A IGREJA DO SENHOR JESUS - Atos 2.37-47

Pr. Paulino Cordeiro | 27-06-2014 22:26:46

No texto lido temos um quadro de como era a Igreja recém-nascida no Poder do Espírito Santo e que serve de referência para a igreja de Jesus em todas as épocas.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.9mb).

Alguns esclarecimentos sobre o livro de Atos dos Apóstolos:

Pentecostes (aproximadamente dia 10/05), Festa da Colheita ou festa das semanas. A palavra pentecostes é grega e quer dizer "quinquagésimo", pois essa festa era comemorada cinquenta dias depois da PÁSCOA (Pessach em 15 de NISÃ, aproximadamente dia 01/04). Era uma celebração de gratidão a Deus pelos primeiros frutos da colheita. Neste dia Deus colheu os primeiros frutos da Igreja do Senhor Jesus. Com os primeiros frutos nasceu a Igreja apostólica e hoje somos multidões que perseveram na doutrina do Senhor Jesus, fundamentada nos apóstolos.

Deus Pai havia cumprido a Sua promessa redentora em Cristo e Jesus, o próprio Jesus também cumpriu o Seu papel Redentor conforme Deus havia prometido e derramou o Espírito da Promessa (At 2.1-41).

Atos relata alguns fatos da fidelidade de Deus, começa relatando o cumprimento das profecias que é o nascimento da Igreja do Senhor Jesus. Nasce uma Igreja poderosa em Deus, livre dos rituais da Velha Aliança porque Jesus cumpriu toda a Lei. Poderosa porque Deus não habitaria mais no templo feito Por mãos humanas, mas no coração de cada novo convertido.

Atos dos Apóstolos (atos do Espírito Santo) acima de tudo é uma continuação dos atos poderosos de Deus registrados no AT e do Ministério de JesusAtos é um livro que fala da missão da Igreja.

Sua mensagem, em forma de discursos públicos, está centralizada na pessoa de Jesus, o Cristo, como única fonte de Salvação.

01. É uma Igreja que Persevera na Doutrina dos Apóstolos

Atos. 37-42a e 4.32-33 Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.  Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

A Igreja tem o Dom do Espírito Santo = Espírito Santo como presente de Deus condedendo habilidades aos Crentes - v.38).

Persevera em que Doutrina? Jesus redentor (Rm 10.9) que ensinou a máxima do amor (Mt 24.37-40) e enviou o Espírito Santo (At 2).

As pessoas que se unem à Igreja aceitam sem rodeios a pregação de Cristo Vivo, ressurreto, habitando nos discípulos. O Cristo vivente é o seu Salvador, Senhor e Amigo íntimo.

A fonte da vitória é o ensino e a pregação da vida em Cristo e Cristo em cada Crente. É este novo estilo de vida que dá poder e torna a Igreja dinâmica e vitoriosa.

Aquela Igreja só aceitava os ensinos deixados pelos profetas e por Jesus, só aceitavam a Bíblia como fonte da Verdade, sem rodeios.

Há muitas pessoas que querem Jesus, mas não querem ser de Jesus. Isto podemos notar através das parábolas de Jesus: Parábola das Dez Virgens - Mt 25.1ss.; Parábola do Semeador - Mt 13.19-23; Lc 8.4-8 e 9-15.

As igrejas, ao se tornarem meras instituições religiosas, afastam-se de Cristo e perdem sua eficácia e poder; afundam-se nas futilidades do mundo.

A Igreja viva do Senhor Jesus não se prende as aparências instituídas pelos "grandes líderes eclesiásticos", tão somente persevera na Doutrina Apostólica.

02. É uma Igreja que persevera na oração

Atos 2.42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

2º Crônicas 7.14-15 - Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.

A oração é o canal mediante o qual o Espírito do Senhor flui nos Crentes e, através deles, de uns para com os outros.

Uma igreja que ora é a Igreja sobrenatural do Senhor Jesus.

João 15.7 Ousa tentar o impossível, sabendo que aquilo para o qual o Senhor dá a direção, ele também provê: Se permanecerdes em MIM, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

Zacarias 4.6 - Muitos Crentes estão tentando realizar somente as coisas que conseguem fazer com a força humana, veja o que o Espírito diz: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.

O que a nossa Igreja está ousando executar no nome de Cristo, que somente Deus Pai poderia realizar?

03. É uma Igreja que tem unidade e comunhão

Atos 2.44-46 - Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza (sinceridade, pureza) de coração.

É uma Igreja que não somente se dedica a Cristo, mas também uns aos outros na vida comum diária.

As necessidades materiais e espirituais são partilhadas com a compreensão de que a porção que cada um dá é para o benefício mútuo de todos.

A Igreja que vive na comunhão santa tem responsabilidades, compromissos com a sua família e com a grande família em Cristo.

04. É uma Igreja que pelo temor recebe cura e libertação - v.43.

Atos 2.43 - Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.

"muitos prodígios e sinais - havia temor".

O mesmo poder para curar necessidades mentais, físicas e espirituais das pessoas, revelado em Jesus de Nazaré, agora está presente na Igreja, através dos Apóstolos que eram os primeiros Pastores da Igreja.

Ele deu o dom de curar, mediante a oração, a fim de minorar o sofrimento do povo que crê em Jesus.

Mc 16.15-18: E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

O temor de Deus é o único ambiente favorável para que os prodígios e sinais de Deus se manifestem através dos pastores.

05. É uma Igreja que cresce

Atos 2.41 - Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.

Atos 2.47 - Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

A Igreja cresce, mas é o Senhor quem diariamente acrescenta as pessoas. Apenas faça o SENHOR Deus manda.

Jesus ordenou a única Igreja Poderosa, na qual as pessoas amam a Ele e umas às outras. Ande nesta Ordem Divina.

Você tem sido um instrumento para acrescentar pessoas à Igreja?  Como?

- Com o teu estilo de vida, glorificando a Deus e levando pessoas para que sejam acrescentadas na Igreja de Jesus.

Conclusão

Sem estes sinais sobrenaturais: Cristo no centro e Dom do Espírito Santo; oração; amor/Generosidade; cura; crescimento em qualidade e quantidade, não somos Igreja, seremos apenas uma instituição religiosa. Dedicação alguma a Cristo será completa sem o propósito de renovação da igreja, isto é, ganhar vidas.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 22.06.2014 - Noite.