ESTADO DE ALERTA – Lucas 12.35-40

| 03-07-2015 10:05:03

Jesus chama pessoas para o Seu relacionamento, fundamentado em companheirismo e fidelidade. Ele quer compromisso, pessoas "como homens que esperam pelo seu senhor", em prontidão para servi-LO. Jesus está sempre conosco (Mateus 28.20), mas Ele exige muita vigilância: Lucas 12.40 - Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de mb 3.5).

01. Exige prontidão

Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias - Lucas 12.35.

Pessoas que esperam alguém muito importante estão com seus corpos revestidos e prontos para o serviço, não ficam de roupas íntimas, nem no escuro, estão com a luz acesa. "Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias".

"Corpo cingido" representa nossas obras de justiça vestes de justiça:  Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo - 1ª Pedro 1.13.

"Candeias acesas" representam a iluminação do Espírito (Lucas 11.33-36  iluminação)

Apocalipse 3.4: Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.

02. Exige compromisso

Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram - Lucas 12.36.

Compromisso vivendo em Estado de Alerta, sempre prontos, em santidade e obediencia a espera do Senhor Jesus.

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo - Apocalipse 3.20.

O Senhor Jesus procura pessoas que se comprometam com Ele, que queiram sentir a sua presença e estejam atentos a sua voz. Os negligentes e rebeldes não perceberão que Ele quer participar da sua vida.

03. Exige vigilância

Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá. Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar - Lucas 12.37-38.

Jesus faz uma Ilustração para deixar bem entendido: Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa - Lucas 12.39.

Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá - Lucas 12.40.

A recomendação é que estejamos vigilantes, em permanente estado de alerta (1ª Pedro 5.8).

Conclusão

Estado de Alerta - não é viver em desordem, governado pelos impulsos da carne.

Exige prontidão - Salmo 119.11 - Estar preparado para encontrar-se com Jesus.

Exige compromisso - Viver na pratica dos seus direitos e obrigações.

Exige vigilância - 1ª Pedro 5.8.

Serão pessoas felizes aquelas que Jesus encontrar em Estado de Alerta, pois experimentarão a fidelidade de Jesus.

Irmãos, o SENHOR é justo, estamos prontos para a sua vinda?

Temos vivido a salvação como homens que esperam pelo seu senhor, sempre prontos para o dia do Juízo?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 28.06.2015 - Manhã.