LONGEVIDADE E FELICIDADE – O QUE FAZER? - Salmo 34.11-18

Pr. Paulino Cordeiro | 29-09-2014 21:38:44

As pessoas buscam longevidade e felicidade, mas, o que fazer para ser bem sucedido nesta busca?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.6mb).

Vinde filhos e escutai-me; EU vos ensinarei o temor do SENHOR. Quem é o homem que ama a vida e quer longevidade para ver o bem? - Salmo 34.11-12.

O Rei Davi também enfrentava esta busca, mas ele tinha o Deus Todo Poderoso como seu instrutor que ensinava a ele como proceder com discernimento.

Eu quero Longevidade e Felicidade, mas, o que fazer?

01. Refreia a língua do mal

Refrear é o ato de dominar, subjugar, vencer, portanto "refreia a língua do mal" significa que cada pessoa deve estar atenta para conter-se e falar conforme a Justiça de Deus.

Refreia a língua do mal e os lábios de falarem dolosamente - Salmo 34.13.

Pela experiência de Davi e conforme a Bíblia, Longevidade e felicidade estão intimamente relacionadas com o nosso falar.

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro - Tiago 3.2-3.

Refrear a língua do mal é muito mais abrangente daquilo que as pessoas comumente imaginam, é não tropeçar no falar, ou seja, a nossa mente deve estar encharcada da Palavra de Deus para que a nossa boca fale daquilo que o coração está cheio.

Vida longa e felicidade são norteadas pelo nosso falar. 

02. Aparta-te do mal

Mal é Tudo o que se opõe ao bem; tudo o que prejudica, fere ou incomoda. A ordem é Aparta-te do mal e pratica o que é bom - Salmo 34.14a.

Provérbios 3.5-10: Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos (longevidade). Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (felicidade).

Quem se apoia no seu próprio entendimento aparta-se do SENHOR e vive praticando o que é mau.

Quem é sábio aos seus próprios olhos aparta-se da sabedoria de Deus e vive praticando tolices.

Vida longa e felicidade implicam em vivermos separados para Deus, apartados do mal.

03. Procura a Paz

Paz, no sentido mais profundo, podemos interpretar como tranquilidade da alma, resultando numa saúde total do ser. Shalom!

Procura a paz e empenha-te por alcançá-la - Salmo 34.14b.

Devemos procurar a paz com empenho, ou seja, com grande interesse e mansidão para alcançá-la, porque só os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz (Salmo 37.11).

Procura a Paz e empenha-te por alcançá-la!

Como procurar?

Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz (Provérbio 3.1-2).

Jesus é o doador da Paz, procure-a em Cristo:

Isaías 9.6-7 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto (João 14.27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize).

Deus lamenta quando alguém não procura a paz: Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar - Isaías 48.18.

Para encontrar a paz precisamos se firmes e confiar somente em Deus:

Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti - Isaías 26.3.

 

Conclusão

Você quer ter longevidade e felicidade?

Refreia a língua do mal.

Aparta-te do mal.

Procura a Paz.

Fazendo isto, no poder do Espírito Santo, vivendo em obediência a Palavra e sendo um autentico discípulo de Jesus você será justo aos olhos de Deus.

 Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor. O rosto do Senhor está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória. Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido - Salmo 34.15-18.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 28.09.2014 - Noite.