VERDADES IMUTÁVEIS - Lucas 12.1-10

Pr. Paulino Cordeiro | 12-04-2010 14:00:41

O propósito desta Palavra é levá-los a refletirem sobre algumas Verdades Imutáveis pronunciadas pelo Mestre dos mestres.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 6.29Mb)

 

A hipocrisia era dominante no meio do povo de Deus, havia o Partido dos Fariseus que era a "Seita Judaica" mais apreciada pela maioria do povo, a sua influência dominava a vida religiosa do povo. Preservavam quase todas as verdades da Tradição, acreditavam na reencarnação do espírito e eram extremamente radicais em todas as doutrinas que ensinavam.  Eram dissimulados e visavam seus interesses partidários e pessoais, foi deste partido que surgiram os Zelotes, sendo piores que eles.

É neste contexto que o Mestre Jesus adverte aos seus discípulos de que nada está ausente do Deus Todo-Poderoso e diz: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

01. Os Hipócritas são inimigos de Deus - v. 1

Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

A religiosidade hipócrita era dominante em Israel, pois, Jesus alerta anunciando que ela é como o fermento que leveda toda a massa. A doutrina dos homens é ruim, escraviza e mata, mas a doutrina de Deus liberta e dá vida eterna.

Fermento faz crescer, e a hipocrisia faz crescer fé enganosa, é falsidade, usando o Nome de Deus em benefício próprio; então, os fariseus tinham uma doutrina ruim e falsificavam a verdade conforme seus interesses.

Os fariseus hipócritas de hoje são muitos e piores, neste serviço maligno têm toda a mídia como ferramenta na operação do engano. Costumam fazer fortuna arrancando dinheiro das pessoas que desconhecem as Verdades Bíblicas, explorando possíveis fracassos financeiros, enfermidades e outras desgraças. Fazem coações psicológicas prometendo milagres em troca de grandes ofertas em dinheiro.

Jesus e seus Apóstolos nunca fizeram campanha da prosperidade em troca de ofertas, arrancando dinheiro das pessoas; a sua campanha estava fundamentada na Verdade e na obediência a Palavra de Deus que conduz à prosperidade.

02. Deus é Onipresente - v. 2-3

Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido. Porque tudo o que dissestes às escuras será ouvido em plena luz; e o que dissestes aos ouvidos no interior da casa será proclamado dos eirados.

Devemos temer a Deus, os fariseus hipócritas encobriam a verdade através da religiosidade e aparência exterior, achando que podiam esconder de Deus os seus pecados. Na campanha maligna forçavam para que todos fossem iguais a eles.

Deus é Onipresente, é o único que pode estar presente em todos os lugares, nada foge da Sua presença; por isto, prepare o teu coração, pois, no dia do Juízo Final todos os hipócritas e suas hipocrisias serão conhecidos de todos.

Devemos obedecer somente à Palavra de Deus, em todos os lugares, Ele está presente onde você estiver!

Cuidado com os falsificadores da Palavra, estes "grandes pregadores" que se apresentam na mídia e nas suas igrejas oferecendo milagres em troca de dinheiro são piores do que os fariseus hipócritas.

O hipócrita lembra uma linda mala, bordada a ouro, mas vazia e inútil, portanto, falha no seu papel. Acautelai-vos destes "Malas Falhas" que viajam em seus aviões particulares alegando pregar a Palavra, mas, na verdade apenas querem arrancar dinheiro do povo... 

Dizei a todos os Cristãos: Eis aí te vem o teu Rei Jesus, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga - Mateus 21.5.

03. Deus é Onipotente - v. 4-5

Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei AQUELE que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.

Devemos temer a Deus, os fariseus hipócritas com suas falsas doutrinas amedrontavam o povo, mas Jesus alerta que devemos temer a Deus que tem poder para matar e mandar para o inferno.

O único dinheiro que Deus pede ao Seu Povo são os dízimos e ofertas. Dízimo, a própria palavra já o define e oferta é quando o Espírito Santo coloca no teu coração um forte desejo de doar valores como demonstração de gratidão a Deus. Então, entenda que Deus não faz barganhas, fuja de toda a proposta milagreira em troca de dinheiro.

Jesus está dizendo que todos estes falsificadores da Verdade e de milagres, o Deus Onipotente vai lançá-los no inferno.

Temei ao Deus Todo-Poderoso e vivei, pois, Ele opera grandes milagres de Graça!

04. Deus é Onisciente - v. 6-7

Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais.

Devemos temer a Deus, não nos impressionarmos, nem ter medo dos fariseus hipócritas, pois os pardais são vendidos por centavos, os cabelos caem, mas nada escapa do conhecimento de Deus.

Os Fariseus hipócritas formavam uma elite dominante, exploravam os pobres, até na venda de pardais como fonte de alimento; chegavam a cobrar por um pardal 1/16 do seu dia de trabalho, ou seja, nos dias de hoje seria em torno de R$ 1,06, parece barato, mas veja quantos gramas de Carne tem um pardal.

Jesus está dizendo: Se te exploram, enganando e mentindo não tema, Deus sabe de tudo, você tem valor, Ele fará justiça a teu favor.

05. Só Deus Salva por meio de Jesus - v. 8-9

Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.

Devemos temer a Deus e confessar a Jesus como Senhor, diante dos homens, pois o Pai só nos recebe através de Seu Filho e nos concede o Seu Espírito Santo que nos dá sabedoria no falar.

O fariseu hipócrita se acha muito esperto, pensa enganar até Deus. Só há um jeito de garantir o sucesso absoluto, com vida eterna, devemos estar confessando a Jesus como Salvador (Romanos 10.9-10).

06. A Blasfêmia é imperdoável - v. 10

Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão.

Jesus curou e expulsou demônios no Poder do Espírito Santo de Deus, mas, os Fariseus hipócritas diziam que Ele realizava milagres pelo poder de satanás. Se Jesus fazia tudo no Poder do Espírito Santo, ao acusarem que realizava milagres pelo poder de satanás estavam blasfemando contra o Espírito de Deus e não contra Jesus. Assim, se alguém acusar uma pessoa guiada pelo Espírito de Deus de endemoninhada, estará blasfemando contra o Espírito Santo de Deus.

Então, Lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e Ele o curou, passando o mudo a falar e a ver. E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios - Mateus 12.22-24.

Conclusão

Devemos entender que a vontade de Deus é perfeita, porém, enganoso é o coração de todos os humanos: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? - Jeremias 17.9.

As pessoas hipócritas, a quem Jesus se referiu, são desesperadamente corruptas e instrumentos malignos para perverterem os bons costumes. Será que, hoje, a situação não está pior? 

João Batista vendo que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento - Mateus 3.7-8.

Pequeninos de Jesus acautelai-vos, pois, estamos cercados de uma raça de víboras se dizendo ser Cristãos Crentes.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 11.04.2010 - noite.