UM CRENTE EM CRISE – 1º Reis 19.1-18

| 07-10-2014 11:03:56

Elias havia matado 450 profetas de Baal e 400 profetas do poste-ídolo; orou e veio grande chuva após uma seca de três anos e meio (1º Reis 18.19-45).

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.5mb).

Correu à frente do carro de Acabe cerca de 25 km (1º Reis 18.46), mas ao chegar a Jezreel, Elias soube que Jezabel tencionava matá-lo (1º Reis 19.1-2) e esta ameaça conduziu o profeta a uma profunda crise depressiva.

Sempre que nos vemos ameaçados, somos tentados a assumir atitudes semelhantes. A ameaça pode ser a possibilidade de falência, o término de um namoro, uma perda qualquer, fracasso no trabalho, a intriga de um vizinho uma enfermidade e, até mesmo, um trabalho de macumba feito contra você.

É inacreditável que um homem tão bem sucedido como Elias viesse a se acovardar por uma tão insignificante ameaça. Ele tinha obtido vitória em situações imensamente mais difíceis. E lá estava Elias numa caverna, em profunda crise de medo e insegurança.

01. Quais as ameaças que conduzem à crise?

Costumo dizer que a crise deve ser tratada como um limão. O limão é intragável, mas, com alguns cuidados resulta numa excelente limonada. Semelhantemente, se olharmos a crise e tomarmos todos os cuidados necessários, sairemos dela fortalecidos.

1º Reis 19.1-2 - Emprestar os ouvidos a  mensageiros das trevas: ... Jezabel mandou um mensageiro a Elias...

1º Reis 19.3 - Medo e preocupação com a vida material: Ficou com medo e levantou-se para salvar sua vida. Quando o "EU" fica em primeiro lugar aí é que estamos verdadeiramente ameaçados.

1º Reis 19.3 - Rejeitar a comunhão com os irmãos: Já havia abandonado a todos, agora, deixou Elizeu, o seu moço. Tudo ia muito mal, Elias afastou-se dos irmãos, dos amigos. O afastamento e isolamento produz depressão.

1º Reis 19.4 - Fuga do problema: Ele mesmo, porém, se foi ao deserto.

1º Reis 19.4 - Desanimo e depressão: Pediu para si a morte.

A vida perde o sabor, perde o sentido, quando "EU" sou a prioridade. Quando o indivíduo perde a intrepidez, pára de sonhar, já está atravessando o deserto rumo a uma "caverna espiritual", rumo a morte.

02. O que seria uma caverna?

Muitas espécies de animais e plantas instintivamente hibernam, é o chamado sono hibernal, mudando totalmente de comportamento e expondo-se a certos riscos, pois ficam sem ação. Assim acontece com certos Crentes diante das crises, por falta de discernimento, ficam sem ação e procuram "árvores ou cavernas" pedindo para morrer; e querem morrer lentamente embaixo de uma "frondosa árvore" ou numa "caverna bem segura".

1º Reis 19.2 - Mania de perseguição:

São as pessoas que só vêm sombras inimigas e as ameaças não lhe saem da memória, têm medo de tudo, todo o mundo é culpado pelo seu fracasso. Estava com medo do espírito de Jezabel, uma prostituta rebelde que depois foi lançada pelo muro de seu palácio e devorada pelos cães. Quem cai nessa mania de perseguição deixa Deus fora de sua vida.

1º Reis 19.8 - Fuga religiosa:

A caverna era em Horebe (Sinai), o monte de Deus. Ali Deus havia falado com Moisés e dado as Tábuas da Lei - lugar sagrado. Tem gente que vem congregar com a Igreja - lugar sagrado - para se esconder do marido/esposa, da família, das covardias, de si mesmo.

1º Reis 19.14 - Autocomiseração:

Elias sentia muita pena de si mesmo ao ser perseguido e ameaçado, por isto foi à caverna do Monte de Deus.

03. Qual é a vontade de Deus?

A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2).

Devemos aprender as seguintes lições com a vontade Deus na vida de Elias:

Que o Crente não morra nem viva como um tatu:

- 1º Reis 19.5-8 - Mesmo querendo morrer, mesmo no fundo de uma caverna Deus falou ao coração de Elias, Deus ainda queria cumprir seus propósitos através dele. Só vai para a caverna quem quer fugir de tudo e de todos, quando está em crise absoluta e nega o Poder de Deus.

- 1º Reis 19.9 - Deus não nos criou para a depressão: Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a Palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

Deus está falando com você!

Que fazes aqui, Elias? (coloque teu nome no lugar de Elias)

- 1º Reis 19.11 - O Senhor manda sair da caverna: Disse-lhe Deus: Sai. Não há mistérios, obedeça a Deus, basta sair!

- 1º Reis 19.12 - Quando emprestamos os ouvidos a voz do inimigo não ouvimos a Deus: "cicio" no hebraico, significa murmúrio, algo que não dá para entender.

- 1º Reis 19.11-12 - Note bem o acontece com um homem que vira tatu: - vento que fendia os montes e despedaçava as rochas, terremoto, fogo, e mal percebia que Deus falava com ele; este é o sono hibernal do Crente que aceita a crise, negando o Poder de Deus.

1º Reis 19.13 - Um pouquinho de sensibilidade desperta para o temor a Deus: Não sabia direito o que estava acontecendo, mas pôs-se à porta da caverna e Deus falou com Ele.

1º Reis 19.15-17 - Nossa vocação é para sermos elementos de unção nas vidas das pessoas: "unge a Hazael... a Jeú ungirás... Elizeu ungirás profeta em teu lugar".

1º Reis 19.15-17 - Deus está contra os nossos inimigos, pois Elias ungiu os reis e o profeta Elizeu que por sua vez destruiriam os inimigos de Elias.

1º Reis 19.18 - Deus conserva Crentes fiéis para obedecerem ao comando dos seus ungidos: - 1ª Pedro 5.6-11.

 

Conclusão

Existem crises de origem física que devem ser tratadas por profissionais habilitados, mas crises espirituais e da alma devem também ser tratadas com Deus e com os ungidos de Deus, em obediência e na dependência dos cuidados de Deus, conforme a Palavra de Deus (Tiago 5.14-20).

Nunca se deixe levar pela autopiedade, saiba que para sair de uma crise o primeiro passo só depende de você.

Venha para fora da crise/caverna!

Ouça a voz de Deus!

Nunca permita que o medo e a covardia possam tirar sua vocação de servir a Deus e de abençoar vidas.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 05.10.2014 - Noite.