Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL - 1ª Coríntios 12.12-27 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.6mb).

 Era este o contexto da vida em Corinto, eram hedonistas (Gr. edonê) à busca dos prazeres da vida e seu lema era "comamos e bebamos porque amanhã morreremos". É neste contexto que o Apóstolo Paulo aplica o ensino da vida comunitária e a base dos relacionamentos interpessoais. 

 O envolvimento pessoal no primeiro século do Cristianismo era muito sério (Atos 2.42-47) e o Apóstolo Paulo, na Carta aos Romanos, apresenta como ordenança e que seja com amor cordial, sem hipocrisia (Rm 12.9-11).  

 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente (com entendimento) uns aos outros com amor fraternal (de irmão), preferindo-vos em honra uns aos outros. No zelo, não sejais remissos (tardios, negligentes); sede fervorosos
de espírito, servindo ao Senhor.
 

 No texto lido o Apóstolo mostra aos irmãos que o envolvimento pessoal do cristão é temperado com três ingredientes essenciais a um verdadeiro relacionamento: 

1.      Espontaneidade Cristã - v. 24-25 

Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros

A ordem é que haja espontaneidade para eliminar a desigualdade ou a injustiça comunitária e social. 

A espontaneidade com Deus leva ao novo nascimento - Romanos 10.9-11: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração (entendimento) se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que NELE crê não será confundido. 

A espontaneidade com cristãos é fonte para crescimento pessoal - Atos 2.42-47: E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. 

A espontaneidade com os não cristãos é a manifestação do amor de Deus - Marcos 16.15-16: E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.  Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Só há verdadeira espontaneidade no coração de quem é de Jesus: Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade - 2ª Coríntios 3.17. 

2.     Envolvimento emocional Cristão - v. 26

Eis a receita do verdadeiro relacionamento comunitário Cristão: De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam. 

Quem se envolve com os outros corre riscos, expõe-se a vivenciar tristezas e alegrias. Os relacionamentos interpessoais concedem-nos a graça do crescimento, como seres passíveis de falhas e pecadores, rumo à vida eterna com Deus Pai.

O verdadeiro envolvimento interpessoal leva-nos a sentir tanto as tristezas como as alegrias de uns para com os ouros. Estamos expostos a ferimentos em benefício do próximo. 

A pecadora Maria de Betânia ousou expor-se - Marcos 14.3-5: Estando Ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosismo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. 

Quebrar o vaso representa a atitude de sair do anonimato, expor-se, lançar fora a capa das tradições, da autossuficiência e da hipocrisia para envolver-se na comunhão santa. 

Derramar o nardo puro representa o verdadeiro relacionamento emocional guiado pelo poder do Espírito Santo; onde busca compreender as emoções dos outros e, também, expõe seus sentimentos e emoções. 

Ninguém pode fazer culto a Deus sem quebrar o "vazo de alabastro", que nada vale, e sem derramar o "nardo puro" que é precioso (mais de 300 denários, um ano de trabalho?), mas agrada ao SENHOR. 

Maria quebrou seu vaso, arriscou tudo, somente ela fez aquilo, mas ganhou a salvação e é lembrada até hoje.   

Só mostrando que também somos pecadores salvos poderemos exalar o perfume de Cristo - 2ª Coríntios 2.15: Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. 

3.     Responsabilidade Cristã - v. 27

Somos indivíduos numa comunidade, com funções vitais: Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. Somos responsáveis uns pelos outros.  

Para o cristão é uma alegria ter relacionamento com Deus, em obediência; relacionamento com os cristãos na comunhão santa e relacionamento com não cristãos para pregar-lhes a Palavra da Salvação. 

Neste princípio de relacionamento com responsabilidade temos a certeza de que não vivemos isolados, sempre alguém está orando por nós; observando as nossas necessidades e alegrando-se com a nossa alegria. 

Somos parte de um todo, somos membros do Corpo de Cristo, temos responsabilidades. 

Alguém, bem perto de você precisa de tua ajuda, é vital agir com responsabilidade. Há pessoas assim, nacidade, no local de trabalho e até nas Igrejas locais. Elas precisam de nós e, para servir a Deus, precisamos delas. 

Se o nosso envolvimento pessoal não for com responsabilidade, tragédias acontecem e bem perto de nós, com pessoas importantes para Deus e para nós.  

Conclusão 

O isolamento pessoal é um potente assassino. 

O envolvimento com amor traz Vida João 3.16. 

Envolvimento pessoal não é passa tempo, é essencial à sobrevivência humana, por isto estejamos vivendo Relacionamentos Interpessoais com Espontaneidade Cristã, Envolvimento Emocional Cristão e Responsabilidade Cristã, diante de Deus e cheios do amor de Deus. 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.
         Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 04.01.2009 e 02.06.2013 - Noite.

 

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse de Filhos

·Tem Pão Velho?
·Deus quer tudo!!!
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.034 segundos