NÃO DEIS OUVIDOS – Jeremias 27.8-11

| 25-08-2009 23:31:07

Não deis ouvidos aos vossos profetas e aos vossos adivinhos, aos vossos sonhadores, aos vossos agoureiros e aos vossos encantadores.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.58Mb)

No tempo de Jeremias o governo era através de Reis. Esta Palavra de Deus veio no início do governo de Zedequias para que o povo refletisse e parasse de errar.  

Estava estabelecido, segundo a vontade de Deus, o domínio Babilônico sobre Israel e todas as nações, por setenta anos, como castigo pelas suas infidelidades; deviam prestar serviços à Babilônia sem servirem aos seus deuses. Aqueles povos que se rebelavam ao governo Babilônico eram destruídos.  

Jeremias, verdadeiro profeta, fala da parte de Deus ordenando: Não deis ouvidos a falsos mensageiros, os setenta anos de servidão terão que ser cumpridos, depois virá a destruição da babilônia (Jr 25.12).

Não Deis ouvidos:

01. Aos Falsos Profetas

São mentirosos que usam o nome de Deus para seduzir e plantar rebeldia no coração das pessoas distraídas na fé. Eles estão no meio do povo de Deus, são impostores e são lobos vestidos de cordeiro.

Disse Jeremias, o profeta, ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: O SENHOR não te enviou, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Pelo que assim diz o SENHOR: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; morrerás este ano, porque pregaste rebeldia contra o SENHOR - Jr 28.15-17.

Deus se faz conhecer através do verdadeiro profeta: Então, disse Deus: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, Eu, o SENHOR, em visão a ele, Me faço conhecer ou falo com ele em sonhos - Números 12.6.

Precisamos estar atentos, pois, surgirão falsos cristos e falsos profetas - Mateus 24.24

02. Aos Adivinhos

Forma de MAGIA em que se procura predizer o futuro e aconselhar quanto a ele.

Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; porque falsamente vos profetizam eles em Meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR - Jr 29.8-9.

Porque os ídolos do lar falam coisas vãs, e os adivinhos vêem mentiras, contam sonhos enganadores e oferecem consolações vazias; por isso, anda o povo como ovelhas, aflito, porque não há pastor - Zacaraias 10.2 (At 16.16-18).

03. Aos Sonhadores

É uma prática de magia pela qual se procura conhecer o futuro e obter conhecimentos ocultos.

Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. - Dt 13.1-3).

Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração?Os quais cuidam em fazer que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro, assim como seus pais se esqueceram do meu nome, por causa de Baal. O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha Palavra fale a minha Palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? -diz o SENHOR - Jr 23.25-28.

04. Aos Agoureiros

Agouro é uma forma de magia pela qual se procura predizer males e desgraças, é proibido ao povo de Deus.

Deram-se à prática de adivinhações e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau perante o SENHOR, para O provocarem à ira - 2º Reis 17.17 (Lv 19.26).

05. Aos Encantadores

É a crença em poderes sobre-humanos, através de rituais  e mantras, com a obra de necromâncias e ajuda de demônios, pretende prever o futuro, solucionar problemas da vida e realizar sinais e prodigios.

Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto;ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder. Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas - At 8.9-11.

Conclusão

Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinqüenta mil denários (em Éfeso) - At 19.19.

Não deis ouvidos!

Cuidado com as novelas, filmes, amizades, internet...

As Igrejas Cristãs, infelizmente, estão infestada de falsos profetas, adivinhos, sonhadores, agoureiros e encantadores. Os Crentes são os candidatos prediletos do diabo para induzi-los a estas praticas de magias e feitiçarias.

Quando lemos e ouvimos a Palavra de Deus passamos a compreender os perigos destas coisas e nos afastamos das pessoas que praticam tais coisas.

Jesus veio para nos libertar do império das trevas e para nos transportar para o Reino do Seu amor (Colossenses 1.13-14).

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -23.08.2009 -noite