas ombreiras (parte lateral da porta) com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã. Porque o SENHOR passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o SENHOR aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir.

O sangue na bacia seria imprestável, só teve poder quando tirado da bacia e aspergido nas partes laterais e superior da porta. Poderiam Ter colocado uma bacia na entrada da porta, numa mesa, num pedestal; tudo seria inválido, a ordem foi aspergir! Se a entrada da casa não fosse aspergida, o anjo da morte mataria os primogênitos.

Este sangue protetor da primeira Páscoa já era um tipo de Sangue de Cristo. O Sangue derramado no Calvário não ficou lá no chão, mas de modo sobrenatural foi apresentado no Trono da Graça, no Santo dos Santos Celestial. Também não ficou numa bacia, transformou-se numa fonte eterna para aspergir todos os pecadores arrependidos.

Lá no Egito a ordem foi que permanecessem nas casas, hoje precisamos permanecer libertos no Sangue de Jesus:  Gálatas 5.1 - Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

Todo o poder libertador de Jesus consiste no seu sangue oferecido como sacrifício pelos pecados da humanidade. Cada Crente deve permanecer firme na libertação concedida pelo Sangue de Jesus.  

Qual o valor e as virtudes do Sangue de Jesus? Você tem compreendido por que Deus amou o mundo a ponto de dar o seu único Filho? (João 3.16).

Aspersão com sangue é para comunhão e purificação: 1ª João 1.7 - Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Aspersão com sangue é para Proteção: Quando o inimigo vê o Sangue de Jesus no umbral de tua porta ele passa, porque não pode tocar alguém aspergido com o Sangue de Jesus - CORPO, ALMA, ESPÍRITO...

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo? (1ª Coríntios 6.19)... A porta do teu coração, tua vida, está aspergida com o Sangue de Jesus? O Sangue de Jesus não foi deixado numa bacia, está a disposição para ser aspergido nos umbrais dos corações, até aos confins da terra (Hebreus 9.19-28). 

03. É promessa de herança eterna - Êxodo 12.24

Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre.

Uma das mais importantes aspersões com sangue era feita pelo Sumo Sacerdote. Ele entrava no Santo dos Santos para fazer expiação, que significa perdão para RECONCILIAÇÃO. Entrava com um incensário fumegante, acendido com fogo tirado do altar de sacrifícios, e uma bacia com o sangue de animal inocente. Queimar incenso representava a intercessão de Cristo para a remissão de pecados. Jesus está assentado à direita do Pai, advogando pelos santos (1ª João 2.1-2). 

Nós também temos um Sumo Sacerdote, Jesus, nosso SENHOR e Libertador. Ele é o nosso Sumo Sacerdote, não somente uma vez por ano, mas o tempo todo, até o fim dos tempos! Jesus levou Seu próprio Sangue para o verdadeiro propiciatório, à presença de Deus, o Santo dos Santos e ofertou-o para a remissão de todos os pecados, de todos os crentes, de todos os tempos. Esta é a aspersão final, para sempre! (Hb 9.12-14,24).

Jesus levou Seu próprio Sangue aos céus por nós! Este Sangue não está ali simplesmente guardado como uma lembrança. É para ser aspergido sobre todos aqueles que vão até Ele pela fé!

O Sangue de Jesus tem poder para libertar todos os oprimidos do diabo (Colossenses 1.13-14).

Conclusão

Na ceia, conforme 1ª Coríntios 11, Paulo alerta sobre tomá-la indignamente. Eu creio que está nos alertando que se não compreendermos o verdadeiro sentido do sangue (vinho) continuaremos perecendo. Paulo está dizendo: Vocês tomam a ceia, mas não acreditam na vitória do sangue de Cristo.

O sangue de Jesus é aspergido sobre nós quando nos abrimos e nos rendemos á pregação do Espírito Santo. Pare de oferecer sangue animal, o teu sangue (esforço), permita que o Espírito Santo te batize no sangue de Jesus.

Andar na Luz de Jesus é ser aspergido no sangue: 1ª João 1.7 - Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (João 8.12).

Clame pelo poder e autoridade do Sangue de Jesus: Eu declaro e quero a vitória que há no Nome e no Sangue de Jesus.

Tome posse e tenha a tua consciência e a tua vida purificada no sangue de Jesus.

O sangue de Jesus rasgou o véu, derrubou as paredes, deu a vitória à Igreja e seus santos: Hebreus 10.19 - Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus.

Apocalipse 22.14 diz: Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas (Isaías 61.10).  

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 21.08.2011 - noite.