Comunidade Evangélica Família Abençoada - CEFA  Pastores Paulino e Roseli Cordeiro
 Seja bem-vindo!Interesses |10 Mais | Buscar em  
 
CEFA
Quem somos?
Origem
Destino
Valores
Contato e Localização
Programação
 

 
Pastorais
Mensagens
Conselhos do Pastor
Estudos
Cuidados espirituais
Testemunhos
Sermões
 

 
Atividades
Cultos
Curso Para Casais
Grupos Familiares
Discipulado
Outras
 

 
Interesses
Feminino
Masculino
Jovem
Casamento
Infantil
Comunhão
Filhos
Família
 

  
 
 

 
CURA DIVINA – Sl 139 (Pr. Paulino Cordeiro)
Sermão
Interesse de Comunhão

A psicanálise tem por finalidade trazer à luz da consciência sentimentos obscuros ou recalcados, de forma racional, dependendo exclusivamente de outro homem.

Porquê buscar o autoconhecimento, se posso me abrir com Deus que me conhece integralmente? Por isso é que este salmo termina apelando ao Analista Supremo "sonda-me..., conhece..., prova-me...guia-me"v.23-24.

Dar liberdade para que Deus o esquadrinhe é abrir o coração para o Senhor. Deus conhece o dia-a-dia(v.2,3) de cada pessoa na face da terra, conhece nossa rotina, nossos pensamentos, conhece a maneira pela qual analisamos as coisas, conhece nossos traumas, dificuldades, carências.  Ele sonda o nosso inconsciente, conhece a nossa totalidade e complexidade. Ele conhece nossa constituição genética, tem pré-conhecimento da nossa trajetória. Sabe como nos comportamos ante o maligno (v.19-22) - Ele conhece se odiamos ou se participamos de práticas condenáveis.

O salmista em vez de  pedir o autoconhecimento pede a Deus que o cure. Crer na cura é esperar que Deus faça o que sabemos ser da Sua vontade fazer. Quando sabemos que é a Sua vontade, não é difícil crer que Ele fará o que temos certeza que quer fazer.

01. Não há em nós conhecimento para que nos autotratemos (v.23).

Vemos em Jesus, a cura como um direito adquirido: Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a Palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentespara que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças - Mateus 8:16-17.

Ana, esposa de Elcana, derramou sua dor aos pés de Deus e teve a resposta pela boca do profeta Eli: levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente... Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que Lhe fizeste (v.10 e 17) - 1Samuel 1.8-18.

02. O conhecimento de Deus não é só teórico, manifesta-se com efeitos práticos.

Deus é o Ser Supremo, único, infinito, criador e sustentador do universo. É santo, justo, amoroso e perdoador dos que se arrependem.

O ateu diz que Deus não existe; o agnóstico diz que não podemos saber se Deus existe ou não; o crente sabe que Deus existe e afirma: ... nele vivemos, nos movemos e existimos - At 17.28.

Só sentirei os efeitos práticos da salvação se declarar como o Salmista: A) sonda-me ó Deus - Sl 139.1,23ª; B) conhece-me - Sl 139.1a,23b; C) Prova-me/teste-me - Sl 139.23c, 24; D) Guia-me: mudança da trajetória - Sl 27.11

A) Como acontece a cura divina? Eu suplico como o salmista, sonda-me ó Deus - Sl 139.1,23a: Traze SENHOR, revele ao meu conhecimento,  as áreas obscuras da minha alma, aquelas correntes que me prendem.

Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina.  Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.  Exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício.  Olhar altivo e coração orgulhoso, a lâmpada dos perversos, são pecado - Provérbios 21:1-4.

Quando eu deixo de ser o rei da minha vida e submeto-me ao Governo de Deus, é aí que se inicia o mover do Espírito Santo, passo a receber a verdadeira revelação libertadora.

B) Ninguém pode enganá-Lo, pois, quando eu declaro, conhece-me - Sl 139.1a,23b, reconheço a soberania de Deus no mais profundo da minha vida.

Assim fala Deus através do Profeta Isaías: - Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do SENHOR, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece? - Isaías 29:15.

Devo confiar só na soberania de Deus? Sim, Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz - Daniel 2:22.

Olhe qual é o fim dos soberbos: Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus - Lucas 16.15.

C) Prova-me/teste-me - Sl 139.23c, 24: Deus prova-me na relação humana com o mundo: É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo,  especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores - 2Pe 2.9-10.

Tg 1.12 -  Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

D) Quando declaro, GUIA-ME (v.24), inicia-se uma mudança da trajetória: Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia - Salmo 25.5Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam - Sl 27.11.

Conclusão       

Irmãos, Deus é tridimensional, pois se manifesta como O Pai, O Filho, O Espírito Santo e o Seu poder também é tridimensional, sendo Onipotente, Onisciente e Onipresente.

Quando nos apossamos do conhecimento que Deus tem de nós, leva-nos a uma cura tridimensional: A) Cura o coração que, figuradamente, é a sede das emoções; B) Cura os pensamentos, sediados na alma, que é o centro do intelecto e do caráter; C) Cura os caminhos que são o nosso comportamento diário, na presença de Deus.

Não há caminhos maus fora do ser, mas sim dentro dele (v.23 e 24). Deus quer penetrar na nossa alma, trazendo-nos cura e libertação.

                      Pr.Paulino Cordeiro - 29.07.2007 - noite

 

 
Links relacionados
· Mais sobre Interesse de Comunhão
· Notícias por paulino


Mais lidos: Interesse de Comunhão:
A IMPORTÂNCIA DA CEIA DO SENHOR - Marcos 14.22-26 (Pr. Paulino Cordeiro)

 

 
Opções

 Imprimir  Imprimir

 Enviar para alguém  Enviar para alguém

 

 
Hoje!
Não há histórias publicadas hoje.
 

 
Clique!









 

 
Já leu?

Interesse Infantil

·Pra onde ir?
 

Certificado de registro da marca processo n.: 904102963
Todas as mensagens devem citar a fonte. Fale conosco antes de divulgar.
(41)3078-7940 / 8418-2586 cefa@familiaabencoada.org.br

Site baseado no software livre PHP-Nuke - Tempo para gerar esta página: 0.027 segundos