Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
SÓ EU FIQUEI - 1º Reis 16.29 a 18.46 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

A situação era de alto risco para Elias, um só profeta do Reino de Deus contra 450 profetas de Baal e um povo que coxeava entre dois senhores. 

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.0Mb).

Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens - 1º Reis 18.20-22.

Elias tem consciência de que está enfrentando uma guerra injusta, mas, acima de tudo, tem certeza de que o Deus Todo-Poderoso é por ele.        

01. Só eu fiquei - 1º Reis 16.29 a 18.22

O Rei Acabe havia se desviado dos mandamentos do SENHOR Deus, estava casado com uma mulher pervertida e idólatra, que mandava matar os profetas de Deus; o povo estava com sua fé abalada.

A situação era desoladora; três anos sem chuvas; o Rei Acabe e sua esposa Jezabel, ambos eram idólatras e conduziam todo o povo à idolatria. O pior é que estava ordenado matar todos os profetas de Israel, mas ainda restava um homem verdadeiramente de Deus, o Profeta Elias. Ele expressa "só eu fiquei", mas tinha certeza de que estava com o Deus dos deuses.

Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.

Assim como Deus mandou três anos de seca, agora fala ao profeta de Deus que mandará chuva sobre Israel (18.1).

Quando estamos com Deus, mesmo estando só, ainda é estar na vantagem!

02. Só eu fiquei para testemunhar o fracasso dos idólatras - v.23-29

Ali estava o profeta de Deus para testemunhar diante do povo de Israel que os falsos deuses nada podem e nada fazem. Somente os servos fiéis a Deus têm o privilegio de testemunharem o fracasso dos idólatras.

Diante de todo o povo de Israel os 450 profetas de Baal receberam uma proposta justa: Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra - v.24.

Nos versículos 25 a 29 vemos que os 450 idólatras já estariam roucos de tanto gritar a Baal, tinham calos nos pés de tanto darem voltas ao redor do altar de sacrifícios e retalhavam seus corpos até derramarem sangue, porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma com manifestação de fogo.

03. Só eu fiquei para revelar o Poder do meu Deus - v.30-39

Elias toma alguns cuidados para revelar o Poder de Deus: Em Primeiro lugar, vemos que Elias restaurou o altar do SENHOR, pois, havia sido profanado com sacrifícios a ídolos - v.30-33. Em segundo lugar, vemos que Elias purificou tudo, o sacrifício, as lenhas, o altar e o chão, com muita água - v. 34-35. Em terceiro lugar invocou ao SENHOR: No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles. Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus! - v.36-39.

04. Só eu fiquei para acabar com o falso culto - v.40-46

Mesmo que reste somente um homem fiel a Deus, pois, é este que o SENHOR usa para restaurar o culto e cumprir as suas promessas.

Disse-lhes Elias: Lançai mão dos profetas de Baal, que nem um deles escape. Lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou. Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva - v.40-41.

A mão do SENHOR veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu adiante de Acabe, até à entrada de Jezreel -  v.46.

Após este cansativo confronto contra os profetas de Baal, a Mão do SENHOR veio sobre Elias e ele correu cerca de 40 Km.

Conclusão

No dia-a-dia, muitas vezes nos sentimos como Elias, parece que não existem verdadeiros Crentes e que tudo trama contra nós. Então é hora de ouvirmos a voz do SENHOR Deus e nos movermos no Poder do Seu Espírito.

Só eu fiquei, mas Deus quer que eu seja uma testemunha viva de que os idólatras são derrotados.

Só eu fiquei para revelar o Poder do meu Deus, conduzindo minha vida no Altar do SENHOR, sendo purificado pela Palavra e no Sangue de Jesus. Só eu fiquei para que experimente o fogo de Deus diante de meus inimigos.

Só eu fiquei para receber vigor do SENHOR (v.46) e acabar com o falso culto.

Só eu fiquei, porém, Deus está comigo!

Quando sentir-se como Elias lembre-se que Deus quer usar-te.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 24.05.2009 - noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Feminino

·Visão de Fé para a Esposa (Pr. Paulino Cordeiro)
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.046 segundos