BENÇÃOS DECORRENTES DA OBEDIÊNCIA – Ex 23.20-25

| 25-01-2008 21:51:31

O ser humano foi criado com o elevado propósito de servir e honrar ao seu Criador, mas, por causa da rebeldia e queda no Paraíso, sujeitou-se a Satanás, que rouba, mata e destrói (Jo 10.10a).

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - duração de 30'02'', tamanho de 1,71MB).

Jesus, o nosso Salvador e Senhor, abençoa os que servem e obedecem a Ele com todas as bênçãos celestiais - Ele veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância (Jo 10.10b).

Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado.   Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome. Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que Eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários - Ex 23.20-22.

Para Deus, o nosso sucesso já é uma coisa certa, se obedecermos atenciosamente a tudo o que Ele manda fazer.

01. Mandamentos a serem obedecidos - v.24

Deus havia falado com Moisés no Monte Sinai e dado muitas ordens para que se organizassem em santidade e, assim, fossem bem sucedidos na conquista da terra prometida. 

a)  Deixar os ídolos e suas obras mortas - v.24

Não adorarás os seus deuses, nem lhes darás culto, nem farás conforme as suas obras; antes, os destruirás totalmente e despedaçarás de todo as suas colunas (Ef 4.24).

b) Servir somente ao Senhor - v.25a

Servireis ao SENHOR, vosso Deus (Ef 6:6)

Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?  Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. - Mt 22.36-38.

02.  Bênçãos aos obedientes - v.25

Servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades.

O verdadeiro amor a Deus é o poder que move o ser humano a realizar o serviço santo. Quer ser abençoado? Sirva ao nosso Deus e Pai!

a)  Deus abençoará o vosso pão - também, simboliza a Palavra de Deus - v.25; João 6.33-35, 58.

b) Deus abençoará a vossa água - também, simboliza o Espírito Santo - v.25; João 7:37-39.

c) Deus tirará do vosso meio as enfermidades - Ex 15.26; 1Pedro 2.24.

Conclusão:

Para obter sucesso, Deus tem uma condição: deixe todas as tradições do mundo e siga  somente à Sua Palavra; receba somente a Jesus como SENHOR e Salvador, e assim serás abençoado com a Palavra (Pão), com o Espírito Santo (Água) e com a saúde (tirará as enfermidades).

Pr. Paulino Cordeiro - 20.01.2008 - noite.