Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
VERDADES SOBRE A SALVAÇÃO - Lucas 13.6-30 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

O ser humano foi criado por Deus para usufruir do livramento do pecado e da morte, da salvação através de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Para se viver a Salvação de Deus é necessário conhecer suas verdades.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.1mb).

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento - 2ª Pedro 3.9 (7-10).

01. Jesus chama ao arrependimento - Lucas 13.6-9.

O arrependimento é a chave da salvação, diante de um coração arrependido o Pai ordena o seu perdão e a sua benção.

Lucas 13.6-7 - Há três anos venho procurar fruto: Deus deu todo o tempo necessário ao povo de Israel para obedecerem aos mandamentos, frutificar, mas não se arrependeram da sua rebeldia.

Lucas 13.8 - deixa-a ainda este ano: É a intercessão de Jesus junto ao Pai. A expressão "este ano" = Jubileu, tempo da Graça no Senhor Jesus.

Isaías 61.1-3 - O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.

Lucas 13.9 - se vier a dar fruto: Jesus não quer condenar ninguém, quer arrependimento que gera o Fruto do Espírito Gl 5.22-23.

- Se vier a dar fruto bem está - Temos o tempo presente para estarmos de bem com Deus porque poderemos morrer ou Jesus voltar, o estado em que nos encontrar será para a vida eterna.

- Senão vier a dar fruto, "mandarás cortá-la" = condenação eterna.

Jesus chama todas as pessoas ao arrependimento. Como você tem tratado o pecado?

02. Jesus quebra tradições - Lucas 13.10-17

Jesus é o amor personificado, não se prende a tradições para salvar uma vida, ensina e vive na presença de Deus, quebrando as tradições que impedem a obra de Redentora.

Lucas 13.11 - A tradição religiosa diz não tem jeito: E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se.

Note bem: "veio ali uma mulher" - ela foi até Jesus, olhou e quis Jesus como Senhor.

Lucas 13.12 - Jesus diz: Mulher, estás livre da tua enfermidade.

Lucas 13.13 - Impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. Resultado! Foi liberta e dava glórias a Deus.

Lucas 13.14-17 - O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado. 15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?  Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? Tendo ele dito estas palavras, todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto, o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava.

Jesus foi criticado pelos hipócritas por manifestar a salvação de Deus. Conosco não é diferente sempre teremos opositores.

Note que Deus dá sabedoria (v.15) e os inimigos ficam envergonhados, (v.17) o povo se alegra!

Você tem quebrado as tradições que impedem a obra redentora ou está preso a regrinhas extra Bíblia?

03. Jesus impacta os povos - Lucas 13.18-21

Lucas 13.18-19 - E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou na sua horta; e cresceu e fez-se árvore; e as aves do céu aninharam-se nos seus ramos.

Uma pequeníssima semente de uma planta conhecida por mostarda (sinapis nigri) germina e cresce até 4m de altura.

Jesus tem poder para receber muitos povos: Diante de todas as tradições que havia em Israel a redenção em Cristo Jesus era como um grão de mostarda, mas a grande surpresa é que esta sementinha pode se transformar numa árvore de até 4 metros e aninha muitas aves.

Com esta parábola Jesus está dizendo: Hipócritas a salvação não é só para Israel, mas para todos os povos (aves do céu=povos). Como a salvação não era só para Israel, atualmente a salvação não é só para certas igrejas que se colocam como únicas detentoras da verdade.

Jesus impacta os povos e este povo impactado forma a única Igreja Verdadeira, A Igreja do Senhor Jesus, constituida por todos os salvos de todos os tempos.

Lucas 13.20-21 - Disse mais: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.

poder para transformar muitos povos

-    3 medidas = mais ou menos 18 litros.

- Uma pequena quantidade de fermento impacta uma massa imensamente maior. O fermento trabalha de uma forma quieta e invisível, de dentro para fora.

- O impacto da salvação também, acontece de dentro para fora. Nasce no coração humano, toma contra de todo o ser e, pelo testemunho pessoal, impacta multidões.

- O fermento ficando do lado de fora não fará crescer a massa, mas dentro é um poder transformador, assim é a salvação, a transformação começa no entendimento/coração.

04. Jesus declara quem é salvo - Lucas 13.22-30.

E alguém lhe perguntou: Senhor são poucos os que são salvos?

Esta pergunta, através dos séculos, tem incomodado muita gente!

Lucas 13.24 - a porta estreita: Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

Se existe a porta estreita, também existe a porta larga. Jesus deixa bem claro que para entrar pela porta estreita exige esforço e fica subentendido que pela porta larga é fácil.

Lucas 13.25 - Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois.

Atrás da porta estreita está o dono da casa que responderá aos que não obedecem os seus Mandamentos: Não sei donde sois!

Lucas 13.26-27 - Conheciam a Jesus, mas não obedeciam a Jesus: Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades.

Ele não aceita todos os que praticam iniqüidades (estranhos).  

Lucas 13.28 - Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora.

Quem não entra pela porta estreita fica em má situação, verá os salvos, mas será lançado no lago de fogo.

Lucas 13.29 - Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus.

Surpresa: estrangeiros entrarão pela porta estreita.

Lucas 13.30 - Contudo, há últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão últimos.

Os judeus achavam que só eles eram salvos, os primeiros. Os estrangeiros eram excluídos, os últimos.

Israel deixou de ser a Nação exclusiva de Deus. Deus criou através de Jesus uma Nação imensamente maior e mais poderosa, a Nação daqueles que aceitam a Salvação de Deus confessando a Jesus como Senhor e Salvador (Romanos 10.9).

1ª Pedro 2.9 - Vós, porém sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Conclusão

Jesus, suas verdades, a salvação, continuam imutáveis; nosso coração é que precisa mudar. Só temos um jeito, arrependimento e esforço para entrarmos pela porta estreita, Jesus o único mediador entre nós e o Deus Criador.   

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 09.02.2014 - Noite.

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Feminino

·Visão de Fé para a Esposa (Pr. Paulino Cordeiro)
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.022 segundos