VOCÊ ESCOLHE – Deuteronômio 29.29 a 30.20

| 22-03-2015 23:06:06

No livro de Deuteronômio, vemos Deus falando através de Moisés Bênçãos e maldições. Deus deixa muito claro que respeitará aquilo que um homem ou uma mulher escolher.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.8mb).

Olhe, como exemplo, para o capítulo 28, a benção ou a maldição. Deus faz uma proposta muito clara, não engana, nem pode ser enganado!

Devo me ocupar com as coisas reveladas, ou seja, a com a Palavra de Deus que está ao meu alcance, pois, as coisas ocultas pertencem a Deus (Dt 29.29).

O Senhor Deus deu a cada um de nós capacidade para escolher entre o bem e mal, a benção e a maldição, a vida e a morte. Qual tem sido a minha escolha?

O Senhor Deus Todo Poderoso, quer que eu escolha a benção, a vida, mas e se eu escolher a maldição? Resta sobre mim a ira de Deus, como temos aprendido na Bíblia toda.

Vamos aprender mais um pouquinho sobre benção e maldição?

01. Escolhendo a maldição, o que acontece?

Maldição quer dizer: Praga (você lembra-se das pragas no Egito, contra o faraó e seu povo e das maldições que recaíram sobre os mexeriqueiros e murmuradores no deserto?), desgraça, execração (horror, aversão, detestar), abominação, imprecação. Enfim, quem escolhe a maldição torna-se inimigo de Deus.

A espécie humana é racional e tudo o que realiza passa por uma escolha inteligente, mas as espécies irracionais não fazem escolhas, pois são criadas com uma rotina perfeita.

João 3.36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Deuteronômio 30.17-18a - Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás...   - Gênesis 2.17... certamente morrerás.

a) Teu coração se desviar = planejar coisas contra a Palavra de Deus.

b) Não quiseres dar ouvidos = não obedecer à Palavra de Deus.

c) Fores seduzido = cair nos encantamentos e prazeres do mundo.

d) Te inclinares a outros deuses = se desviar da verdade, às vezes até usa a Palavra, mas para fortalecer idéias contrarias a Deus.

e) Servires a outros deuses = toda e qualquer ação que é contra o Deus Todo Poderoso é servir a outros deuses.

f) Certamente perecerás - Gn 2.17 = perdição completa.

O desejo de Deus é que ninguém escolha a maldição, mas se alguém escolher viver na maldição agora já sabe o que acontece.

02. Escolhendo a benção, o que acontece?

Benção quer dizer graça, favor, benefício, dom do Céu.

Deus não criou as pessoas para a maldição, todos fomos criados para vivermos recebendo as sua maravilhosas bênçãos.

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - João 3.16.

Quando escolho a benção, Deus cumpre as Suas promessas de grande misericórdia.

a) V.1-3 - Se te recordares da Palavra do Senhor... Tornares ao Senhor ... deres ouvido à Sua Voz ... então, o SENHOR, teu Deus, mudará a tua sorte, e se compadecerá de ti.

b) V.4 - O Senhor resgata os perdidos...

c) V.5 - O Senhor Deus te fará bem...

d) V.6 - O Senhor circundará o teu coração e da tua descendência... o que é isso?

e) V.7 - O Senhor derrotará os teus inimigos... o que é isso?

f) V.9-10 - O Senhor te dará abundância... Se der ouvidos à voz do Senhor...

g) V.11-14 - O Senhor Deus não pede coisas impossíveis para te abençoar... Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires".

Você tem escolhido a benção?

Então conte as bênçãos, diga quantas são!

Conclusão

Deuteronômio 30.15 - Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal.

Irmãos, qual tem sido a escolha, o corredor da morte ou O Caminho da vida?

Deuteronômio 30.19-20: Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade...

Você escolhe!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 10.08.2006 e 22.03.2015 - Manhã.