VERDADEIRO PENSAMENTO POSITIVO - Colossenses 3.1-4

Pr. Paulino Cordeiro | 30-11-2010 21:51:14

As pessoas estão sempre sedentas de algo positivo para as suas vidas. Suas mentes vivem uma alucinante dança entre pensamentos e cogitações positivos, visando uma vida melhor ou mais prazerosa.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 (tamanho de  6.09M) 

A maior parte da humanidade pensa nas melhores soluções como se a vida fosse apenas terrena sem perceber que está perecendo espiritualmente.

O poder do pensamento positivo não está em somente pensar positivamente, mas, em agir positivamente conforme se pensou. As pessoas estão "pensando" que pensam positivamente sem perceberem a necessidade de passar por uma renovação total na sua maneira de pensar.

O verdadeiro pensamento positivo, segundo a Bíblia, é o primeiro passo para vivermos de forma prática e com resultados positivos.

01.   Buscar valores espirituais elevados - Colossenses 3.1

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive assentado à direita de Deus - v.1.

"se fostes ressuscitados juntamente com Cristo (Efésios 2.5-6)", expressa uma condição e um status de vida; então, para buscar valores espirituais elevados é necessário ser convertido (ter experimentado o novo nascimento) e andar com Jesus.

Essa busca positiva desperta interesses: a) Amor a Deus, através da leitura da Bíblia e orações; b) amor a Igreja de Deus, através da comunhão, participação de cultos e atividades para crescimento espiritual; c) amor ao próximo. As boas obras serão resultantes desta busca.

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas - 2 Coríntios 5.17. 

Valores terrenos você busca através de coisas terrenas, valores do Alto (do Trono de Deus) você busca em Deus e na Sua Palavra, por meio de Jesus, o Cristo (o Ungido).

Se fostes ressuscitados, buscai as coisas lá do Alto. Quem experimenta a vida nova com Jesus continua vivendo na terra, entretanto seu pensamento está positivamente firmado no céu; não se satisfaz com as coisas terrenas, mas, sim com as coisas sobrenaturais de Deus.

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte... - Jeremias 29.13-14a.

Quem alimenta sua alma com o pensamento positivo, no Poder do Espírito Santo, passa a ter grande necessidade de comunhão com Deus e com sua Igreja. Assim, Deus muda a sua sorte, muda a sua mentalidade e até a sua aparência, tanto física como espiritual, com as vestes de nova criatura - Colossenses 3.9.10 (Isaías 55.7-8).

02.   Refletir sobre valores espirituais elevados - Colossenses 3.2-3

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

Quem busca valores elevados, ganha qualidade de vida e passa a refletir sobre valores elevados; isto é pensar positivamente, conforme a Bíblia nos ensina: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. - Filipenses 4.8

Quais são os pensamentos que alimentam a tua alma, pensamentos ligados ao mundo ou ligados ao Trono de Deus no Céu? Como pensar nas coisas do Alto? Lendo a Bíblia e tendo comunhão!

Tudo o que acontece na vida do ser humano está ligado ao cumprimento de obrigações e seus conseqüentes benefícios ou à rebeldia e seus malefícios.

Os verdadeiros filhos de Deus não aceitam a lavagem cerebral oferecida pelo mundo, têm vida abundante (Jo 10.10b), buscam a saúde da alma pela renovação da mente para experimentar a perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2): E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A decisão é pessoal, frutifica as obras da carne ou do Espírito Santo de Deus (Gálatas 5.16-23).

03.   Ter certeza do futuro espiritual - Colossenses 3.4

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ELE, em glória.

Quando o nosso motivo de vida é o Senhor Jesus, já temos a Glória Eterna garantida, apenas estaremos esperando a vinda do Juízo Final para morarmos eternamente com o Pai.

Só tem certeza do futuro espiritual quem morre para o pecado e assenta-se nas regiões celestiais em Cristo Jesus: Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus - Colossenses 3.2-3 (Efésios 2.6).

Romanos 6.4-6: Fomos, pois, sepultados com ELE na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ELE na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.

Quem tem certeza do seu futuro espiritual não aceita imposições do mundo (Romanos 12.2), mas o seu pensamento vai sendo transformado de vitória em vitória, conforme a mente de Cristo (Gálatas 5.22-23).

Só terá certeza do Futuro Espiritual a pessoa que buscar valores espirituais elevados e refletir sobre valores espirituais elevados, perseverando até o fim, pois disse Jesus: Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo - Mateus 24.13. 

Então, vós também sereis manifestados com ELE, em glória.

Conclusão

Fala-se muito do poder do pensamento positivo, agora você sabe qual é o Verdadeiro Pensamento Positivo; ele te impulsiona a buscar valores espirituais elevados; a refletir sobre valores espirituais elevados e a ter certeza do futuro espiritual, que temos por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Como você tem conduzido o teu pensamento, positivo nos padrões do mundo ou Positivo nos padrões de Deus, conforme a Bíblia?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 28.11.2010 - noite.